Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Será que cachorro pode dormir na cama com o dono? Descubra!

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
cachorro dormindo na cama com o tutor
Cachorro pode dormir na cama, desde que com alguns cuidados.

Um hábito bastante comum que demonstra afeto e carinho entre tutor e animal é o cachorro dormir na cama junto com o tutor. Mas será que essa prática faz bem à saúde e ao bem-estar do cãozinho? Venha com a gente e saiba se você deve ou não dormir com cachorro na cama.

Dormir com cachorro na cama: faz bem ou não?

Apesar de ser uma demonstração de afeto, carinho e estreitar os laços entre tutor e o cão, dormir com cachorro na cama é um hábito que pode não ser saudável. Isso tanto para o tutor quanto para o animal de estimação. 

De acordo com estudo realizado pela Associação de Produtos para Animais de Estimação dos Estados Unidos, no país, cerca de 60% dos tutores têm o hábito de dividir a cama com seu pet. 

Para essa parcela da população norte-americana, os cães não são vistos como animais de estimação, mas como um membro da família, como filhos, sobrinhos ou netos. Por isso, para eles, é normal que eles dividam a cama com os tutores e não tenham uma cama para cachorro separada só para eles. 

Dormir com o cachorro na cama pode ajudar o animal a se sentir protegido. Entretanto, por ser um animal que vive em estado de alerta, qualquer movimento do tutor pode acordar o animal e privá-lo de uma confortável noite de sono. Já no caso do tutor, se o cão não estiver com a pelagem higienizada, aparada e as patinhas limpas, o fato dele estar presente na cama pode agravar alergias. Isso sem falar em pulgas e carrapatos que podem atacar o ser humano e transmitir doenças.

Dormir com cachorro na cama: qual a solução?

tutor fazendo carinho no cachorro na cama
Adestramento é uma das soluções para que o cão possa dormir na cama.

Apesar de possíveis desconfortos durante a noite e exposição a problemas de saúde, você ainda deseja dormir com o cachorro na cama? Então, confira algumas dicas que ajudam a minimizar os riscos e garantir uma deliciosa noite de sono para o tutor e o cão. 

  •  vermifugar o cômodo de acordo com a orientação de um médico-veterinário;
  • fazer higienização e troca da roupa de cama com frequência;
  • adestre o cão para que ele saiba quando está autorizado subir na cama;
  • use pipetas, coleiras ou comprimidos antipulgas e carrapatos para manter o animal protegido.

Além dessas práticas, o recomendado por médicos-veterinários é criar alguns hábitos para o animal antes de dormir. Por exemplo, ensiná-lo a fazer as necessidades antes de ir para cama, como também investir em brincadeiras para que ele possa gastar energia e descansar tranquilamente ao lado do tutor.

Caso especial: cães com incontinência urinária

Há cães que sofrem de incontinência urinária, principalmente os mais idosos e cadelas em qualquer fase da vida. Para garantir que os cães possam dormir na cama ao lado de tutores, é necessário um tratamento especial.

O indicado é, antes de tornar o dividir a cama com o pet um hábito, levá-lo ao médico-veterinário. Pois o profissional poderá avaliar o quadro clínico do animal e prescrever o medicamento correto como o Incurin, da MSD Saúde Animal, criado exclusivamente para tratamento de problemas no trato urinário de cães.

Importante: Não faça uso de automedicação em animais de estimação. Qualquer medicamento deve ser administrado apenas com prescrição e acompanhamento de um veterinário responsável.

Apesar de não recomendado, um cachorro pode dormir na cama do tutor. E você? Vai reservar um espaço para o seu animal de estimação descansar ao seu lado? 

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário