Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Ancilostomíase: como saber se seu pet está doente?

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:

A ancilostomíase é uma verminose provocada por um parasitas do tipo Ancylostoma sp. Esses vermes de cor cinza e formato cilíndrico medem cerca de 10 a 15 milímetros de comprimento e se alimentam do sangue das paredes do intestino do indivíduo infectado.

A ancilostomíase pode acometer cães e gatos de todos os tipos, raças, portes, idades, pesos corporais e fases da vida. É preciso tomar cuidados extras com animais filhotes, idosos ou aqueles com a saúde debilitada por outros motivos, pois o quadro pode se agravar rapidamente.

Sintomas da ancilostomíase

Os sintomas da ancilostomíase são bastante variáveis. O principal sinal da verminose é a presença tanto de ovos quanto de larvas do parasita nas fezes do animal. No caso dos filhotes que são contaminados pelo leite da mãe, as fezes são escuras, há anemia aguda, e muitas vezes, os animaizinhos não resistem e acabam morrendo.

Já nos animais jovens e nos adultos com ancilostomíase, é possível observar anemia, palidez nas mucosas, inchaço em várias partes do corpo, especialmente no abdômen, fezes escurecidas, com ou sem presença de sangue, emagrecimento muito intenso, tosse e sangramento dos pulmões, quando as larvas migram para esses órgãos.

Diagnóstico, tratamento e prevenção da ancilostomíase

A avaliação geral do quadro de saúde e dos sintomas apresentados pelo animal deve ser feita pelo médico veterinário. Para comprovação do diagnóstico de ancilostomíase, provavelmente serão solicitados exames de sangue completos, para determinar a gravidade da anemia, além de exames de fezes.

O tratamento da ancilostomíase é feito com a combinação de um ou mais remédios específicos para o combate a vermes. A duração do tratamento vai variar de acordo com o peso e a idade do animal, além da gravidade da infestação.

A prevenção da ancilostomíase pode ser feita com os protocolos padrões de vermifugação, ou seja: as fêmeas prenhes devem ser vermifugadas 15 dias antes do parto, e os filhotes devem receber os vermífugos adequados ao seu peso uma vez a cada duas semanas, até que completem 3 meses de vida. Depois disso, o vermífugo deve ser oferecido uma vez a cada dois meses, até que o animal complete um ano de idade. Essa orientação pode ser ajustada pelo médico veterinário de acordo com a avaliação clínica de cada caso.

Cuidados com a higiene no combate à ancilostomíase

A ancilostomíase é uma zoonose, ou seja, é uma doença que pode ser transmitida de um animal para um ser humano. No caso das pessoas, a ancilostomíase é comumente chamada de bicho geográfico, ou verme geográfico.

A contaminação por ancilostomíase ocorre pelo contato da pele com fezes infectadas por ovos e larvas do verme. Para evitar que isso aconteça, é preciso fazer a remoção adequada das fezes, além da higiene completa do local onde os animais infestados fazem suas necessidades fisiológicas, utilizando água limpa e corrente, e desinfetantes próprios para uso veterinário.

Redobre a atenção caso o seu pet tenha sido diagnosticado com ancilostomíase, pois as larvas podem sobreviver durante muito tempo em locais úmidos e com sombra.

Continue aprendendo com outros artigos selecionados para você:

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário