Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Avestruz: a maior de todas as aves

Por Cobasi   Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
avestruz

O avestruz é considerado a maior de todas as aves. Com origem no continente africano, seu nome científico é Struthio camelus. Apesar de ser uma ave, o avestruz não é capaz de voar. Em compensação, tem grande habilidade para a corrida: é capaz de chegar a incríveis 60 km/h, graças às suas pernas fortes. O avestruz é uma ave bastante alta e pode medir até 2,4 metros. Seu peso chega a 150 kg!  

O bico do avestruz é largo e curto. A maior parte dos machos da espécie é da cor preta, com penas brancas na cauda e nas asas. Já as fêmeas são da cor marrom, em sua maioria. A cabeça é pequena e coberta por pequenas plumas, enquanto as pernas e o pescoço são longos. Aliás, é o pescoço o responsável por grande parte de sua altura. Nas patas, dois grandes dedos chamam a atenção. Os grandes olhos castanhos, com cílios grossos, têm visão bem apurada. Isso é o que garante a sobrevivência em um ambiente hostil, cheio de predadores, como a savana. 

Onde encontrar o avestruz?

Na África, local de origem do animal, os avestruzes podem ser encontrados em áreas de montanha, em savanas e planícies desérticas. Por causa de sua visão apurada, a espécie tem preferência por espaços abertos, com um bom campo visual. Eles também são encontrados facilmente nas zonas rurais africanas, onde parte da população aproveita sua carne, pele e seus ovos. 

No Brasil, a criação de avestruzes para fins comerciais cresceu significativamente a partir da segunda metade dos anos 90. A atividade é chamada de estrutiocultura.

Como é a alimentação do avestruz?

Na natureza, a alimentação do avestruz é composta basicamente de grama, raízes, sementes, insetos e pequenos animais vertebrados e invertebrados. Essas aves podem passar um longo período sem água. Quando criadas em cativeiro, costumam se alimentar de alfafa.

avestruz

Quanto tempo vive a maior das aves?

Avestruzes vivem, em média, 50 anos, mas podem atingir até os 60 anos de idade. 

A reprodução da espécie ocorre entre os dois e três anos do animal. Os machos são territoriais e formam núcleos de 3 a 5 fêmeas. Já as fêmeas utilizam ninhos comunitários, escavando buracos rasos no chão. Cada fêmea é capaz de colocar de 20 a 60 ovos por ano.

Curiosidades sobre o avestruz

Os ovos de avestruz são os maiores do mundo. Eles pesam de um a dois quilos e medem em torno de 15 a 20 centímetros de altura. Os filhotes saem dos ovos depois de aproximadamente 40 dias e pesam cerca de um quilo ao nascer.

O avestruz é resistente a ambientes de diferentes climas. Portanto, o animal consegue sobreviver sob temperaturas variadas, de abaixo de zero até os 45°C.

Uma lenda sobre o avestruz é o que o animal coloca a cabeça em buracos para se esconder. No entanto, isso não passa de um mito. Na verdade, a atitude é mais uma curiosidade do animal, que procura alimentos entre a areia e a terra. Além disso, a ave costuma manter o pescoço abaixado na hora de comer e mastigar. Por isso, quem olha de longe acaba tendo a impressão de que sua cabeça está no chão.

Gostou? Conta para a gente nos comentários!

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

2 Comentários

  1. Joana disse:

    Fiquei curiosa com a matéria sobre o avestruz. O tamanho, tempo de vida, os machos são bem diferentes das fêmeas, tamanho dos ovos. Parabéns pela matéria.

    • Cobasi disse:

      Olá, Joana! Agradecemos pelo interesse na matéria sobre avestruzes. Ficamos contentes que tenha gostado! Se tiver mais dúvidas ou curiosidades, estaremos aqui para ajudar.

Deixe o seu comentário