Animais venenosos: conheça os principais deles

Compartilhar:


Um dos principais animais venenosos é a aranha marrom

Quando se pensa em animais venenosos, a primeira coisa que vem à mente são os animais exóticos que podem ser encontrados em regiões de mata, ou bem distantes de nós, não é mesmo?

Realmente, existem diversos animais peçonhentos pelo mundo. Mas, saiba que é possível encontrar animais venenosos até nos centros urbanos brasileiros.

Saiba que não são poucos bichos peçonhentos que você pode encontrar no dia a dia, principalmente em casa. Continue acompanhando para saber mais!

A aranha-armadeira está na lista de animais venenosos mais perigosos do mundo

A aranha-armadeira é muito agressiva e extremamente venenosa. Esse animal tem uma grande diferença das outras aranhas que esperam que as presas se enrosquem na teia. 

Primeiramente, é importante saber que esse tipo de aranha costuma atacar as presas. Além disso, é importante saber que o veneno dela tem ação rápida. Entre os sintomas estão dor, febre, suor e taquicardia.ando dor, febre, suor e taquicardia.

Ela também é responsável por problemas respiratórios e vertigens. Esse veneno pode, inclusive, levar uma pessoa adulta à morte. 

Atualmente no Brasil, 45% dos acidentes graves com aranhas são causados pelas aranhas armadeiras. De maneira geral, os meses mais perigosos são abril e meio.

Vale saber que em casa, esses animais costumam se esconder nos sapatos, atrás de móveis e cortinas.

Conheça os perigos da aranha marrom

A aranha marrom é um dos bichos venenosos comuns no Brasil. No entanto, elas são menos agressivas do que as aranhas armadeiras.

Ainda sim, a aranha marrom costuma picar, principalmente quando a pessoa comprime, sem querer, o corpo do animal. É muito comum que isso ocorra ao calçar os sapatos.

Saiba que essas picadas não são muito dolorosas e é comum perceber apenas após o surgimento dos sintomas, que são queimação e vermelhidão no local da picada.

Além disso, dor de cabeça e mal-estar geral costumam estar entre os sintomas, é comum perceber inchaço e necrose local.

Escorpião amarelo: um animal extremamente venenoso

O escorpião é um dos animais venenosos mais perigosos que você pode encontrar no Brasil. Seu veneno tem um grau muito alto e ele se adapta bem ao ambiente urbano. 

Entre os principais sintomas da picada de escorpião-amarelo é possível sentir, dor intensa, inflamação no local, náusea, vômito, dificuldade para respirar. Além de sudorese, confusão mental e até mesmo espasmos. 

Os animais venenosos são extremamente perigosos para os pets e os humanos

Você sabia que as abelhas também são animais venenosos? 

Primeiramente, saiba que o veneno das abelhas não é tão nocivo, em relação aos outros animais citados. Mas, o principal problema é que algumas pessoas são alérgicas às picadas.

Além disso, várias abelhas podem picar uma pessoa em simultâneo gerando uma reação muito grave, chamada de choque anafilático. Sendo assim, essa reação pode acontecer também nos pets. 

Por isso, para evitar acidentes com animais venenosos, você deve manter os ambientes limpos e evitar o acúmulo de lixo e entulhos.

Por fim, em caso de picadas é importante procurar um atendimento especializado, tanto para os humanos quanto para os pets.

Quer saber mais curiosidades sobre os animais, confira alguns outros posts em nosso blog:

 

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário