Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Axolote: conheça a exótica salamandra mexicana

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 6 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Axolote

Você sabe o que é um Axolote, a famosa salamandra mexicana? Ele é um animal exótico encontrado apenas em sua terra natal. Ficou curioso? Então, venha com a gente e conheça tudo sobre o Axolote (Ambystoma mexicanum), um dos animais mais populares da América do Norte. Confira!

O que é um Axolote?

axalote é uma salamandra Axolote ameaçada de extinção
O axolote é um anfíbio que vive em ambientes escuros e de água doce.

O que é um Axolote? Essa é uma pergunta comum para quem entra em contato com esse animal pela primeira vez. Por possuir brânquias e barbatana na cauda, a primeira reação é associá-lo a um peixe. Porém, a verdade é que o Axolote é um anfíbio, pois pode viver tanto dentro como fora da água. 

A salamandra axolotl, outro nome que ele costuma receber, tem como principal característica a aparência semelhante a um lagarto. Além disso, ele é considerado um animal neotênico, ou seja, aquele que mantém a sua forma larval por toda a vida. 

Por que a Axolote tem esse nome?

Tão exótico quanto suas características, é a origem ancestral do nome Axolote. Ele foi batizado em homenagem a um antigo deus asteca chamado Xolotl, conhecido pelo poder de manipular o fogo e a luz.

De acordo com a lenda mexicana, a salamandra encontrada no Lago Xochimilco, na Cidade do México, capital do país, seria a reencarnação desse personagem mitológico. A entidade era descrita como um homem com a cabeça monstruosa, semelhante a esta salamandra, que fugiu para a água na hora de realizar um sacrifício.  

Embora ele seja considerado um “monstro aquático”, a salamandra Axolot se tornou Patrimônio Mundial pela Unesco e hoje é o símbolo da capital mexicana. O que mostra a sua importância para a cultura local.

Principais características da Axolote

Essa espécie têm alta capacidade regenerativa, sendo importantes para pesquisas científicas
Essa espécie têm alta capacidade regenerativa, sendo importantes para pesquisas científicas

A principal característica da Axolote é a ausência da tireoide rudimentar. Por causa disso, ela não consegue produzir a quantidade necessária de hormônios para um desenvolvimento completo, o que a torna uma espécie única de salamandra.

Por não conseguir crescer em sua plenitude, a salamandra Axolot mede, aproximadamente, 20cm, apesar da estimativa ser chegar até os 45cm. Os seus olhos são pequenos e sem pálpebras. Além disso, elas possuem brânquias externas e barbatanas caudais que vão do final da cabeça até a cauda.Um fato curioso sobre a genética do Axolote é que seu organismo pode se adaptar de acordo com o ambiente onde vive. Por exemplo, os animais que vivem dentro da água possuem uma cauda bem desenvolvida. Por outro lado, os Axolot da terra, normalmente não desenvolvem esse órgão.

Axolote: um mistério para a ciência

Os axolotes são chamados de "eternos juvenis", por atingir a maturidade sexual, mas permanecer no estado juvenil.
Os axolotes são chamados de “eternos juvenis”, por atingir a maturidade sexual, mas permanecer no estado juvenil.

Você sabia que a Axolote é uma salamandra que desperta a curiosidade de cientistas do mundo todo? É verdade! E o motivo disso é a sua habilidade de se regenerar sem deixar marcas, o que torna o seu DNA um verdadeiro mistério.

A salamandra Axolotl possui a incrível capacidade de regenerar partes do tecido de sua pele sem deixar qualquer marca ou cicatriz. E não é só isso! Se houver necessidade, o animal pode reconstituir até membros inteiros e suas estruturas musculares, nervosas e sanguíneas.

Entretanto, o que tem chamado mais a atenção é a capacidade de reconstruir a medula espinhal em caso de lesões e reparar metade de seu coração ou cérebro. Conseguir entender como funciona o processo pode contribuir, no futuro, com avanços significativos relacionados à medicina em humanos.

Por que os Axolotes estão em extinção?

O que torna os Axolotes uma espécie ameaçada de extinção é uma combinação de fatores que degrada o seu habitat natural, o lago Xochimilco. Os grandes vilões são a introdução de espécies predatórias como tilápias e carpas, a caça e a poluição da água.

De acordo com o último levantamento, divulgado em 2008, a população da salamandra Axolote estava restrita a apenas 100 indivíduos. A queda é vertiginosa, se comparada com a população de 6 mil anfíbios que habitava o lago em 1998.

Ainda é possível encontrar um Axolote?

Axalote é uma salamandra ameaçada de extinção.
Axalote é uma salamandra ameaçada de extinção.

Sim! Se você ficou com vontade de conhecer essa pequena salamandra, há duas opções. A primeira delas é fazer uma visita ao Zoológico de São Paulo. Lá o visitante encontrará um espaço dedicado ao Axolote.

A outra opção é viajar até a cidade de Chignahuapan, no México. Ela abriga um local conhecido como Casa del Axolote, onde aproximadamente 20 animais são bem cuidados e podem ser vistos de perto por quem visitar o local.

Além da vida real, é possível encontrar um Axolote no mundo virtual, na pintura e na literatura. A salamandra é um animal que fez muito sucesso no jogo ‘Minecraft’. A Mojang Studios, desenvolvedora do game, inseriu o Axolotl em seu universo para ajudar na conscientização sobre a preservação da espécie, como já havia feito com pandas a abelhas.

Em sua terra natal, os Axolotes foram retratados nos versos do poeta Octavio Paz e nos murais do pintor Diego Rivera, dois expoentes das artes mexicanas. Em nossa vizinha Argentina, a salamandra serviu de inspiração para um dos contos mais famosos do escritor Júlio Cortázar.

É permitido ter um Axolote no Brasil?

Apesar de serem mansos na natureza, os axolotes são considerados animais  animais de estimação de exibição, pois não podem interagir com seus tutores fora do tanque.
Os axolotes são considerados animais de estimação de exibição, pois não podem interagir com seus tutores fora do tanque.

Infelizmente, não é possível ter os delicados Axolotes no Brasil como animal de estimação, uma vez que a sua criação em cativeiro não é autorizada pelo Ibama. Mesmo para quem mora no México e deseja ser tutor de uma salamandra axolote, precisa de uma autorização especial e ter o seu viveiro credenciado pela Secretaria de Meio Ambiente mexicano.

Saiba como cuidar de uma Axolote de estimação

Após conseguir vencer a burocracia e ter autorização para ter um Axolote de estimação, o tutor precisa se atentar aos cuidados com o bem-estar do pet. Conheça o que é preciso para criar uma salamandra Axolotl corretamente.

Água e filtragem

O Axolote tem preferência por águas calmas, bem oxigenadas e limpas. Lembre-se, devido à sua formação, esses animais são extremamente sensíveis a fluxos de água médios e fortes. Por isso, o seu aquário precisa ter um bom sistema de filtragem, para não criar nenhum tipo de correnteza.

Para completar, o tutor de um Axolotl deve investir também em higienizar o aquário. Isso se deve por causa da alta concentração de amônia em águas com pH mais alcalino. Essa substância é tóxica para a salamandra mexicana.

Temperatura

Já em relação à faixa de pH, os axolotes podem ser mais tolerantes, suportando a média entre 6.5 e 8.0. Apesar disso, o recomendado é de 7.4 a 7.6., sendo ideal que a temperatura da água esteja entre 16°C e 20°C.

Como é o comportamento do Axolote?

axolote sorrindo

Quanto falamos sobre o comportamento do axolote, é possível traçar um paralelo com os peixes Betta. Isso porque, assim como essa espécie de peixe, a salamandra mexicana é extremamente territorialista, inclusive chegando a morder e atacar os seus companheiros de aquário. Além disso, suas brânquias são bastante atrativas para os peixes, que podem tentar pegá-las.

O que um axolote come?

Quanto à dieta, a salamandra Axolotl gosta de girinos, insetos, crustáceos e pequenas minhocas. Os alimentos devem ser macios e de tamanho suficiente para serem engolidos inteiros, afinal, o animal não possui dentes. 

Com os cuidados corretos, a expectativa de vida do axolote pode chegar até 15 anos, o que o torna um ótimo companheiro por muito tempo. Gostou de saber mais sobre a exótica salamandra mexicana? Deixe o seu comentário. 

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

3 Comentários

  1. Isabella disse:

    Tem vários axalotes pretos no bioparque do pantanal na cidade de Campo grande/ MS

  2. Ester Raquel disse:

    Gostei muito das curiosidades que pra mim era desconhecidas e imagináveis, se pudesse da classificação, daria 5 estrelas

  3. Daniela disse:

    Devemos evoluir sempre em favor do conhecimento e ajuda mútua. Fico muito feliz em descobrir sobre o “axalote”,sendo uma salamandra mexicana, de acordo o Google! LAGO XOCHIMILCO… Vivendo e aprendendo, esta é a missão!

Deixe o seu comentário