Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

O que é semente: alimentação completa para aves

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
o que é semente

Hora de aprender o que é semente e para que elas servem. Elas têm o objetivo de contribuir com a nutrição adequada para cada espécie, sendo compostas por elementos orgânicos que oferecem diferentes benefícios no organismo dos animais. Saiba tudo sobre as sementes e como escolher a certa para o seu animal de estimação. 

As sementes são grandes aliadas na alimentação

A maioria das aves adora se alimentar de frutas, legumes e, claro, sementes! Essas últimas têm um papel fundamental na alimentação dessas aves, proporcionando a nutrição necessária para que os pássaros permaneçam em um crescimento saudável.

Enquanto tutores dessas aves, porém, é preciso que você tenha em mente que assim como existem diferentes espécies de pássaros, também existem inúmeras possibilidades de sementes. Por isso, é importante sempre escolher uma adequada para as suas aves. 

O primeiro passo para saber a semente ideal para o seu pet é conhecendo mais sobre a espécie dele e, portanto, entendendo quais são os nutrientes necessários para o seu desenvolvimento. Por exemplo, os canários precisam apenas de alpiste na sua alimentação. Já os pombos ou papagaios precisam de vegetais além de sementes, para assegurar uma alimentação equilibrada.

Principais tipos de semente e nutrientes

  • Alpiste: O alpiste é o tipo de semente mais popular quando pensamos em alimentação de aves. Ela é amarela, pontuda e tem uma forma oval. O alpiste é rico em proteínas, carboidrato e vitaminas B1 e é muito ingerido pelos pássaros em geral, como por exemplo canários.
  • Girassol: outra famosa semente favorita entre inúmeras espécies de aves. A semente de girassol é rica em proteínas e pode ser encontrada em três tipos: pretas, listradas e brancas. Cada um desses tipos são indicadas para uma espécie de ave. Os papagaios, por exemplo, preferem as brancas. Embora seja saudável é indicado o controle de alimentação, uma vez que o girassol também é uma semente rica em gordura e pode causar o excesso de peso.
  • Aveia: essa é a principal semente quando o assunto são fibras. Essa é uma ótima opção para as aves que se encontram no processo de reprodução, por exemplo. Afinal, essa é uma semente fácil de ingerir. Na maioria das vezes são favoritas entre pequenos pássaros, mas os grandes também podem gostar.

Como servir a refeição para os pássaros

o que é semente

Seja em gaiolas ou livres, é fundamental saber como oferecer a refeição para os pássaros. Eles são animais muitas vezes desconfiados e, por isso, qualquer forma diferente do habitual pode fazer com que esses animais deixem de se alimentar.

Os comedouros, portanto, são os objetos mais indicados para essa ação. Na maioria das vezes, esse item é feito de plástico e podem contribuir muito com os animais, já que oferecem as sementes na medida necessária para as aves. Os comedouros ficam instalados tanto nas gaiolas, como fora também! Assim como os bebedouros, a exemplo dos instalados em áreas externas com o objetivo de atrair aves como o beija-flor.

Gostou desse post? Leia mais sobre em nosso blog:

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário