Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Barriga do cachorro fazendo barulho: o que pode ser e como cuidar?

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 4 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
barriga do cachorro fazendo barulho

Às vezes pode ser normal a barriga do cachorro fazendo barulho, como quando ele tem gases. Mas, em alguns casos, esses sons podem ser sinais de doenças e problemas mais graves, como alergias. 

Então, como muitos tutores não sabem o que representa o barulho na barriga do cachorro, isso pode gerar bastante preocupação. A seguir, vamos te explicar quais são as principais causas e como tratar.

O que pode ser quando a barriga fica fazendo barulho?

De ruídos normais até problemas de saúde, diversos fatores podem causar barriga de cachorro fazendo barulho, como:

Gases

Na maioria das vezes, os barulhos na barriga do cão significam gases intestinais, chamados de borborigmos. Assim, quando esses gases estão se locomovendo pelo intestino é normal haver um barulho.

Alergias alimentares

Alguns cães podem apresentar alergias a diversos alimentos, como carnes e laticínios. Além de gases, os sintomas incluem vômitos e alterações nas fezes, que podem se apresentar soltas ou causar diarreia.

Portanto, caso esse problema seja comprovado por um médico-veterinário, possivelmente você terá que mudar a alimentação do seu pet.

Barriga estufada

Em alguns casos, os cães comem a ração de forma muito rápida e em grande quantidade, causando assim barulhos estranhos na barriguinha.

Isso porque o sistema digestivo estava sobrecarregado com o excesso de comida. Outro sintoma que aparece é o inchaço na barriga do cão. Nesses casos, o mal-estar deve sumir após algumas horas, com a digestão do alimento.

Doenças

Distúrbios gastrointestinais, doenças inflamatórias ou parasitas intestinais podem ser a causa da barriga de cachorro fazendo barulho. Geralmente, essas doenças apresentam outros sintomas além dos gases, como vômitos, diarreia e letargia. 

Outras enfermidades mais graves, como doenças renais, hepáticas ou câncer, podem causar os gases e os sons estranhos na barriga do seu cão.

Caso os barulhos sejam raros, provavelmente não há motivo de pânico, mas caso se tornem frequentes o ideal é procurar um médico-veterinário para examinar seu amiguinho. 

A barriga do cachorro faz barulho quando ele sente fome?

barulhos na barriga do cão
Ruídos muito altos na barriga de cachorro podem ser sinal de maus hábitos na alimentação, como fome e até flatulência durante a digestão.

Sim, caso esteja na hora de comer, é provável que a barriguinha do seu pet faça sons, quase como um ronco, bem parecido com a barriga humana. 

E isso tem uma explicação: a combinação de peristalse e ausência de bolo alimentar nos aparelhos digestivos podem resultar em ruídos. Em outras palavras, sem alimentos para causar um “isolamento acústico”, é normal os cães apresentarem esses barulhos. 

Barriga do cachorro fazendo barulho: quando devo me preocupar?

Se os barulhos na barriga do cachorro estão acontecendo de maneira frequente e com sons altos, é necessário buscar ajuda profissional. Fique atento se, além dos ruídos, o pet estiver apresentando os seguintes sintomas: 

  • apatia;
  • desconforto abdominal;
  • diarreia;
  • falta de apetite e interesse por atividades;
  • vômitos.

Essa percepção de que algo não está bem ocorre porque os barulhos podem indicar quadros de obstrução intestinal, presença de parasitas estomacais e outras doenças no intestino. 

O que fazer quando a barriga do seu cachorro faz barulho?

O barulho na barriguinha do seu cão pode ser causado por diversos fatores, logo, diferentes ações devem ser tomadas em cada caso. Entretanto, algumas dicas servem para todas as situações da barriga do cachorro fazendo barulho.

Primeiramente, observe se o seu cão apresenta mais algum sintoma além dos barulhos. É importante não subestimar esses ruídos, como mencionamos, pode ser gases ou fome. Mas, também pode ser uma doença que demanda de uma solução rápida. 

Por exemplo, ruídos muito altos podem ser sinal de maus hábitos na alimentação. Nesses casos, verifique se o problema não está relacionado à alimentação. Às vezes, uma ração que não é adequada ou em quantidade excessiva, pode ter resultados negativos. 

barriga de cachorro fazendo barulho
Se a barriga de cachorro fazendo barulho persistir por um longo período, é importante procurar um veterinário.

Por isso, estabeleça uma rotina alimentar ideal e balanceada. Você sabe qual é a melhor ração para o seu cachorro? Para saber, você precisa conhecer as necessidades do pet, avaliar idade, porte e raça. 

Com isso, você vai saber qual tipo de nutrição ele precisa e a quantidade que deve ser oferecida. Consulte um médico-veterinário para te ajudar na escolha da ração para cachorros.

Além disso, mantenha os alimentos para humanos longe do alcance do seu cão, como também: 

  • tome cuidado para ele não ingerir comida ou outros objetos da rua ou do lixo;
  • não ofereça carnes e outros alimentos crus para o seu animal de estimação;
  • evite que estranhos ofereçam comida para o seu pet.

O conteúdo ajudou a entender sobre a barriga do cachorro fazendo barulho? Aqui, no Blog da Cobasi, você encontra tudo sobre a saúde do seu pet. Se ficou com alguma dúvida, deixe nos comentários. Até a próxima!

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

9 Comentários

  1. Ariel Santos disse:

    Meu cachorro está com a barriga fazendo muito barulho

  2. Leia Ferreira disse:

    Meu cachorrinho está com bastante barulho e percebo que fica inquieto faço massagem na barriga ele se sente confortável , por conta própria dei 2 gotas de magnopirol e 5 gotas de um medicamento pra gases

  3. meu pet está sem querer comer e a barriga fazendo muito barulho o que fazer? disse:

    O que fazer com meu pet, não quer comer e a barriga fazendo barulho?

  4. Anderson melo disse:

    Meu cachorro está com a barriga fazendo muito barulho

  5. Vanda disse:

    A minha pet chama Belinha, ontem as visitas deram ossos de frango para ela e ela comeu e hoje acordou amoadinha e com a barriguinha fazendo barulho

  6. Tânia Maria Pereira Paraná disse:

    Seus comentários sempre são muito úteis e importantes. Nos tira dúvida e muitas vezes nos tranquiliza ou nos ajuda a tomar decisões . Obrigado

Deixe o seu comentário