Bicheira: O que é e como usar Capstar para resolver este problema?

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:
Cachorro tomando capstar antipulgas

Popularmente conhecida como bicheira, esta doença é uma infecção de pele, causada pela presença de larvas da mosca varejeira na pele dos animais de estimação. 

Esta doença também é muito conhecida como berne e pode ser tratada com o Capstar, um medicamento usado em cães e gatos para combater pulgas e outros problemas causados por parasitas. 

Para te ajudar a conhecer mais sobre o que é a bicheira em cães, vamos te contar mais sobre o berne, como ele afeta os animais, quais os tratamentos para a doença e como o uso de Capstar pode ajudar!

O que é bicheira e como ela ataca os animais?

A bicheira é o nome popular de uma doença chamada  miíase ou dermatobiose, mas que também pode ser identificada como berne e ocorre a partir de uma infestação causada pela presença de larvas da mosca-varejeira. 

A larva de nome científico Dermatobia hominis, entra na pele dos animais através dos ovos da mosca e existem dois tipos de contaminação. Uma que pode ocorrer quando os ovos penetram na pele através de feridas ou simplesmente pelo fato de as moscas depositarem os ovos na derme. 

As larvas se desenvolvem no tecido subcutâneo do pet, ou seja, por baixo da pele. No entanto, vale ressaltar que nem sempre as moscas depositam os ovos diretamente no local. 

As moscas dessa espécie são encarregadas apenas de botar os ovos, mas depositam os mesmos em outras moscas comuns, que acabam agindo como uma “barriga de aluguel” e ficam responsáveis por transmitir a doença aos pets. 

Esses ovos demoram cerca de uma semana para eclodir, depois as larvas começam a invadir o tecido subcutâneo, onde passam a se alimentar até completarem um ciclo de 40 dias

Quando isso acontece, elas formam uma pupa, que se assemelha ao casulo de uma borboleta e quando os casulos se abrem depois de determinado tempo, dá origem a novas moscas

No entanto, a região onde as larvas estavam se alimentando acaba ficando exposta e muitas vezes inflamada, facilitando a entrada de outros parasitas

Outra curiosidade sobre a doença é que nem sempre ela atinge apenas os animais de estimação, este problema é muito comum em animais que vivem em campos e pastos e também pode acometer os humanos. 

Quais os sintomas de bicheira em cachorro?

Algumas vezes a bicheira pode agir de forma silenciosa, no entanto, uma hora ou outra é possível perceber que o animal está incomodado, apresentando alguns sinais que podem ser evidentes da doença. 

Entre o principais sintomas da doença, estão: 

  • Coceiras
  • Lambeduras
  • Nódulos ou buracos na pele
  • Dor
  • Pouca interação
  • Falta de apetite

Esses sintomas costumam ser muito comuns porque a larva se desenvolve dentro da pele do animal e conforme ele se alimenta dele, é comum gerar dor e coceira na região

Normalmente, isso faz com que o animal fique mordendo ou lambendo a região em excesso, por isso, esses sinais são os mais comuns e fáceis de levar o tutor a verificar se há algo no local. 

Por isso, é importante sempre olhar o local para saber se não existem nódulos ou buracos na pele. Esses buracos costumam ser a “porta de entrada” das larvas e são bem comuns em cachorros com berne.  

Como é o tratamento para berne? Onde o capstar entra?

A maior dúvida que os tutores têm é se existe algum remédio para berne em cachorro, mas para tratar a doença, é necessário antes passar por um veterinário e fazer a avaliação do estado em que a infestação se encontra. 

Isso deve ser feito ao perceber que o animal está com o parasita e vale ressaltar que nenhum medicamento para o tratamento da doença pode ser dado sem orientação de um veterinário. 

É contra-indicado um tratamento para essa doença em casa. Por se alojarem por baixo da pele do animal, elas podem causar feridas e infecções, e em alguns casos, é necessário a intervenção cirúrgica para a remoção completa das larvas. 

Ao encontrar as larvas e diagnosticar que o animal está com miíase, o veterinário poderá indicar medicamentos para a lesão, pomadas ou sprays para manter o ferimento limpo, estimular a cicatrização e fazer com que as larvas sejam expelidas da pele do animal. 

Um desses medicamentos é o Capstar, um remédio desenvolvido com o princípio ativo Nitenpiram que serve para acabar com pulgas adultas em cachorros e gatos com mais de quatro semanas de vida. 

