Probiótico para cães: o que é e quando usar?

Compartilhar:


probiotico para caes

O probiótico para cães pode ser um aliado dos tutores na preservação da saúde dos pets. Por isso, acompanhe este post e descubra o que são os probióticos, quando usar e onde encontrar.

O que é o probiótico para cães?

Antes de tudo, vamos entender para que servem os probióticos para cães.

Você sabia que, assim como os humanos, os cachorros têm uma enorme quantidade de bactérias no intestino?

Elas são fundamentais para a digestão dos nutrientes e vitaminas que garantem uma vida saudável. No entanto, quando uma bactéria começa a se multiplicar de maneira exagerada ou uma bactéria “ruim” invade o organismo, começam a aparecer os problemas no intestino. É nessas horas que o seu pet precisa de um probiótico para cães.

O probiótico para cães possui microrganismos naturais que já existem na flora intestinal dos animais e agem para melhorar a absorção dos nutrientes e vitaminas.

Dessa forma, os probióticos contribuem para o aumento das bactérias benéficas do organismo do seu pet e impedem o crescimento das bactérias ruins.

Além dos probióticos, existem os prebióticos. Eles também auxiliam no equilíbrio da flora intestinal, isso por serem fibras fermentáveis que funcionam como um alimento para as bactérias boas.

Dessa maneira, o probiótico e o prebiótico aumentam a imunidade dos cachorros, dificultando a entrada de parasitas como vermes e vírus.

Eles também evitam o desenvolvimento de problemas intestinais como:

  • síndrome do intestino irritável;
  • colite (inflamações na região do cólon);
  • doença inflamatória intestinal;
  • síndrome do intestino vazado ou permeável (entrada de substâncias estranhas no intestino, pela falta de reação imunológica no sangue).

Benefícios de usar probióticos para cães

Além de melhorar a imunidade e a absorção de alimentos, há outros benefícios dos probióticos para os cães. Confira alguns:

  • aliviam sintomas de alergias;
  • regulam os níveis de colesterol;
  • amenizar sintomas de diarreia.

Quando usar o probiótico para cães?

probiótico para cães

Os probióticos para cães são indicados para a prevenção ou no caso de haver alguma alteração intestinal no seu pet. Alguns exemplos de distúrbios são:

  • aumento dos gases intestinais;
  • fezes pastosas ou líquidas, com ou sem sangue;
  • inchaço na barriga;
  • cão aparentando estar com dor na barriga.

Esses sinais podem surgir por diversas razões. Entre eles, estão troca da ração; mudanças no ambiente; chegada de outro pet; ausência do tutor; alimentação de má qualidade; início de um tratamento com antibióticos, entre outros.

É muito importante reverter esse quadro o mais rápido possível para que a situação não se agrave para algo mais severo, como uma infecção.

No entanto, antes de medicar o seu animal de estimação ou fazer qualquer alteração na sua dieta, primeiro você deve consultar um médico-veterinário.

Onde encontrar probiótico para cães?

Hoje em dia é possível encontrar probióticos em alimentos como rações e petisco, basta conferir na embalagem. Esse tipo de probiótico é mais apropriado para a prevenção.

Você também encontra probióticos em seringas como o Vetnil ou tabletes mastigáveis. A dose e o tipo indicados variam conforme o peso, a idade e a condição de saúde do animal. Por isso, só compre esse produto por aconselhamento do médico-veterinário.

Posso dar probiótico humano para cachorros?

Embora tenhamos uma flora intestinal similar, o uso de probióticos humanos não é recomendado para cachorros, salvo quando indicado pelo médico-veterinário.

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

2 Comentários

  1. Gregório gomes disse:

    Minha cachorra está de barriga grande!!!

Deixe o seu comentário