Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Boneco de alpiste: como fazer um boneco ecológico

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 5 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Boneco de alpiste

A natureza é o lugar ideal para se aprender, além de ser um ponto de conexão muito importante entre o meio ambiente e a infância. Porém, qual o melhor caminho para adotarmos essa cultura de uma vez por todas? Ensinando, claro! Por isso, convidamos você a aprender como fazer um boneco de alpiste

Mas, antes de ensinarmos o passo a passo de como fazer um boneco ecológico, que tal uma aula sobre o alpiste? 

O que é alpiste?

Quando você escuta algo sobre o alpiste, qual a primeira coisa que imagina? Deixa eu tentar adivinhar? Comida para pássaros? Está certo? Está, sim! O alpiste é tradicionalmente uma comida para aves, mas também serve para os humanos.

O valor nutricional do alpiste tem como destaque ser uma fonte rica em proteínas e vitaminas. Mas não é apenas isso! Os grãos são fortes aliados do organismo, pois ajudam a metabolizar as gorduras, além de conter agentes antioxidantes e ácido linoleico. Em outras palavras, este grãozinho dourado é uma boa fonte de energia para os pássaros e humanos. 

Não à toa, o alpiste talvez seja não só o alimento mais conhecido por tutores de pássaros, como também o mais utilizado para alimentar aves. Mas, fica uma observação importante: apesar de ser rico e nutritivo, variar o cardápio é fundamental para garantir uma alimentação balanceada para o seu passarinho. 

Para valorizar conhecimento e aprendizado sobre a natureza, é preciso conhecê-la, concorda?! 

Agora que já falamos um pouco mais sobre o principal item do nosso boneco, que tal aprendermos o passo a passo de como fazer o boneco de alpiste? Estão prontos? Então, vamos nessa!

Como fazer boneco ecológico de alpiste?

como fazer um boneco de alpiste
O boneco de alpiste é uma maneira lúdica de conectar e ensinar às crianças a importância do meio ambiente.

O boneco ecológico é uma atividade muito dinâmica e divertida que, além de proporcionar uma experiência com a natureza, promove também uma maneira fácil de ensinar às crianças sobre a importância do meio ambiente. Afinal, vale sempre lembrar: a natureza é uma professora de mão cheia.

Contudo, antes de começarmos, precisamos de alguns itens. Confira a lista de materiais que vamos utilizar para confeccionar o boneco de alpiste:

  • alpiste;
  • meia calça fina usada;
  • terra, serragem ou substrato;
  • cartolina;
  • canetas coloridas;
  • barbante ou elástico;
  • cola branca;
  • tintas;
  • liguinhas de borracha;
  • olhinhos móveis de plástico ou botões de camisa;
  • potes de iogurte vazios.

Alguns dos elementos mencionados são utilizados para decoração do cabeça de alpiste, como as tintas e canetas coloridas. Isso significa que não são essenciais, então podem ser substituídos, ficando ao seu critério utilizar os materiais decorativos que preferir. 

Agora com tudo pronto, vamos cuidar da plantinha e fazer um penteado super estiloso no bonequinho de alpiste?  

Passo a passo para fazer um boneco de alpiste

Para fazer um boneco cabeça de alpiste, ou cabeça de batata, como também é conhecido, é muito simples e fácil. Siga o passo a passo de como fazer boneco de alpiste:

  1. Corte uma perna da meia calça e adicione o alpiste. 
  2. Complete o espaço da meia com serragem, terra ou substrato. Após isso, dê um nó bem seguro na meia e corte o excesso. 
  3. Agora, vamos começar a fase de modelar o boneco em forma de bola.
  4. Então, com ele virado para baixo, coloque a meia sob um suporte que retenha água. É preciso deixar o lado com as sementes de alpistes para cima.
  5. Lembra dos potinhos de iogurte? Eles vão nos ajudar como base para quando precisarmos regar o bonequinho, não deixando a água escorrer. 
  6. Para fazer as orelhas e o nariz é super fácil! Basta puxar um pedaço da meia junto com a serragem e amarrar com um barbante.
  7. Agora é só decorar da maneira que preferir. Adicione enfeites, cores, formatos. Faça do seu jeito e use muita criatividade! 
  8. Depois de decorar, é hora de regar o bonequinho pela primeira vez, e a partir disso deve-se molhar todos os dias para que a semente de alpiste cresça e dê origem aos cabelinhos dos bonecos.

Quanto tempo demora para o boneco de alpiste crescer?

mão com comida de passarinho
Fazer boneco de alpiste é uma atividades super divertida e simples.

Essa é uma das melhores etapas de cuidar do boneco de alpiste: a oportunidade de cuidar de um ser vivo e conectar-se à planta para criar as condições necessárias para que ela viva e cresça.

Confira três dicas para cuidar do boneco de alpiste:

  1. A primeira dica para que o bonequinho ecológico consiga crescer mais rápido é colocar as as sementes de alpiste na água 24 horas antes de começar a fase de criação. 
  1. Para o crescimento saudável do boneco de alpiste, na hora de regar, use moderadamente a água todos os dias pela manhã. Essa é uma etapa fundamental no processo. Não esqueça de controlar a quantidade de água.
  2. O local onde o boneco de alpiste vai ficar precisa ser arejado e iluminado. Não é recomendado deixar em áreas fechadas como, por exemplo, armários.

Prontinho! O boneco de alpiste ecológico está pronto, mas agora, para ganhar vida, você precisa ficar atento aos cuidados diários que o seu boneco ecológico de alpiste precisa.

Depois é só acompanhar o seu crescimento, cuidando, regando e respeitando a natureza como ela merece. O objetivo do boneco ecológico é justamente esse: não apenas falar sobre meio ambiente, mas sim colocar em prática, ensinando crianças e jovens sobre a importância de vivenciar e conhecer tudo o que o mundo verde pode nos proporcionar. 

alpiste

Ah, antes de finalizarmos, temos mais uma missão importante. Qual o nome do seu boneco de alpiste? Você já escolheu? Deixe aqui nos comentários! Ficamos curiosos para saber.

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário