Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Animal com a letra Q: confira lista

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
animal com a letra q

Mesmo com a diversidade de bichos na natureza, se eu te perguntar um animal com a letra q, você conseguiria responder rapidamente? Algumas letras do alfabeto são mais difíceis de lembrar mesmo, mas não se preocupe, que temos a solução para você conhecer algumas espécies que compõem o ecossistema e os organismos vivos do Reino Animal. 

Animal com a letra Q

Para te ajudar a conhecer mais sobre animais com Q e te deixar preparado para jogos de palavras, como adedanha ou jogo do stop, preparamos uma lista com as espécies que têm seus nomes iniciados com essa letra e alguns nomes científicos também. Confira!

Animal com a letra Q – Mamíferos

Mesmo não apresentando uma grande variedade de mamíferos com a letra Q, conheça algumas espécies, que são incomuns para o grande público, mas que apresentam características muito curiosas.

Quati (Nasua)

Quati
Quati (Nasua)

O quati (primo do guaxinim) é um animal silvestre e exótico que pode ser encontrado dos Estados Unidos até a Argentina. Caracterizado pelo seu longo focinho e garras fortes, esse animal pode medir entre 73 e 136cm e pode pesar até 14kg. Com uma pelagem que varia de amarelo a marrom escuro, sua cabeça é triangular, com orelhas arredondadas e focinho estreito.

Queixada (Tayassu pecari) 

animais com a letra q
Queixada (Tayassu pecari) 

Pertencente à família Tayassuidae, o porco-do-mato queixada é um animal que corre risco de extinção, principalmente devido à caça predatória. Seu topete e o bater característico dos dentes são características desses animais tão conhecidos. Esses mamíferos não são grandes, medindo em torno de 55 centímetros quando adultos e pesando em média, de 35 a 40 quilos. É comum encontrá-los em grupos de 50 a 300 indivíduos.

Quagga (Equus quagga quagga)

Quagga
Quagga (Equus quagga quagga)

O quagga é uma subespécie da zebra de planície, extinto da natureza no século dezenove. Pesava aproximadamente 350kg, com mais ou menos 1,30 metros de altura e chamava muita atenção por não possuir listra, comuns em zebras, na região traseira, barriga e patas, com uma coloração que variava entre o branco e o marrom.

O fim da linhagem do Quagga aconteceu em 1883, quando morreu no zoológico de Amsterdam, o último exemplar vivo da espécie, uma fêmea, mantida ali desde 1867. 

Animal com a letra Q – Esquilos

  • quatipuru;
  • quatimirim;
  • quatipuruzinho.

Animal com a letra Q – Aves

  • quelea;
  • quetzal ou quetezal;
  • quiriquiri;
  • quebra-nozes;
  • quebra-ossos;
  • quebra-sementes-do-niassa;
  • quem-te-vestiu.

Animal com a letra Q – Outros animais

  • quimera (peixe);
  • quoll (marsupial);
  • quirquincho (tatu);
  • quenquém (formiga);
  • quelônios (répteis).

Animal com a letra Q com foto – a espécie mais conhecida 

Animal com a letra Q – Quero-Quero

Comuns em ambientes verdes, o quero-quero (Vanellus chilensis) é uma ave de médio porte, que mede cerca de 37 centímetros de comprimento e pode pesar 277 gramas, em média. São animais territorialistas, conhecidos por seus comportamentos agressivos e vocalização estridente, principalmente na estação reprodutiva.

Da família Charadriidae, essa espécie pode ser encontrada em todas as regiões com alta predominância no Brasil. Mundialmente há registros em países como Argentina e Bolívia.

quero-quero
Quero-Quero (Vanellus chilensis)

Uma das principais curiosidades sobre o quero-quero é o seu instinto de proteção. Como é uma das aves mais comuns em ambientes urbanos, inclusive, você já pode ter visto essa espécie em campos de futebol. Quando se sente ameaçada ou seus ninhos, a espécie pode apresentar um comportamento defensivo bastante intenso. 

O quero-quero consegue dar rasantes para afastar o inimigo, como também pode se fingir de ferido para chamar atenção do predador para si em vez do ninho, tudo para proteger seus filhotes. A sua defesa pode ser tornar agressiva até mesmo a um homem, caso se sintam ameaçados. 

Gostou da lista? Tem algum bichinho que você não conhecia? Deixe um comentário se faltou algum animal com a letra Q. Até a próxima!

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário