Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Quer saber se aranha é vertebrado ou invertebrado? Descubra aqui!

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
aranha é vertebrado ou invertebrado
Tá em dúvida sobre as aranhas? Continue com a gente!

As aranhas naturalmente despertam muitas curiosidades nas pessoas. Por exemplo: a aranha é vertebrado ou invertebrado? A aranha é um inseto? Na maioria das vezes, as aranhas costumam despertar medo nas pessoas, principalmente as aranhas caranguejeiras.

Isso porque essas aranhas são peludas e têm tamanho acima da média com relação às outras. E é verdade que o seu veneno é capaz de matar um ser humano? Qual é a dieta básica das aranhas?

Confira essas e outras curiosidades sobre o universo das aranhas neste texto!

A aranha é um inseto?

Você sabia que embora a aranha tenha características físicas semelhantes às de um inseto, ela não pertence a essa classe animal? Pois é!

Elas são encontradas em todos os continentes, menos na Antártida, e se adaptam a basicamente todos os habitats existentes na Terra.

Além disso, as aranhas possuem características físicas próprias, como:

  • oito pernas;
  • ao contrário dos insetos, não contam com antenas;
  • têm um sistema nervoso bastante desenvolvido e bem centralizado.

Sua capacidade de produzir teias inclui uma diversidade muito grande de variações físicas e de tamanho a partir da seda das aranhas.

Para se ter uma ideia, as teias produzidas pelas aranhas têm qualidade superior aos melhores materiais sintéticos disponíveis no mercado. O que concilia leveza, elasticidade e força.

Além disso, a construção das teias ajuda na captura de presas que compõem a sua cadeia alimentar.

Aranha é vertebrado ou invertebrado?

Ao menos essa a maioria vai acertar: as aranhas, diferentemente das pessoas, são animais invertebrados.

Justamente por serem invertebrados é que as aranhas são associadas aos insetos. Além, claro, de seu porte físico e de seu tamanho.

Entretanto, existem relatos de que algumas aranhas são capazes de comer alguns animais vertebrados. E isso não é conversa de filme de ficção científica!

Só de pensar nessa ideia você chega a ficar com arrepios, não é mesmo? É como se a ordem natural das coisas fosse perturbada. Afinal, como um animal sem espinha dorsal pode comer outro animal com espinha dorsal?

Entre as presas vertebradas das aranhas pode-se mencionar pássaros, sapos, peixes e cobras. Por isso, acabe com a sua dúvida se a aranha é invertebrado ou vertebrado.

aranha é vertebrado ou invertebrado
São invertebradas! O que achou?

Outras curiosidades

Agora que acabou a sua incerteza se a aranha é vertebrado ou invertebrado, conheça outras curiosidades sobre esse animal. Na maioria das vezes, as aranhas têm a sua dieta básica formada por insetos e folhas, além de algumas poucas famílias digerirem pequenos animais vertebrados, como os já citados acima.

A maior aranha do mundo já registrada é a aranha-golias, tarântula. Ela chega a atingir o tamanho do punho de uma pessoa.

Tenha muito cuidado com algumas espécies de aranhas, uma vez que elas possuem dose de veneno altamente letal ao ser humano. A aranha chinesa, por exemplo, pode ser letal a bebezinhos humanos. Já a aranha-das-costas-vermelhas podem ser fatais principalmente para idosos e crianças.

A aranha letal mais famosa do mundo é a viúva negra. Esse é um animal que normalmente é encontrado nos Estados Unidos, porém, com alguns relatos aqui no Brasil.

Gostou do pequeno passeio pelo universo das aranhas? Viu como uma simples dúvida se a aranha é vertebrado ou invertebrado pode levar a outros assuntos igualmente interessantes? Para continuar nesse tema, confira nosso artigo sobre os artrópodes e saiba tudo sobre esses animais.

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário