Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Alimentação natural para cães: saiba tudo sobre

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 5 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
alimentação natural para cães

Em busca de garantir uma dieta completa e saudável, muitos tutores estão recorrendo a um tipo de nutrição: a alimentação natural para cães. Uma alternativa que vem ganhando espaço e tem levado saúde e nutrição ao segmento pet. 

Diferente do que muitos pensam, a Alimentação Natural (AN) não é dar comida para cachorro que sobrou do almoço, por exemplo. Esse tipo de dieta é orientado por veterinários especializados, incluindo bons níveis de proteína, vitaminas e outros nutrientes. Saiba mais!

O que é alimentação natural para cães?

A alimentação natural (AN) é uma alternativa de dieta saudável para cães, desenvolvida com ingredientes naturais. Não há adição de conservantes artificiais, os conhecidos BHA e BHT, corantes, aromas e ingredientes transgênicos.

Com base em ingredientes saudáveis, a dieta é orientada por médicos-veterinários ou zootecnista, que incluem bons níveis dos nutrientes essenciais para vida dos cães, como:

  • proteína animal;
  • gorduras saudáveis;
  • carboidratos com baixo índice glicêmico;
  • suplementação mineral vitamínica.

Balanceada e altamente nutritiva, a alimentação natural pode ser específica para cada fase da vida do cachorro, que ajudam a preservar e fortalecer a sua saúde. 

Alguns dos ingredientes funcionais incluídos na dieta AN são: legumes, vegetais, frutas e cereais integrais, carnes selecionadas, ovos e ingredientes minimamente processados, por exemplo.

Cuidados com comida natural para cachorro

No entanto, para garantir que seu cão receba todos os nutrientes que ele precisa e se mantenha saudável, é fundamental tomar alguns cuidados ao oferecer comida natural.

Consulta com o veterinário

Antes de estabelecer uma rotina para o seu cachorro, o primeiro passo é consultar um veterinário para avaliar a saúde, requisitos nutricionais, idade, raça, porte, entre outros quesitos.

Com base nessas informações, o profissional vai te orientar sobre a melhor comida natural para cachorro e quais são os alimentos mais adequados. Como também, as quantidades corretas e a frequência das refeições.

Preparo da comida para cachorro natural

comida para cachorro
Se você preferir por alimentação natural para cães, as receitas não podem ter conservantes artificiais, temperos como sal e pimenta.

O primeiro passo para oferecer alimentação natural para cães é escolher os ingredientes para fazer a comida. É importante variar os ingredientes para garantir que o pet receba todos os nutrientes que ele precisa. 

Você pode oferecer uma variedade de carnes, peixes, legumes, frutas e grãos integrais. Porém, de modo geral, para promover uma dieta adequada e rica ao seu pet, em média, você precisa oferecer, por exemplo:  

  • 35% de carboidratos: arroz integral cozido, mandioca, batata-doce com casca,  – tudo cozido e dividido em pequenas porções.
  • 30% de carnes (bovino, filé mignon suíno, filé de peixe e frango etc).
  • 30% de vegetais (existe uma ampla variedade de vegetais que podem ser incluídos na rotina dos cães, como couve-manteiga, espinafre, vagem, brócolis, entre outros). O mais indicado é que todos sejam cozinhados.
  • 5% de fígado (bovino, suíno ou de frango).

Caso a opção escolhida seja cozinhar em casa, lembre-se de escolher ingredientes frescos e de boa qualidade. Lave bem todos os alimentos antes de prepará-los e cozinhe-os, para eliminar qualquer bactéria prejudicial.

Consulte um veterinário, pois nesse processo é importante variar os ingredientes da dieta do seu cão, com o objetivo de garantir que ele receba todos os nutrientes que precisa.

Conservação da comida natural

Existem alguns cuidados que devem ser tomados em relação à conservação da comida para cachorro natural.

Congelamento e descongelamento das refeições

Sempre que preparar as receitas, nunca descongele ou deixe esfriar em temperatura ambiente, pois isso pode favorecer o crescimento de bactérias.

Já se for congelar a comida natural para cachorro, lembre sempre da regrinha: o congelamento tem que ser feito rápido e o descongelamento tem que ser feito lento. 

Uma boa sugestão é o descongelamento por 12 horas da geladeira. Outra dica é o “banho-maria”, já ouviu falar sobre? É um método de cozimento realizado de forma indireta de calor, que consegue aquecer de maneira lenta e uniforme.

Em contrapartida, não é indicado descongelar o alimento no microondas. Isso porque o alimento vai aquecer irregularmente, causando perda dos nutrientes quanto parte do suplemento. Prejudicando a qualidade dessa dieta.

Como armazenar a comida natural do cachorro?

alimentação natural para cachorro
Para armazenar o comida para cachorro natural, primeiramente você vai precisa ter espaço no freezer para refrigerar ou congelar o alimento.

Como é um alimento fresco, deve ser sempre refrigerado ou congelado. Em relação ao armazenamento, você pode deixar no freezer até sete dias e deixar dois dias descongelados na geladeira.

Como oferecer a comida natural para cães

A introdução da comida natural para cachorro, como mencionamos, precisa passar pela validação do médico-veterinário. 

O profissional vai realizar a elaboração de um cardápio adequado, direcionando desde os alimentos até a quantidade oferecida que deve ser diariamente consumida pelo animal. 

Com o cardápio decidido em mãos, vamos colocar toda a teoria em prática. Confira algumas dicas práticas de como oferecer a comida natural para cães:

  • Os alimentos devem ser cozidos separadamente e pesados, respeitando sempre as orientações do veterinário.
  • Não adicione óleo e temperos aos alimentos na hora do preparo. O mais recomendado é o cozimento em água ou vapor.

Dieta com alimentos crus para cachorro

Na alimentação natural, existem muitos ingredientes que podem ser oferecidos crus. Esse tipo de oferta de alimento cru para cães é conhecido como BARF (Biologically Appropriate Raw Food), que traduzido significa: “alimento cru biologicamente apropriado”.

A dieta BARF para cachorro consiste em adicionar alguns alimentos que os cães encontrariam na natureza, sendo consumidos crus, porém sem ossos. 

Vale ressaltar que essa possibilidade de alimentação natural para pets, depende da adaptação do animal e da preferência do tutor. Precisando ser validada pelo veterinário, e claro, agradando ao cachorro.

Ração natural para cães

A busca por um estilo de alimentação natural vem ganhando tanto destaque, que hoje no segmento pet, surgiram alternativas de rações que atendam essa procura. Um exemplo são os alimentos super premium, que passaram a incluir a categoria super premium natural.

Uma ração natural para cães é baseada no alimento super premium tradicional, mas com o foco na origem natural dos ingredientes.

Além disso, também são adicionados ingredientes funcionais na composição, que ajudam a preservar e fortalecer a saúde dos pets. Nesse sentido, podemos citar vegetais, frutas e cereais integrais, além de carnes selecionadas. 

alimentos naturais para cachorro

Essa é uma alternativa prática para os tutores que querem promover uma alimentação saudável para cães. Na Cobasi, você encontra uma linha de ração natural para cachorro com as melhores ofertas. Compre agora mesmo!

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

2 Comentários

  1. Celeida Gonçalves disse:

    Gostei muito das informações. Me ajudou bastante

  2. Zé lelé disse:

    Alimentação natural é a alimentação em temperatura ambiente. Não é nada difícil!

Deixe o seu comentário