Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Cachorro comendo pedra: saiba o que pode ser!

Por Cobasi   Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
cachorro comendo pedra

Seu cachorro está comendo pedra? Esse tipo de comportamento pode significar um problema sério e até mesmo perigoso. Por isso, deve ser solucionado o quanto antes.

Antes de tudo, vale dizer que quando o cachorro come pedra pode engasgar, além de irritar e inflamar a mucosa gastrointestinal. Desta forma, ele pode ter um quadro de gastrite em cachorros.

Em situações mais graves, o cão pode sofrer com perfuração intestinal e ter hemorragias internas, resultando em morte.

Por que cachorro come pedra?

Na verdade, não existe uma única explicação para o fato do cachorro comer pedras. Por isso, vale a pena conhecer algumas condições e problemas de saúde que podem estar motivando esse comportamento:

Síndrome de Pica: é uma patologia que provoca a ingestão de alimentos e objetos, inclusive de pedras.

Fase do descobrimento: nos primeiros meses de vida, é normal que os cachorros mordam e até ingiram, por acidente, alguns objetos, incluindo pedras. Apesar de ser um comportamento normal, não é aceitável.

No entanto, não é recomendado que você retire o objeto da boca do animal, pois isso pode causar uma ingestão rápida, mesmo tentando evitar essa situação. Por isso, o ideal é que cada tutor ensine o pet a soltar objetos.

Estresse e ansiedade: muitos motivos podem deixar o animal estressado. Para aliviar essa tensão, o cachorro pode criar o hábito de comer pedras.

Meu comeu pedras. E agora?

Se o seu cachorro comeu pedras, é muito importante que você busque ajuda de um veterinário. Isso porque, mesmo que alguns métodos caseiros possam ser encontrados na internet, essas receitas não são recomendadas.

E o motivo para isso é bem simples: dependendo do tamanho e da localização das pedras, ao tentar fazer o animal vomitar ou defecar, o trato gastrointestinal do pet pode ter problemas. Por essa razão, é muito importante contar com a ajuda de um veterinário.

Ao realizar alguns exames, o veterinário poderá conhecer a localização exata das pedras no organismo do cachorro. Com essa informação, o profissional pode indicar a forma mais fácil de tirar as pedras ingeridas, sem causar danos sérios ao organismo.

Vale ressaltar que, em alguns casos, pode ser necessário realizar uma cirurgia para extrair a pedra de forma segura.

Cachorro comendo pedras: saiba como fazê-lo parar

cachorro comendo pedra

Cachorro comendo pedras é um péssimo indicador para a saúde, como vimos acima. Diante disso, saiba que é possível prestar atenção em alguns pontos para evitar essa situação. Dentre eles são:

  • Ofereça uma alimentação completa e equilibrada, conforme os requisitos nutricionais de cada fase;
  • Mantenha a atividade física do seu pet em dia. Mas, respeite o tipo e a quantidade de exercícios apropriadas para cada idade;
  • Brinque com seu pet com brinquedos adequados;
  • Deixe seu ambiente adequado para que o cachorro gaste energia e se divirta, mesmo que você não esteja em casa;
  • Estimule o pet com jogos de inteligência e atividades divertidas;
  • Ofereça cuidados médicos e respeite o calendário de vacinação . Além disso, realize visitas ao veterinário a cada seis meses.

Veja mais dicas sobre comportamento para seu melhor amigo:

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

1 Comentário

  1. Maria Onofre de Oliveira disse:

    Gostei demais das informações, estou com problema com meu pet, está sempre com pedras na boca, e já até engoliu, após vomitando após horas ou as vezes no dia seguinte

Deixe o seu comentário