Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Ancilostomose canina: como tratar e prevenir?

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:

Os termos ancilostomose canina podem soar desconhecidos para muitas pessoas, mas a variação dessa doença em humanos tem um nome mais comum: o famoso amarelão.

Sim, infelizmente o melhor amigo do homem também pode se contaminar por parasitas do gênero Ancylostoma (em humanos, a espécie infectante é chamada de Ancylostoma duodenale, já a que afeta cães é a Ancylostoma caninum).

Os sintomas são parecidos tanto em humanos quanto em cachorros e, se não tratada a doença, pode haver sequelas ou até mesmo óbito do seu pet, por isso, tome cuidado.

Para te ajudar, acompanhe a leitura do artigo a seguir para saber mais sobre a ancilostomose canina, seus sintomas, o tratamento e como proteger seu pet dessa doença.

O que é a ancilostomose canina?

A ancilostomose canina é considerada uma verminose. O parasita Ancylostoma caninum se aloja no intestino e se alimenta do sangue do animal, causando, principalmente, anemia e fraqueza.

A doença pode infectar cães e gatos das mais variadas raças e faixas etárias.

Inclusive, se uma fêmea estiver contaminada e der à luz, é possível que os seus filhotes tenham o parasita dentro de si, por terem sido contaminados na placenta ou durante a amamentação.

Quanto mais jovem ou mais idoso o cachorro, maiores riscos à ancilostomose canina pode trazer para a saúde dele.

Como se dá o contágio da Ancilostomose canina?

A transmissão da ancilostomose canina ocorre através do contato com fezes de cães infectados.

Já que os parasitas eliminam seus ovos junto com as fezes do cachorro hospedeiro, e esses ovos sobrevivem em solos úmidos por vários meses.

Então, outros cachorros que pisarem ou comerem algo no solo contaminado poderão adquirir a doença. Também há os casos de transmissão dos parasitas de mãe para filhote, conforme já citado acima.

Dessa forma, tutores também podem se contaminar com o Ancylostoma caninum através das fezes de cães infectados.

Porém, como o parasita é diferente daquele que causa o amarelão em humanos, a doença adquirida pelo parasita dos cachorros é chamada de Bicho Geográfico.

Quais são os principais sintomas?

Nos cães com ancilostomose, os sintomas mais comuns são: 

  • Anemia;
  • Cansaço;
  • Diarreia;
  • Vômito;
  • Tosse;
  • Alterações no apetite;
  • Queda de pelos.

Qual o tratamento dessa doença?

Assim como qualquer outra doença animal, o tratamento da ancilostomose canina deve ser orientado por um veterinário.

Dessa forma, se o seu pet apresentar algum dos sintomas acima de forma frequente, não deixe de buscar ajuda profissional.

Geralmente, para o diagnóstico da ancilostomose canina, além da análise clínica, são necessários um hemograma completo e um exame de fezes.

Confirmada a patologia, o tratamento costuma ser medicamentoso, podendo combinar anti-helmínticos e vermífugos específicos.

Como evitar a Ancilostomose canina?

Nada melhor do que um ambiente limpo e seco para evitar que seu pet contraia essa ou outras doenças causadas por vermes. Limpe diariamente o local onde o animal faz suas necessidades e utilize desinfetantes quando necessário.

A vermifugação regular do pet também é indispensável para protegê-lo da ancilostomose canina. Consulte um veterinário para saber a frequência ideal da vermifugação do seu cãozinho e as dosagens recomendadas.

Agora que você sabe o que é a ancilostomose canina, seus sintomas, tratamento e prevenção, que tal se informar a respeito de outras patologias animais para manter seu pet sempre protegido? Confira os posts abaixo!

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

1 Comentário

  1. Luiz rubian de albuquerque filho disse:

    Muito boa as explicações. objetivas e fáceis de entender. parabéns

Deixe o seu comentário