Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Animais domésticos: conheça as principais espécies

Por Cobasi   Tempo de leitura: 5 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
animais domésticos

Animais domésticos estão cada vez mais presentes nos lares brasileiros. Mas será que você sabe o que diferencia um animal doméstico de um animal silvestre? Não? Então, venha com a gente e aprenda tudo sobre o tema. Acompanhe!

A diferença entre animais domésticos e silvestres

Um animal doméstico é aquele que passou, em algum momento de sua evolução, por um processo de domesticação. Ou seja, eram espécies selvagens que foram retiradas de seu habitat natural e se adaptaram para viver em harmonia com os seres humanos. Conheça 20 espécies que foram domesticadas:

  • cavalos, gatos, abelhas, chinchila e cacatuas;
  • cachorros, gados, ovelhas, calopsitas e camundongos;
  • canário-do-reino, porquinho-da-índia, ratos, galinhas e porcos;
  • peixes, perus, periquitos, pardal doméstico e hamsters. 

Essas são as espécies de animais domésticos mais conhecidas. Entretanto, há outras espécies silvestres que algumas de suas variações podem ser domesticadas e se tornarem animais de estimação como, por exemplo, sapos, cobras e tartarugas.

Animais silvestres

Animais silvestres são aqueles que mantêm as características e o comportamento natural da espécie, justamente por viverem em seu habitat e não ter contato com os humanos. Algumas espécies conhecidas são leões, araras, jacarés, elefantes, onças, entre outras.

Vale lembrar que os animais silvestres são protegidos pela Lei Federal 9605/98 de Crimes contra a Fauna. Ela define quais espécies são consideradas animais silvestres e proíbe a comercialização e a criação delas em cativeiro. Sendo assim, só é possível ter um desses animais com autorização do governo.

Animais domésticos: lista com 5 espécies

animais domésticos

Na categoria de animais domésticos há algumas espécies que mais se destacam como, por exemplo, gatos, cachorros, cavalos, ovelhas, gado e galinha. Que tal conhecer um pouco mais sobre elas? Confira!

Cachorro São Bernardo

São Bernardo
O São Bernardo é uma animal sociável e carinhoso

O São Bernardo é um cachorro de porte gigante, podendo medir até 70 cm e pesar cerca de 65 kg. Ele possui pelagem mediana, densa e lisa, nas cores branca com manchas vermelhas-clara e castanho avermelhada em algumas regiões do corpo.

É um cachorro muito sociável, amoroso, carinhoso, adora pessoas e animais. Eles são muito bem-humorados, fiéis e ótimos cães de companhia. São ótimos cães de guarda, inteligentes e um pouco teimosos.

Esses animais domésticos precisam de ração de qualidade, brinquedos que possam mantê-lo entretido e muito amor e cuidados especiais. Então, independente da raça do cachorro é importante ficar atento às suas necessidades e comportamento para cuidar deles adequadamente.

Gato Maine Coon

O Maine Coon é famoso por seu tamanho muito diferente

Os gatos da raça Maine Coon têm conquistado cada vez mais as pessoas e se tornado mais populares. Famosos por seu tamanho, este animal doméstico pode pesar até 10kg e são considerados carismáticos e brincalhões, além de possuírem uma charmosa pelagem longa e densa.

No geral, os felinos domésticos são inteligentes e muito carinhosos. O gato Maine Coon é bastante independente, sendo uma excelente alternativa para quem precisa trabalhar durante o dia. Afinal de contas, os gatos têm muita autonomia. 

Peixes são animais domésticos

Os peixes são animais de estimação muito simples e fáceis de cuidar. Quem deseja ser tutor deles precisa investir em um aquário adequado, ração de qualidade para peixes e manter a higiene do recipiente em dia.

Cavalo Puro-Sangue-Árabe

cavalo branco árabe se alimentando
Puro-Sangue-Árabe é um cavalo muito usado no comércio

Sim, o cavalo é um animal doméstico. Um bom exemplo é o Puro-Sangue-Árabe, que é nativo da Península Arábica. Essa espécie chama a atenção por causa da coloração branca de sua pelagem e o porte sinuoso e arqueado. Sua fama vem desde quando passou a ser usado em guerras e seu uso no comércio

Galinha Canela-Preta

galinha preta no viveiro
A galinha canela preta é uma ave brasileira

Originária do nordeste do Brasil, esta galinha não possui plumagem nas patas, possui a pele escurecida e pode conter manchas em branco ou dourado ao redor do pescoço. 

Coelho Angorá

Coelho angorá
O coelho Angorá é muito conhecido e apreciado por sua pelagem longa

Originário da Turquia, este coelho é mais do que um animal doméstico, eles eram muito usados para a produção de lã, por serem muito peludos. Eles são encontrados em quatro variações: inglesa, francesa, gigante e cetim. Então, se você tinha dúvida, agora sabe: coelho é um animal doméstico.

Continue lendo para conferir alguns dos pets exóticos mais queridos, e que são uma alternativa muito legal para quem gosta de opções incomuns.

Existem animais domésticos exóticos?

Se engana quem pensa que apenas cachorro, gato e peixes fazem parte da categoria de animais domésticos. Além deles, há outras espécies que são domesticadas e podem ser vistas como de estimação, apesar de seu aspecto peculiar e exótico. Conheça as espécies mais famosas dessa categoria.

Cobra-do-milho

cobra do milho no tronco de árvore
A cobra-do-milho é um animal dócil e inofensivo

Essa é uma das espécies de cobras domesticadas que fazem mais sucesso e atraem interesse de quem deseja ter um animal de estimação um pouco diferente. A cobra-do-milho possui um comportamento bem dócil, além de não ter um veneno funcional. 

De tamanho médio, e, mesmo quando chega na fase adulta, não ultrapassa os 120 centímetros. Com muito amor e com os cuidados corretos, essa espécie vive, em média, até quatorze anos! 

Iguana

A iguana é um animal exótico de estimação bastante popular

Esse réptil é um dos mais requisitados justamente por apresentar um comportamento bastante tranquilo. Ele é de manutenção relativamente fácil, sendo possível encontrar a ração específica para ele em diversos locais. 

No entanto, é preciso ficar sempre atento à temperatura e umidade do terrário em que eles estão vivendo. Isso porque esse pet possui sangue frio e é bastante sensível tanto ao frio extremo quanto ao calor. Por conta disso, ele precisa de um habitat com as condições climáticas ideais, além de muitas plantas, para que o local se assemelhe a uma floresta.

Tarântula

animais domesticos
A tarântula é uma aranha que não oferecer perigo

O medo de aranhas é muito comum na população. Entretanto há uma espécie em especial que não oferece perigo, sendo uma ótima alternativa de animal de estimação. Essa é a tarântula, um tipo de animal que exige pouca manutenção e cuidado para se desenvolver com saúde.

O lugar mais indicado para cuidar da tarântula são os terrários, onde ela pode se alimentar tranquilamente de insetos. As tarântulas, quando bem cuidadas, têm uma expectativa de vida de seis a quatorze anos.

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário