Descubra aqui como plantar alpiste

Por Cobasi

Compartilhar:
Descubra aqui como plantar alpiste

Quer descobrir como plantar alpiste em casa e incrementar – ou começar –  sua própria horta? Nós vamos te ajudar! O alpiste é bastante fácil de ser cultivado e você pode começar hoje mesmo, aí na sua casa ou no seu apartamento. Não é preciso muito espaço!

É possível realizar este cultivo em locais diversos, como plantar alpiste na garrafa pet e até mesmo como plantar alpiste no algodão, em vasos de diferentes tamanhos ou diretamente no solo.

Apesar de não ser uma plantinha exigente, o principal cuidado que você precisa ter é com a escolha da terra, que deve ser bem revolvida antes de iniciar o plantio.

Vamos ver, a seguir, cada uma das etapas para que você possa cultivar seu próprio alpiste em casa. Vem com a gente!

Passo a passo de como plantar alpiste

Como dissemos, as opções de cultivo são muitas. Na prática, até mesmo uma pequena latinha que você tenha em casa, com furos no fundo, já será o suficiente para você cultivar um pouquinho de alpiste. Por isso, escolha se você quer plantar alpiste em vaso ou na terra e vamos conhecer as próximas etapas.

Invista em uma terra de boa qualidade, que não tenha areia na composição, e preencha o recipiente que você escolheu para ser o seu vasinho. Com o auxílio de ferramentas de jardinagem, revolva-a bastante, para que ela fique soltinha e aerada, sem blocos maciços de terra e pedacinhos de madeira que possam dificultar o enraizamento.

Selecione as sementes que serão plantadas. Você pode iniciar o processo de germinação colocando essas sementes em um pequeno pote com água limpa e deixando por aproximadamente 24 horas.

Depois disso, escorra a água e espalhe as sementes no vaso, cobrindo com um pouquinho de terra. Tome cuidado para que elas não fiquem fundas demais, o ideal é que estejam mais próximas das superfície. Faça uma rega bem suave para não encharcar a terra e deixe em um local bastante iluminado.

Benefícios da grama de alpiste

Benefícios da grama de alpiste

Além de linda, a grama de alpiste pode ser consumida com segurança por gatos, auxiliando na eliminação das temidas bolas de pelo que se formam quando os bichanos fazem sua própria higiene.

Muitas pessoas adeptas da chamada alimentação viva também consomem os brotinhos do alpiste em sucos verdes, que fazem muito bem para a saúde e repõe vitaminas importantes para o bom funcionamento do nosso organismo.

Há, ainda, a possibilidade de plantar alpiste para que ele faça parte da decoração verde da sua casa. Conforme a grama for crescendo, você pode fazer diferentes podas e formar bonitos “penteados” no seu vasinho ou, então, elaborar os chamados bonecos de alpiste. As crianças em especial adoram, e seu cantinho verde fica muito mais charmoso e divertido!

Seja qual for a sua preferência, o alpiste é sem dúvida nenhuma uma ótima opção de planta simples de cuidar e com excelentes resultados de cultivo doméstico.

Quer conhecer outras espécies que você mesmo pode plantar em casa? O blog da Cobasi está repleto de dicas! Que tal começar descobrindo como plantar gengibre? Venha se surpreender!

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário