Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Gato picado por abelha: o que fazer?

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
gato picado por abelha

Receber a picada de um inseto nunca é uma experiência agradável. Assim como para os humanos, um gato picado por abelha é uma condição preocupante e que requer o tratamento adequado para evitar inchaço, inflamação e outros agravantes. 

E se existe uma coisa que deixa qualquer tutor angustiado é ver o pet com dor, não é mesmo? Pior ainda se não souber como reagir perante um acidente.

O que fazer quando um gato é picado por uma abelha?

Neste artigo vamos explicar os riscos, cuidados imediatos que podem contribuir para amenizar a dor e tudo o que você precisa fazer para ajudar seu pet. Confira!

O que fazer com gato picado por abelha?

Se o seu gato foi picado por abelha, certamente é um susto, ainda mais se as reações como o inchaço, forem bastante evidentes. Porém, mantenha a calma. 

Saiba que não existem soluções milagrosas, infelizmente pessoas acham que jogar pomadas aleatórias ou gelo podem ajudar. Mas, as etapas adequadas de cuidados são: 

  1. se possível, identifique qual o inseto que picou o pet.  Isso vai auxiliar muito no atendimento veterinário;
  2. não fique mexendo no local da picada, muito menos tente remover o ferrão e veneno.  
  1. leve o animal de estimação imediatamente à clínica veterinária mais próxima para que receba o tratamento adequado e seja indicados os medicamentos necessários.

São apenas essas três etapas que vão ajudar o seu amigo. Apenas um profissional poderá avaliar a situação e encontrar a melhor solução para inibir as manifestações causadas pela picada da abelha.

Então, ao notar que o seu animal de estimação foi picado, seja qual for o inseto, não hesite em procurar um médico-veterinário. A agilidade para procurar um atendimento profissional é muito importante, pois dependendo da zona da picada, a reação inflamatória pode causar obstrução das vias respiratórias e provocar asfixia. 

A picada de abelha em gato pode provocar desde um simples inchaço temporário até uma inflamação no local. Por isso, separamos algumas dicas do que fazer caso o seu felino doméstico seja “mordido” por um inseto.

Quais os perigos da picada de abelha em gatos?

gato com picada de abelha
Picada de abelha pode gerar diversas reações em gatos, como: inchaço, inflamação, entre outros agravantes. 

Se você já procurou informações sobre gatos picados por abelhas na internet, provavelmente se deparou com imagens de animais com o rosto inchado. Pode até parecer fofo, mas essa condição em felinos pode causar diversas reações preocupantes à saúde do do pet. 

Então, antes de falar sobre o que fazer para tratar, vamos detalhar os riscos e sintomas  que uma picada de abelhas pode causar em gatos. A primeira dúvida é se toda picada por abelha é perigosa? Para responder essa pergunta, é importante ressaltar que as abelhas são insetos polinizadores e apenas as fêmeas têm ferrões, sua ferroada funciona como uma forma de defesa.

Então, a principal razão para atacar é quando se sentem ameaçadas. Portanto, caso seu gatinho faça um movimento brusco ou realize alguma vibração sonora, as abelhas podem não reagir bem e picar. 

Mas, porque a picada de abelha dói? 

Quando as abelhas picam, eles injetam melitina, uma substância que ativa os receptores de dor e que causa muito desconforto aos animais. Em outras palavras, o ferrão penetra e fica preso na pele liberando lentamente o veneno que gera o desconforto.

A picada de abelhas provoca muitos riscos e respostas locais, sistêmicas e dermatológicas em diversos graus. Em alguns animais, a gravidade pode ser mais intensa devido à sensibilidade às toxinas liberadas pelo ferrão, o que pode causar inflamações, inchaço, quadro de choque anafilático e até a morte por conta da cardiotoxicidade do veneno.

Como saber se meu gato foi picado?

picada de abelha em gato

Existem situações, dependendo do lugar, que a picada passe de forma despercebida sem o tutor notar algo de diferente. Então, para qualquer situação, é importante estar atento ao comportamento do pet, os principais sinais de picada de abelha em gatos são:

  • diarreia;
  • dor;
  • febre;
  • inchaço;
  • lambidas excessivas no local;
  • miados excessivos;
  • presença do ferrão;
  • tosse.

Deu para notar que a picada da abelha em animais não é algo tão simples. Então, agora você sabe mais sobre o que fazer com o gato picado por abelha. Caso aconteça, mantenha-se calmo e procure imediatamente um veterinário. Se quiser mais dicas de cuidados com felinos, continue a sua visita no Blog da Cobasi. Até a próxima!

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário