Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Cachorro comendo terra: principais causas e como evitar!

Por Cobasi   Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
cachorro comendo terra

Pegou o seu cachorro comendo terra e está preocupado? Esses pets são curiosos, brincalhões e animados. Por esse motivo, estão sempre brincando, vasculhando lugares e cheirando tudo o que vêm pela frente. Entretanto, esse jeito desinibido de ser, também pode ser o causador de problemas, já que os animais podem inalar ou ingerir algo que possa fazer mal para a sua saúde, como à terra, por exemplo. 

Embora cavar nos jardins e brincar com terra seja uma atividade bastante comum entre os cachorros, principalmente entre os cães mais “bagunceiros”, existem algumas razões que podem levar o seu animal a comer terra. Descubra quais são elas e como fazer para evitar esse comportamento:

Por que o cachorro come terra?

Existem várias causas para o seu cachorro estar comendo terra! Pode estar ligado ao comportamento, a deficiências nutritivas e muito mais. Veja as principais causas que levam o seu animal de estimação a fazer isso:

1) Tédio ou estresse

Os cachorros também ficam entediados, estressados e ansiosos, o que pode fazer com que iniciem essa prática de comer terra! É super importante estabelecer uma rotina de exercícios e brincadeiras com o seu pet para ele poder gastar energia.

2) Falta de vitaminas e minerais

Assim como os humanos, os cachorros também precisam das suas doses nutritivas e cheias de proteínas, vitaminas e minerais. Comer terra pode ser um sinal de que o seu animal não está recebendo todos os nutrientes que precisa! Isso pode ocorrer por não estar se alimentando com a ração recomendada, etc.

3) Parasitas e vermes

Outro fator que leva um cachorro a comer terra pode ser a presença de parasitas e/ou vermes no organismo do seu pet. Quando isso acontece, o próprio animal busca uma forma de eliminar esses invasores e de estimular o vômito. 

4) Chamar a sua atenção

Muitos cães possuem a prática de tentar chamar a atenção do dono a todo custo! Comer terra pode ser a tentativa do seu pet de fazer com que você dê um pouco mais de atenção a ele. Principalmente se o animal passa basta tempo sozinho ou isolado.

cachorro comendo terra

O que fazer para o cachorro parar de comer terra?

Após conhecer as principais causas que levam um cachorro a comer terra, você provavelmente deve estar se perguntando como fazer para que ele pare com essa prática, certo? 

Antes de buscar qualquer causa ou maneira de fazer o seu cachorro parar de comer terra, é preciso levar o seu animal de estimação até um veterinário assim que possível. Somente assim, você encontrará todas as informações que precisa para fazer com que o seu cão fique saudável e livre de substâncias que sejam prejudiciais a sua saúde.

Pode ser que o seu cão precise realizar alguns exames, mudar a alimentação ou identificar outras causas para ele estar exercendo essa atividade. De qualquer maneira, o veterinário é o profissional certo para te ajudar com isso!

Além disso, lembre-se de dar muito amor, carinho e atenção ao seu pet. Caso o problema seja tédio, estresse ou ansiedade, a sua presença ajudará o animal a lidar com esses comportamentos. 

Gostou desse post? Continue lendo mais conteúdos sobre cachorros:

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

4 Comentários

  1. Rafaela disse:

    Meu cachorro esta muito gordo fora do normal apenas a barriga parece que ela está grávida , ela esta comendo terra também ….

    • Cobasi disse:

      Olá, Rafaela! como vai?
      Seu cachorro apresentar ganho de peso excessivo e uma barriga distendida, além de comer terra, isso requer atenção veterinária.

  2. Francineide abrantes da silva disse:

    A minha pet já teve barriga da’água feiz várias drenagem tomou medicação por de um ano ela come uma ração muito boa e cara com várias vítimas a veterinária também passou pra ela comer ovos cuzidos e batata doce mesmo assim em vez em quando eu pego ela comendo terra

    • Cobasi disse:

      Francineide, é preciso levar o seu animal de estimação até um veterinário assim que possível. Somente assim, você encontrará todas as informações que precisa para fazer com que o seu cão fique saudável e livre de substâncias que sejam prejudiciais a sua saúde.

Deixe o seu comentário