Estes parasitas externos incomodam bastante os animais com suas mordidas, fazendo com que o pet não pare de se coçar, casos complexos também apresentam erupções cutâneas com presença de sangramento.

Ao identificar uma infestação de pulgas no seu cachorro ou gato, ofereça a medicação correta com a ajuda do veterinário e se atente para limpar os ambientes que ele frequenta, pois a maior parte do problema está lá. 

Veja como eliminar as pulgas do ambiente

Mas o Capstar também atua no tratamento das bicheiras. Ajudando na eliminação das larvas da pele do animal.  

Embalagem do remédio capstar

Como Capstar é indicado para acabar com a bicheira?

Capstar é um medicamento em formato de comprimido, que pode ser oferecido com ou sem a presença de um alimento, para cachorros que possuem dificuldade em engolir remédios, o ideal é ingerir o medicamento junto com uma fruta ou petisco.

O ideal é oferecer uma segunda dose do comprimido após 24 horas, pois a medicação não é de longa duração, mas o Capstar é um remédio para uso pontual. 

No caso de pulgas, o correto é eliminar a infestação no ambiente e usar um antipulgas contínuo além de cuidar para que o animal não frequente lugares que possam oferecer riscos de contaminação.

No caso de bicheira, o capstar é o melhor medicamento para eliminar os parasitas, em menos de um dia já é possível observar melhorias consideráveis. 

Além disso, quanto mais cedo o problema for identificado, menor será as chances de impactar os órgãos do animal e trazer complicações. O uso de Capstar é seguro para fêmeas gestantes, em lactação e para os machos em reprodução.

Quantos dias dura o efeito do Capstar?

O remédio tem efeito rápido e, após o uso, é possível perceber os resultados em até 15 minutos. Ele age eliminando as pulgas adultas, e expulsa as larvas da ferida, de modo que na hora da retirada, cause menor dor no animal. 

Esta medicação é rapidamente absorvida pelo organismo, então não é de longa duração, sendo necessário uma segunda dose, por isso é importante consultar um veterinário para entender a situação do bichinho e qual a melhor maneira de realizar o tratamento. 

Na Cobasi você encontra Capstar com os melhores preços, aproveite nossas promoções de medicamentos. Leia mais sobre cuidados com o seu pet:

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

18 Comentários

  1. marcia cristiane disse:

    boa noite,
    mesmo usando o medicamento é necessario tirar as larvas?

  2. Thayane disse:

    GATOS.
    O Capstar vai eliminar as pulgas adultas, mas e os ovos? o que vai acontecer?

    • admin disse:

      Olá, Thayane! Como vai? O Capstar tem ação rápida para eliminação de pulgas, porém não tem ação prolongada. Portanto, é indicada a associação de um outro antipulgas com maior período de proteção. Agradecemos o seu comentário!

  3. Stefanie disse:

    Olá

    Meu gato castrou e depois de uma semana 9 dias mais ou menos, apareceu com umas larvas bem pequenas na região da cirurgia. Sabe me informar se esse medicamento ajudaria?

  4. Iara Maria Sampaio Moreira disse:

    Larvas,brancas,no pelo do animal,infestado.

  5. CILLAS EDUARDO FIGUEREDO DO AMARAL disse:

    Bom dia, o CAPSTAR pode ser usado em bicheira num Pônei de 120kg?
    Têm algum indicação?

  6. Renato disse:

    Meu cachorro está com berne na orelha, boca e próximo do ânus, estou fazendo a limpeza e retirando com a pinça, o medicamento irá expulsar as larvas será nescessário dar antibiótico??

  7. Marcia Saraiva disse:

    Olá,, bom dia!
    Eu comprei o capstar 57mg dei junto com alimento , mas ele ainda continua com as corceiras,as pulgas pelo jeito não está deixando ele em paz, o que fazer ?

  8. Tania Rosana do Nascimento Santana disse:

    Minha cadela tem 14 anos, apareceu um caroço na gengiva dela, mesmo cuidando deu bicheira, capstar diminuiu o caroço, mas está voltando a cresce, o que eu faço?

  9. Bom dia, . disse:

    Minha cachorro.e uma.cocker, ela.esta.com as.2.orelhas inchadas, as vezes.sangra um.pouco e com.mal cheiro. Isso pode.ser carrapato dentro.da orelha. Ela não deixa eu tocar na orelha.Esta quieta, quase não está comendo. Será.que posso dar capstar pra ela?

Deixe o seu comentário