Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Cachorro com problema no fígado: causas e como tratar

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
cachorro com problema no fígado

Cachorro com problema no fígado pode desencadear doenças sérias que precisam de um tratamento adequado para garantir a melhora do animal. Isto é, infelizmente, essa é uma doença que pode ser causada por diferentes motivos e entre eles, o mais comum é a alimentação inadequada destinada aos animais.  Conheça quais são os sintomas da doença e, principalmente, o que deve ser feito quando seu pet está apresentando algum problema nesse órgão.

Qual o papel do fígado no organismo do meu pet?

Tanto em nós quanto nos animais, o fígado é um órgão muito importante para todo o organismo. Por isso, dentre todas as suas funções, as principais é o armazenamento de glicose, vitaminas e minerais. Além da produção de fatores que tem como responsabilidade a coagulação do sangue. 

Por isso, esse órgão funciona como um verdadeiro filtro no organismo, retendo e eliminando todas as toxinas e impurezas do corpo do animal e garantindo a energia necessária para a sua saúde. 

O que causa as doenças no fígado?

Um dos principais fatores que levam a problemas no fígado é a alimentação que, por vezes, podem se apresentar de forma deficiente ao que é necessário para a saúde do animal. Ou seja, um exemplo claro disso é a ingestão de rações de baixa qualidade ou ainda uma alimentação baseada em comida humana

Além disso, os fígados podem apresentar problemas por conta de infecções de bactérias ou vírus; trauma causado por algum acidente ou impacto; intoxicação alimentar pela ingestão de substâncias tóxicas e ainda por alguma influência de doenças cardíacas, que oferecem uma má distribuição do sangue do animal. 

Quais são as doenças mais comuns por problemas no fígado?

Entre os problemas mais comuns apresentados nesse órgão, estão:

  • Tumores: causados, na maioria das vezes, em cachorros mais idosos de raças que possuem predisposição ao desenvolvimento;
  • Hepatites: existem duas formas de hepatites comuns de oferecerem problemas no fígado. A primeira é a infecciosa que são causadas por vírus e acabam acometendo cães filhotes. Elas podem ser evitadas com vacinação. A segunda é a tóxica, ou medicamentosa, onde a causa principal é a intoxicação alimentar;
  • Obstrução biliar: causada pelo surgimento de pedras na vesícula biliar do animal;
  • Lipidose hepática: ocorre em casos de acúmulo de concentração de gordura no fígado – essa é comum de ocorrer, principalmente, em animais com sobrepeso. 

Quais são os sintomas apresentados por problemas no fígado?

Nos humanos o tom de pele amarelado é um sinal claro de que há alguma coisa errada com os fígados. Isso ocorre por conta da impossibilidade da extração correta da bilirrubina – pigmento biliar. Nos pets, esse sintoma também é comum. No entanto, também podem apresentar:

  • Perda de apetite;
  • Aumento extremo no consumo de água;
  • Apatia ou depressão;
  • Urina escura;
  • Oscilação de peso. 

Como ajudar meu cachorro com problema no fígado?

Neste cenário, a melhor forma de ajudar o seu pet é o encaminhando com urgência para um médico veterinário de sua confiança. Esse profissional está habilitado em realizar uma série de exames no animal e, portanto, descobrir exatamente qual será o tratamento necessário para a sua recuperação. Evite medicações por conta própria ou ainda medicações caseiras.

Gostou desse post sobre cachorro com problema no fígado? Leia mais sobre em nosso blog:

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

31 Comentários

  1. Vânia Bueno disse:

    Meu cão tem problemas sério no figado já dei vários tipos de medicamentos e não abaixa a taxa,dou ração Hepátic da Royal junto com a pastinha também Hepátic,agora ele não quer comer mais a ração, estou desesperada, nao6sei o que dar,alguém me ajuda por favor 😢😢😢

    • Cobasi disse:

      Olá, Vânia. Como vai? O melhor é sempre fazer o acompanhamento com um médico-veterinário especialista.

    • Karen Christina disse:

      Oi Vânia, tudo bem? Meu cachorro está com auteracao no fígado e um pouco de gastrite. Estava desesperada sem saber o que fazer e o que dar pra ele comer. Comecei a cozinhar verduras , sem sal e sem uma gota de óleo , não coloco tempero nenhum. Amasso abóbora , pico abobrinha e misturo na ração . Amasso mandioquinha e pico cenoura, misturo na ração. Pico beterraba e misturo com mandioquinha ou batata doce e misturo na ração. Graças a Deus , ele está amando , come tudo e lambe o prato . O coco dele que tinha mucosa , ou muito preto , ou diarreia , agora está perfeito. Ele sentia muita dor, agora não sente mais . Fiquei desesperada com medo de perder ele, mas graças a Deus ele está cada dia melhor. Não deixo ele comer mais nada a não ser verduras. Até nas verduras sou seletiva pra não prejudicar o estômago dele.

      • Cobasi disse:

        Oi, Karen. Tudo bem? É muito importante que uma dieta composta por alimentação natural seja acompanhada por um veterinário especialista em nutrição. Apenas dessa forma, o tutor terá a garantia que o pet está recebendo nutrição completa.

  2. Naide souza disse:

    Minha cachorrinha mel tem 4anos está com fígado inchado já gastei muito,ela já tomou antibioticomuitas vitaminas e remédio epatico e não melhora.esta enorme parece que vai explodir,está cansada .sofrendo muito já não sei que fazer e entreguei nas mãos de Deus 😭

  3. solange disse:

    boa tarde minha dog,esta com problema no figado, esta em tratamento come ração gastro, toma suplemento, omeprazol .mas continua a vomita tudo que come,tem tipo uma tosse seca e vomita uma gosma branca melequenta.
    fez uma cirurgia de castração devido há uma infecção e esta tomando antibioticos. Mas ja vomitava antes da cirurgia!

  4. lucivone campos disse:

    OLA ; O MEU DOG TEM 23 ANOS CRONOLOGICAMENTE,ELE PELA IDADE ESTÁ OTIMO, MAIS AGORA APARECEU O TOSSE TIPO GANSO,EU IMAGINEI QUE CARDIACO,MAIS NÃO GOSTARIA DE SABER A VERDADE, SERA QUE POSSO DAR O ÁCIDO ACETISALICILICO DE 100MH? ( A TOSSE NÃO SAI NADA), OBRIDADA

  5. Carmem Aparecida de Oliveira disse:

    minha cachorra foi diagnosticada com cirrose Hepatica estou fazendo tratamento gostaria saber sobre alimentacao o que fazer
    poderia me ajudar desde ja agradeço

  6. Fátima Corrêa de Souza disse:

    Minha cachorrinha está com o fígado e o baço um pouco inchado fez exame de sangue e ultrason que contou.
    Pode me dizer o que ela não pode comer .
    Ela cone maçã banana ração e bolacha .
    Ela pode comer isto

  7. MARCELO disse:

    BOM DIA, MIMHA CACHORRINHA TEM A BARRIGUINHA MUITO ENCHADA E QUANDO BEBE AGUA INCHA MUITO MAS,, E FICOU COM AS QUATRO PATINHAS INCHADA , PASSA MAU TODOS OS DIAS ANDA SE ARRASTANDO NO CHAO, FES EXAME E DEU FIGADO GRANDE, OQUE FAÇO ME AJUDA POR FAVOR.

  8. taiza almeida disse:

    ola tenho uma cachorrinha pinscher ,ela esta ha alguns dias apatica, chegou a vomitar e ta com pouquissimo apetite e acho que com febre .
    tem algo que eu possa dar a ela pra aliviar esses sintomas em casa?

    • Cobasi disse:

      Oi, Taiza. Como vai? O tratamento deve ser orientado pelo médico-veterinário. Para ser passado as medicações corretas para tratamento e cuidado

  9. Minha cachorra vomita devez enquando cor amarelo.....toma bastante água.... disse:

    Outra dúvida….ela pode tomar injeção de evitar cachorros quando…ela teve bebês dia 26/11/22. Está com plaqueta baixa

  10. Rose disse:

    Olá!
    Minha cachorrinha está com lama no fígado e um pouco de mineralização nos rins. Alguém já passou por isso com o seu pet? Como foi?
    Obrigada.

  11. Idelma Rosa disse:

    Meu cachorrinho Basset tem 8 anos e a uma semana está triste e está com a barriga um pouco inchada,quando aperto do lado ele late parece estar sentindo dor.O que pode ser ?estou desesperada,está urinando normal ,não gosto de vê-lo assim ,me ajudem

    • Cobasi disse:

      Olá, Idelma! Como vai?

      Esse sintoma pode ser desencadeado por uma série de motivos, recomendamos que leve o pet ao médico-veterinário para que ele possa ser avaliado e tratado adequadamente!

  12. Margarete disse:

    Gostaria de saber qual o melhor remédio pra fígado pra cachorro e tem o fígado com alteração e não quer comer ração ante comia só ração batida com frango desfiado agora não quer já passei por vários trabalhos e nada e por vários veterinário

  13. Magda Machado disse:

    Boa tarde, algum médico veterinário para me indicar na cidade de Novo Hamburgo RS , preciso levar minha filhota no veterinário.

  14. Michelli disse:

    Meu cachorro estava com a barriga muito grande e está com problemas no figado, pedra na visicula, mas eu dei pra ele HPhar 120 por uns 6 meses e ele melhorou bastante a barriga inchada. Agora vou ter que passar ele no endocrinologista porque há desconfiança dele estar com alteração hormonal.

  15. Bruna disse:

    Meu cachorro já fez exame deu alteração No figado dele ,ele não quer comer nada raça shitus ele esta sendo medicado e tudo tem algum remédio caseiro pra da a ele

    • Cobasi disse:

      Olá Bruna, entendemos a preocupação com o seu cachorro que está com alterações no fígado. É crucial seguir as orientações do veterinário, mas em relação a remédios caseiros, seria melhor evitar a automedicação. No entanto, você pode considerar oferecer alimentos de fácil digestão, como arroz cozido e frango sem temperos, sob a supervisão do veterinário. Certifique-se de manter uma comunicação regular com o profissional para ajustar o tratamento conforme necessário.

  16. Ana lucia de souza Reis Lana disse:

    O meu Tb está assim não sei o que faço

  17. Larissa disse:

    O meu também ta assim nd ta tratando ele 😭😭😭

Deixe o seu comentário