Saiba quando cachorra sente cólica e o que fazer para ajudar o pet

Por Rodrigo Svrcek   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
cachrorra sentindo cólica  deitada na cama
Dores e desconfortos são sintomas de cólica em cadelas

Sim, uma cachorra sente cólica, que é o nome popular dado a dores ou distensões abdominais. Esse desconforto, geralmente, está ligado a problemas, urinários, digestivos ou reprodutivos, no caso, durante o período de cio.

Venha com a gente e conheça o que pode significar cadela com cólica, sintomas, o que fazer e como prevenir essa situação. Confira!

Por que cadela sente cólica?

Uma cachorra pode sentir cólicas por uma série de condições, como gastrite, infestações parasitárias e gases. Conheça melhor cada caso.

Gases intestinais

A concentração de gases no intestino é um dos principais fatores associados à cólica em cães. Entre as principais causas desse incômodo estão a ingestão de algum alimento rico em gordura ou sal, o que torna a digestão mais difícil.

Infestação parasitária

Infestações parasitárias como verminoses também estão na lista de enfermidades que causam cólicas em cadelas.

Gastrite canina

A gastrite em cachorro também pode ser um dos motivos de uma cachorra com cólicas. O desconforto acontece devido a uma inflamação grave na mucosa que reveste o estômago.

Sintomas de cólicas em cadela

Para identificar um cachorro com dor de barriga, uma boa dica é se atentar aos possíveis sintomas de cólicas caninas. Entre os sinais mais evidentes, estão:

  • agressividade;
  • dificuldade em usar o banheiro;
  • gases em excesso;
  • inchaço e desconforto abdominal;
  • isolamento;
  • morder ou lamber o abdômen com frequência;
  • perda de apetite;
  • se esfrega no chão e se contorce em desconforto;
  • se movimentar com lentidão e cabeça baixa;
  • sensibilidade na região da barriga;
  • uivos ou choros excessivos.

Cachorra sente cólica durante o cio?

Sim, uma cachorra sente cólicas durante a fase estral do cio. Os principais indicativos são: abdômen sensível, tremores no corpo e alterações bruscas de comportamento.

Como tratar uma cadela com cólica?

mulher dando remédio floral lara cachorra com cólica
Florais são medicamentos naturais que podem ser usados para cadelas com cólica

O tratamento mais seguro para cólica canina é buscar a orientação de um médico-veterinário. Só ele poderá determinar a causa do desconforto e prescrever o medicamento mais adequado.

No caso de cadelas no cio, os remédios mais indicados são os florais e homeopáticos. Que devem ser administrados sempre com a orientação de um veterinário.

Como evitar que uma cadela tenha cólica?

Para evitar que seu pet tenha cólica canina, há algumas dicas que podem ajudar. Por exemplo, visitas frequentes ao veterinário e administração preventiva de vermífugos são essenciais para a prevenção de doenças.

Outro ponto importante é manter uma dieta rica e balanceada. Combinar rações secas, úmidas, petiscos, frutas e legumes promovem o bom funcionamento do sistema gastrointestinal.

Por fim, no caso das cadelas, uma boa prática é investir na castração logo após o primeiro cio. Além de evitar cólicas e gravidez indesejada, o procedimento contribui para diminuir as chances de câncer de mama e ovário. 

Gostou de saber que cachorra sente cólica e como ajudar o seu animal de estimação. Para aprender sobre a saúde canina, continue no Blog da Cobasi.

Por Rodrigo Svrcek

Redator

Jornalista apaixonado por livros, filmes e literatura. Especialista de planta, sabe tudo sobre cultivo e cuidados. Atualmente não tem pets, mas até hoje não se esqueceu da Joana, gatinha para quem deu lar temporário solidário para ajudar uma ONG.

Ver publicações

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário