Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Conheça tudo sobre a alfafa

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Pequena plantação de alfafa.
Alfafa é um broto popularmente conhecido pelo seu alto índice de nutrição.

Da mesma família do feijão, lentilha e grão-de-bico, a alfafa é uma planta que pertence à classe de leguminosas. Por isso ela tem alto valor nutricional. Em árabe, seu nome significa “o melhor alimento” graças ao benefício que oferece a quem a consome.

Sendo assim, normalmente nos alimentamos do seu broto e suas folhas podem ser indicadas para chás. Saiba o que é e quais são os benefícios dessa planta. 

O que é e quais são os benefícios da alfafa

Como adiantado, a alfafa é um broto popularmente conhecido pelo seu alto índice de nutrição. Isto porque, tendo como nome científico “Meicago Sativa”, ela tem origem Asiática e, em árabe, é apelidada como o melhor entre os alimentos.

Quando destinada para a salada ou acompanhamento de alimentos, é comum que sejam utilizados os brotos dessa planta, no entanto, para os roedores, a alfafa pode ser vista como o prato principal, com folhas e tudo. 

Dentre os inúmeros benefícios oferecidos pela alfafa, a sua baixa quantidade de calorias acaba quase que passando despercebido, já que existem muitas outras vantagens oferecidas para aqueles que a consomem com frequência. Entre elas, por exemplo, está o combate a problemas como:

  • Ansiedade e estresse;
  • Retenção de líquido;
  • Má digestão;
  • Prisão de ventre;
  • Anemia;
  • Colesterol;
  • Menopausa.

E entre outros. Isso graças aos seus componentes ricos em proteínas, vitaminas, minerais e fibras, que colaboram com uma espécie de detox no corpo. É indicado, porém, que para manter esse benefício, a alfada seja ingerida crua, como saladas, composição de sanduíches ou ainda como sucos ou chás. 

Como plantar a alfafa?

maço de alfafa.
A alfafa traz inúmeros benefícios.

Imagino que ao ler a quantidade de benefícios oferecidas por esse broto, você já esteja querendo saber como ter essa planta em casa, certo? Bom, vamos te ajudar a plantar as mudas de alfafa e garantir que elas cresçam saudáveis!

O primeiro passo é contar com sementes e escolher um vaso bem legal. É indicado que eles sejam retangulares e tenha uma profundidade média. Se ainda não tem algum, escolha o seu aqui

Com o vaso escolhido e as sementes, é hora de por a mão na massa. Coloque as sementes separadas umas das outras, com um espaço de aproximadamente 20 centímetros. Para um crescimento correto, a profundidade da semente na terra não deve ultrapassar dois centímetros. 

Quais são os cuidados para a plantação?

Mudas de alfafas.
Após a aplicação na terra, não se esqueça de regar a alfafa.

Após a aplicação na terra, não se esqueça de regar. A alfafa é uma planta de meio sol, por isso, não deixa elas constantemente expostas ao sol por mais de quatro horas. As regas devem acontecer por volta de quatro vezes na semana.

Vale considerar que a alfafa pode ser plantada durante qualquer período do ano, porém, elas se adaptam melhor nos meses entre abril e maio, quando os dias são mais curtos. Após a fertilização, elas podem ser colhidas a partir de 45 dias, mas isso também depende do período do ano em que você está. 

Embora pareça no primeiro momento que pode ser um tanto quanto difícil o cuidado dessa planta, ela é tida como uma ótima opção para se ter junto às demais plantinhas em uma horta. Afinal, além da sua riqueza em proteínas, ela não depende de grande esforço para o seu cultivo.

Gostou desse post? Leia mais sobre em nosso blog:

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário