Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Artrópodes: saiba tudo sobre esses animais

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 6 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Artrópodes

Você já ouviu falar sobre os artrópodes? Eles são animais pertencentes ao grupo Filo Arthropoda, que tem cerca de um milhão de espécies descritas. Entre os mais conhecidos estão as aranhas, besouros, borboletas, camarão, centopeia e até piolho de cobra. Conheça mais sobre as características e classificação dessa grande família de animais.

Características gerais dos artrópodes

Encontrados em praticamente todos os lugares, os artrópodes apresentam uma grande diversidade morfológica (comportamentos físicos e padrões funcionais diferentes) e fisiológica (funções moleculares, mecânicas e físicas nos seres vivos) que gera grande interesse de pesquisadores e estudiosos.

Sua evolução permite que os artrópodes habitem ambientes tanto terrestres quanto aquáticos (água doce e salgada), exercendo diferentes papéis ecológicos. Sendo em sua maioria predominantemente terrestres.

Com uma grande capacidade de reprodução, esse grupo é muito eficaz em suas funções naturais e as abelhas, formigas e cupins estão aí para provar.

conheça os artrópodes
Os artrópodes são classificados por grupos: insetos, aracnídeos, crustáceos, quilópodes e diplópodes.

Os artrópodes são invertebrados e em sua estrutura não possuem crânio e coluna vertebral. Já o seu corpo é dividido em cabeça, tórax e abdome, com três partes de patas articuladas, uma carapaça protetora externa e um par de antenas. Além disso, outras características gerais do grupo são: 

  • Suas pernas são multifuncionais com a capacidade de correr, agarrar e imobilizar presas, saltar, nadar, cavar, entre outras funções.
  • O par de antenas dos artrópodes ajudam tanto na função tátil quanto olfativa.
  • Os seus olhos são responsáveis por auxiliar a orientação do voo e na localização de presas. Em algumas espécies de cupins e formigas a visão pode ser ausente.
  • Os artrópodes com asas são o grupo que contém animais invertebrados que conseguem voar, sendo uma alternativa de fuga de predadores, na busca por alimentos e até encontro de parceiros para o acasalamento.
  •  A anatomia bucal é adaptada ao hábito alimentar do grupo para sugar, picar, lamber e mastigar.

E não é só isso! Existem outras características importantes sobre os artrópodes que você precisa conhecer, como por exemplo o exoesqueleto.

Triblásticos

Quase todos os animais são triblásticos, com exceção dos cnidários e poríferos. Eles possuem 3 três folhetos embrionários: Ectoderme, Mesoderme e Endoderme.

Celomados

São os artrópodes que apresentam celoma, uma cavidade corporal revestida por tecido derivado da mesoderme. 

Protostômios

São protostômios aqueles animais com blastóporo que originam a boca. Ou seja, esse  do fato que no desenvolvimento embrionário a boca é formada antes do ânus.

Simetria bilateral

Família de animais que o corpo pode ser dividido em duas metades iguais.

Corpo com apêndices articulados

O filo dos artrópodes apresenta um corpo com a presença de apêndices articulados, que também podem ser chamados de patas articuladas. Com uma ampla variedade de movimentos, essas partes podem desempenhar diferentes funções, como a locomoção, alimentação, defesa, percepção sensorial e reprodução.

Exoesqueleto de quitina

O corpo desses animais é revestido por um esqueleto externo formado por quitina,, o exoesqueleto que tem a função de ser um ponto de fixação para músculos. Além disso, garante a movimentação dos apêndices, promove proteção contra perda excessiva de água e predadores.

Classificação dos artrópodes

artrópodes
Os artrópodes são animais invertebrados, em sua estrutura não possuem crânio e coluna vertebral.

Os artrópodes se classificam em cinco grupos: insetos, aracnídeos, crustáceos, quilópodes e diplópodes. Quase um milhão de espécies deste filo já são conhecidas. 

A classificação das categorias é realizada de acordo com as características anatômicas dos animais. Mas, também é usada, atualmente, as informações genéticas e de parentesco evolutivo das espécies, sendo classificados em 4 subfilos:

  • Crustacea (separa os crustáceos em classes);
  • Chelicerata (classe dos aracnídeos);
  • Hexapoda (classe dos insetos);
  • Myriapoda (classe dos diplópodes e dos quilópodes).

Além disso, o número de patas pode servir como base para ajudar a identificar os grupos. Os insetos, por exemplo, contam com seis patas. Por sua vez, os aracnídeos são conhecidos por oito patas, ao passo que é possível verificar dez nos crustáceos. Mas, para facilitar vamos explicar grupo por grupo:

Hexápodes

O grupo subfilo Hexapoda (do Grego seis pernas) é composto pela maior diversidade das espécies de artrópodes, com cerca de 900 mil espécies. Além de três pequenos grupos de artrópodes ápteros: Collembola, Protura e Diplura.
Essa família tem como principais características: 3 pares de patas e 2 pares de antenas, além de 1 ou 2 pares de asas. Alguns animais mais conhecidos do grupo são: abelha, mariposa, gafanhoto, pulga, mosquito.

Quelicerados

Essa é uma classe que engloba um leque de diferentes animais, incluindo, com uma maior quantidade de aracnídeos. Composto por animais com 4 partes de patas, que não possuem  mandíbulas, mas sim quelíceras e palpos. As espécies mais conhecidas são as aranhas, escorpiões e carrapatos (ácaros). De modo geral, são terrestres, pequenos e que vivem em regiões quentes e secas.

Crustáceos 

São animais invertebrados com exoesqueleto e apêndices articulados. Inclusive, o seu esqueleto é, de modo geral, bastante rígido em decorrência por conta da presença de carbonato de cálcio. O camarão, lagosta e caranguejo são alguns desses animais crustáceos que, na sua maioria, possuem 5 pares de patas e 2 pares de antenas.

Miriápodes

Esse grupo, também chamados de unirremes, são artrópodes que não possuem apêndices ramificados e as suas mandíbulas não são articuladas. Suas características base são um par de antenas e  muitas patas. Vale ressaltar que são terrestres, não existindo representantes aquáticos. Os mais conhecidos da classe são os piolhos de cobra, a lacraia ou centopeia.

Como é o crescimento dos artrópodes?

Na fase de crescimento, esses animais realizam o processo chamado de muda ou ecdise, que é quando eles trocam o seu exoesqueleto constantemente para poderem se desenvolver. Sendo assim, os artrópodes realizam uma espécie de “troca” da epiderme para uma nova camada, que é produzida sob a antiga.

Então, quando a nova carapaça está pronta, os animais realizam esse processo de mudança. O exoesqueleto antigo se rompe dorsalmente para a troca, depois de completado, é o começo de nova fase de crescimento, com a carapaça já estabilizada.

formigas

Agora você conhece mais sobre os artrópodes, esses animais tão importantes para ecologia, principalmente porque são animais que estão em diversos ambientes e habitats do planeta, ou seja, participando efetivamente de diferentes cadeias alimentares. Muito interessante, não é mesmo?

Sempre que tiver qualquer dúvida sobre o mundo animal, como cães e gatos, já sabe onde procurar, no Blog da Cobasi. Esperamos por você!

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário