Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Vonau: o que é, para que serve e como utilizar

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Vonau: o que é, para que serve e como utilizar

Vonau é um medicamento desenvolvido para tratar e prevenir náuseas e vômitos. Durante um bom tempo, seu uso foi adotado quase que exclusivamente por pacientes em tratamento contra câncer, que são submetidos a sessões de quimioterapia e radioterapia. Esses procedimentos são conhecidos por fragilizar bastante o organismo, provocar mal estar e tornar os enjoos muito frequentes.

Mais recentemente, o uso de Vonau se popularizou por ser um medicamento fácil de encontrar, estando disponível para venda em farmácias de todo o Brasil, e com preço relativamente acessível.

Com isso, não demorou muito para que os donos de pets passassem a adotar o uso de Vonau em cachorros, especialmente nos casos de viagens de carro em que muitos animais apresentam o chamado enjoo de movimento.

Mas, como sempre falamos, a medicação sem orientação de um médico é muito perigosa, e o uso de remédios para humanos em animais oferece ainda mais riscos.

Uso de Vonau na medicina veterinária

O uso de Vonau na medicina veterinária

Existe uma versão de uso veterinário do remédio Vonau, chamado Vonau Vet. Esse medicamento é elaborado com a mesma substância do que é utilizado por seres humanos, sendo que seu uso é seguro para utilização em cachorros.

O principal benefício de adotar medicamentos apropriados para uso veterinário ao cuidar dos seus amigos peludos é o oferecimento de uma dosagem adequada. Além disso, o Vonau de uso veterinário passou por estudos e testes em pacientes, do mesmo jeito que os medicamentos de uso humano. Por isso, seus resultados são comprovados, e a bula consegue trazer informações precisas sobre efeitos esperados e efeitos colaterais adversos, indicações de dosagem e duração do tratamento, mecanismos de atuação das substâncias etc.

Os perigos da medicação de pets com Vonau por conta própria

Assim como existem riscos da automedicação em seres humanos, oferecer Vonau e outros medicamentos, de qualquer tipo, para o seu pet sem o conhecimento e a orientação do médico veterinário pode trazer mais perigos do que você imagina.

Caso o medicamento oferecido seja próprio para uso em animais, você pode se enganar com relação ao remédio escolhido para o sintoma que o pet apresenta, ao volume de medicamento que será oferecido, ao número de doses diárias e por quanto tempo deve ser mantido o tratamento, por exemplo.

Além disso, ainda existem as interações medicamentosas, que ocorrem quando o animal toma mais de um remédio ao mesmo tempo, e os efeitos colaterais adversos, que podem acontecer em qualquer caso.

Quando você oferece um medicamento de uso humano para o seu pet, esse risco se torna ainda maior. Mesmo que existam alguns medicamentos seguros para serem usados em pets, eles não são muitos, e é preciso calcular com precisão a dose ideal para cada animal, de acordo com seu peso, idade e fase da vida.

A importância de oferecer a dose certa de Vonau

A importância de oferecer a dose certa de Vonau

O oferecimento de uma dose de Vonau menor do que a necessária pode dar a impressão de que o tratamento está funcionando quando, na verdade, os sintomas estão apenas sendo mascarados.

Uma dose de Vonau maior do que a ideal representa um alto risco de intoxicação para o animal. Isso pode acontecer com todos os pets, mas nos casos em que o animal é mais frágil, seja pela idade, porte ou histórico médico, pode ser até fatal.

Por isso, nunca medique o seu pet sem o conhecimento e a orientação do médico veterinário que faz o acompanhamento regular dele. Seja cauteloso com a saúde do seu amigo peludo!

Continue sua leitura com a gente! Confira esses artigos:

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário