Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Em cachorro, fezes gelatinosa com sangue: o que pode ser?

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Cachorro fezes gelatinosa com sangue: o que pode ser?

Como tutores de cachorro, é sempre muito importante prestar bastante atenção aos sinais que podem indicar que a saúde do pet não está indo tão bem. Às vezes, os sintomas podem ser discretos, por isso, é sempre necessário ficar atento aos mínimos detalhes, tais como perceber no cachorro fezes gelatinosa com sangue.

Caso o seu cãozinho esteja passando por isso, é muito provável que ele esteja sofrendo de colite canina, e é sobre essa doença que iremos falar aqui. Mas é de extrema importância que você não deixe de consultar um veterinário para obter um diagnóstico exato, além de um tratamento eficiente.

O que é a colite canina?

Trata-se de uma inflamação na região do intestino do cachorro, conhecida como cólon. Esse problema é mais comum em animais adultos, mas, às vezes, também pode acometer idosos ou filhotes. 

Essa doença pode ser identificada de duas formas: colite aguda e colite crônica. A primeira surge de forma repentina, e normalmente tem curta duração, sendo associada a distúrbios alimentares ou parasitas. Já a colite crônica costuma evoluir ao longo do tempo e dura algumas semanas, ou, às vezes, pode ocorrer de forma frequente. 

Uma ingestão excessiva de comida ou uma mudança muito abrupta de uma dieta para outra podem ser as causas da colite canina aguda. Além disso, a doença pode surgir, por causa da ingestão de objetos indevidos ou alimentos estragados, nos quais haja toxinas ou nutrientes pouco digestíveis. Em relação à colite crônica, o problema consiste na inflamação da mucosa intestinal de etiologia indeterminada.

Quais são os sintomas mais comuns?

De forma geral, o principal sintoma da colite são as fezes gelatinosas com sangue em cães, normalmente com consistência de diarreia. Justamente por isso, o cachorro fica com grande dificuldade de absorver os nutrientes necessários para o funcionamento de seu organismo. 

No caso da colite crônica, é necessário consultar um veterinário de forma imediata. Isso porque, caso as diarréias ocorram com bastante frequência, é possível que o pet comece a perder bastante peso, além dos nutrientes. Por conta disso, é possível que ele tenha sintomas secundários, tais como fraqueza, pelagem opaca e quebradiça, perda de apetite e disposição, etc.

Como tratar, em cachorro, fezes gelatinosa com sangue?

cachorro fezes gelatinosa com sangue

O tratamento irá depender do tipo de colite. No caso da aguda, por exemplo, é comum que o problema se resolva de forma espontânea. Apesar disso, é importante ficar atento aos sintomas do cão para ter certeza de que não é nada muito grave.

No caso da crônica, será necessário o acompanhamento de um veterinário para que seja feita uma análise minuciosa do problema, com exames de imagem, hemograma, etc. Dessa forma, o profissional também poderá prescrever medicamentos que foquem na reposição de líquidos perdidos durante os dias com diarreia, além de recomendar mudanças permanentes na alimentação.

Mas lembre-se: é extremamente necessário que você consulte um médico-veterinário para ter a certeza de que o problema do seu cãozinho consiste na colite canina. Afinal, outros problemas podem acarretar em fezes de cachorro gelatinosa com sangue, tais como parasitas intestinais, tumores, doenças virais ou bacterianas, etc. 

Sendo assim, apenas um profissional será capaz de diagnosticar o seu pet, e, ainda, oferecer um medicamento eficiente para que o cão fique saudável o mais rápido possível!

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

4 Comentários

  1. Lucia Freitas disse:

    Excelente artigo
    Muito instrutivo, esclarecedor!
    Que ótimo prestações de serviços como a de vocês!

  2. Cristiane disse:

    Minha cadela é vacinada em dia.
    Mais hoje apareceu com colite com sangue.
    Pode me ajudar não tenho como pagar uma consulta veterinária no momento.
    Tem como me informar um remédio para minha cadeia e porte pequeno.

  3. Izabel Soares de Souza disse:

    Minha pet porte grande, a umas duas semana não está comendo ração, já trocamos só esta aceitando comida, e já perdeu a metade do peso, e as feses esta gelatinosa, e muito escura, gostaria que vc me ajudasse porque não tenho condições de levar no veterinário

    • Cobasi disse:

      Olá, Izabel! como vai?
      É importante que saiba que somente um médico-veterinário é capaz de diagnosticar e receitar medicações ao seu pet. Esses sintomas apresentados podem ocorrer por uma série de motivos, por isso é importante contar com a análise de um profissional.

Deixe o seu comentário