Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Cachorro sangrando pelo nariz: 5 possibilidades

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:

Observar um cachorro sangrando pelo nariz tende a ser uma situação alarmante para seus tutores. Afinal, essa não é uma cena que estamos acostumados a ver no cotidiano, de modo que, ao vê-la, a tendência é imaginar que algo muito ruim está acontecendo.

É verdade que a situação demanda muita atenção. Já que pode, em alguns momentos, significar um problema grave.

Um cachorro sangrando pelo nariz, no entanto, nem sempre significa uma questão de muita gravidade. Em alguns casos, se trata de uma ocorrência simples e de tratamento relativamente simples.

Este artigo irá demonstrar 5 possíveis causas para a epistaxe, que é como os veterinários chamam o sangramento no nariz do cachorro. Confira!

1 – Cachorro com nariz sangrando por conta de trauma

Após um trauma causado por uma briga na rua ou até por um atropelamento, é comum observarmos o cachorro sair andando normalmente até que apareçam os primeiros sintomas dos danos causados.

Quando ocorre o rompimento de algum órgão ou alguma fratura, é possível que ocorra também uma hemorragia interna. Nessas situações o nariz é um dos canais pelos quais o sangramento interior irá sair.

Nesses casos, o tutor deverá buscar o socorro veterinário de maneira urgente.

2 – Corpo estranho ou corte

Quem tem um cachorrinho em casa provavelmente já se surpreendeu com a pouca seletividade que eles possuem para “meter o nariz onde não são chamados”.

Em uma dessas vasculhadas curiosas, é possível que o pet acabe se machucando. Isso pode acontecer de diversas maneiras, como: aspirar uma semente; passar o nariz por um objeto pontudo como um galho ou um caco de vidro; aspirar uma pedrinha etc.

Esses casos tendem a ser menos graves. Mas, ainda assim, é importante que o tutor não se aventure a retirar aquele objeto por conta própria, e recorra a um especialista para fazê-lo com o devido cuidado.

3 – Infecções e inflamações

Assim como acontece com os seres humanos, o sistema respiratório dos cães é interligado em cada um de seus órgãos. Por isso, em casos de inflamações e infecções em órgãos como o pulmão, é muito possível que o nariz manifeste sangramento.

Nesses casos, é importante observar se o cachorro sangrando pelo nariz está apresentando sintomas correlatos de problemas respiratórios. Dentre estes sintomas estão incluídas questões como ruídos ao respirar e tosse.

4 – Hipertensão canina

Poucas pessoas sabem, mas os cachorros também são suscetíveis ao aumento da pressão arterial. Difíceis de identificar no dia a dia, esses cenários podem se manifestar pela evasão de sangue pelo focinho do pet.

Por conta disso, ao examinar um cachorro sangrando pelo nariz, o veterinário poderá investigar a presença de algumas das principais causas da hipertensão nesses animais. Dentre elas, predominam problemas como diabetes, doença renal crônica, obesidade e cardiopatia.

5 – Doenças autoimunes e problemas de imunidade em geral

Por fim, a presença de doenças e problemas que diminuam a imunidade do animal também podem ser causa para cenários de cachorro com nariz sangrando.

Isso acontece porque essas questões podem prejudicar a coagulação do sangue e o funcionamento de determinados órgãos. Algo que, como você viu no decorrer do texto, geralmente pode vir a se manifestar a partir da evasão do sangue pelo focinho.

Quer saber mais sobre cuidados com o pet? Confira no blog da Cobasi:

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

2 Comentários

  1. Glayciane Maria disse:

    Meu cachorro está sagrando pelo nariz, e uma vez ou outra,como posso fazer pois não tenho dinheiro pra pagar uma clinica veterinária.

Deixe o seu comentário