Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Berne em cachorro: o que é e como tratar esse parasita

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 5 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Cachorro com colar elisabetano

Em época de chuvas e temperaturas altas, aumenta a incidência de doenças parasitárias, como a berne em cachorro. Uma doença que pode acometer animais e humanos, causando sérios problemas de saúde.

A seguir, saiba tudo sobre o berne em cães: o que é, causas, sintomas, tratamentos e muito mais. Aprenda como identificar e como proteger o seu pet contra a bicheira. Confira!

O que é berne em cachorro?

Também conhecida como miíase ou dermatobiose, a doença também ganhou o nome popular de “bicheira”. Ela ocorre a partir de uma infestação causada pela presença da larva Dermatobia hominis.

Esta larva é conhecida como mosca-varejeira. A doença é transmitida pela mosca por meio dos seus ovos, que são depositados em feridas abertas ou na pele do animal.

As larvas se desenvolvem no tecido subcutâneo do pet, ou seja, por baixo da pele. No entanto, vale ressaltar que nem sempre as moscas depositam os ovos diretamente no local.

Na realidade, essas moscas fazem uma espécie de “barriga de aluguel”. Em outras palavras, elas depositam seus ovos no abdômen de outras moscas.

Neste caso, a mosca doméstica é encarregada de transmitir o hospedeiro para os pets ou até mesmo para as pessoas.

Berne: ciclo de vida da mosca Dermatobia hominis

berne em cão
Berne ou bicheira, é uma doença que ocorre na pele de humanos e animais, causada por larvas de moscas pertencentes à subordem Brachycera.

Em cães, o ciclo de vida da mosca Dermatobia hominis inicia-se quando as moscas depositam os ovos na pele do animal.

Os ovos costumam eclodir em um período de 7 dias, depois as larvas começam a invadir o tecido saudável, onde passam a se alimentar até completarem um ciclo de 40 dias. 

Após este período, as larvas saem do cachorro e formam uma pupa, semelhante a um casulo de borboleta. Os casulos se abrem depois de certo tempo, originando novas moscas. 

No entanto, a região onde as larvas estavam se alimentando fica exposta e muitas vezes inflamada, facilitando a entrada de outros parasitas.

Como saber se o cachorro está com berne?

Embora seja uma doença quase silenciosa, ela pode causar alguns incômodos aos animais, fazendo com que sua condição fique mais evidente. 

Por isso, é muito importante estar sempre atento ao comportamento do seu pet. Um cachorro contaminado pelo berne pode apresentar:

  • coceiras;
  • lambeduras;
  • nódulos ou buracos na pele;
  • dor;
  • pouca interação;
  • falta de apetite.

Esses sintomas costumam ser muito comuns, afinal, a larva se desenvolve dentro da pele do animal, se alimentando dela, o que provoca dor e coceira na região.

Isso, automaticamente, faz com que o animal tente parar com o incômodo, provocando mordidas e lambeduras.

Neste caso, é importante averiguar o local para saber se não existem nódulos na pele. Os buracos costumam ser a “porta de entrada e saída” desses animais e são muito comuns em casos de cachorro com bicheira

remédio para berne em cachorro
Alguns cachorro com berne, além dos sintomas comuns, podem apresentat perda de apetite e presença de pus e odor desagradável na ferida.

Outra fase recorrente de berne em cachorro, é a presença de pus ou sangramentos na região, uma vez que a derme está constantemente sendo ferida. 

Este estágio da enfermidade é muito incômodo e doloroso, podendo deixar o animal mais debilitado, deprimido, sem vontade de brincar e sem apetite.

Qual o tratamento para berne em cachorro?

Entre as principais dúvidas de tratamento estão: o que é bom para tirar berne de cachorro? E como atrair um berne para fora? 

O procedimento indicado vai depender da condição em que o pet se encontra. Ao perceber que o cachorro pode estar com berne, a melhor coisa a fazer é levar ele ao veterinário o mais rápido possível. 

Afinal, só um especialista poderá analisar a situação do cachorro para indicar o tratamento adequado para o quadro específico do pet. 

Ao encontrar berne em cachorro, o veterinário poderá receitar medicamentos para a lesão, que podem ser pomadas ou sprays para manter o ferimento limpo e estimular a cicatrização.

No entanto, também será necessário um tratamento paralelo a fim de remover as larvas do cachorro. Algumas vezes, a limpeza feita pelo médico-veterinário e a administração de medicamentos orais resolvem o problema. Contudo, há casos onde é necessário intervenção cirúrgica.

Após o procedimento, a ferida deve ficar aberta para cicatrizar naturalmente. O papel dos tutores é garantir a higienização necessária do local.

Berne em cachorro: não é indicado realizar tratamentos caseiros

Um cenário bastante comum é o tutor tentar tratar berne em casa. Esse é um procedimento contraindicado, pois as larvas se alojam por baixo da pele do animal e podem causar feridas e infecções. Por isso, é necessário uma boa avaliação antes de iniciar o tratamento. 

Esse tipo de tentativa é incompleta ou incorreta. O que tende a piorar a situação do animal, agravando a infecção e causando um problema mais sério.

Como prevenir berne em cachorro?

tutora e pet

Como a doença é transmitida através da mosca, a melhor forma de evitar o contágio é eliminando esse agente transmissor. O problema é que na maioria das vezes não conseguimos encontrar a mosca no ambiente. 

Sendo assim, uma das melhores formas de prevenir e combater a mosca-varejeira é: 

  • realizar uma limpeza frequente no ambiente;
  • evitar o acúmulo de lixo orgânico;
  • recolher as fezes do animal com frequência.

Essas são algumas sugestões que podem ajudar. Mas, além disso, uma das principais formas de prevenir o berne e a miíase é usando coleiras antipulgas com repelente. 

Os acessórios ajudam a prevenir as moscas, pulgas e carrapatos que também podem transmitir doenças. Sendo um importante aliado para a saúde do pet. 

Converse com um veterinário, para validar o uso de medicamentos antiparasitários e garantir a proteção que o seu animal de estimação precisa. 

O conteúdo te ajudou? Aqui no Blog da Cobasi, você se mantém informado sobre saúde, bem-estar, alimentação, dicas de cuidados e muito mais sobre cães. Se ficou com alguma dúvida, deixe nos comentários.

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário