Cachorro fica magoado? Descubra!

25 de maio de 2021

Cachorros, Comportamento Animal
cachorro fica magoado?

Cachorro fica magoado? Se você já viu seu melhor amigo andando cabisbaixo, meio triste ou pelos cantos da casa, com certeza já se perguntou se eles têm sentimentos como nós.

Mas para entender como os cães reagem aos sentimentos, é importante compreender como funciona a mente deles

Como funciona a mente de um cachorro?

Diferente de nós humanos, os cachorros não ficam relembrando o passado e nem fazem planejamentos para o futuro. Eles apenas vivem o presente. Sendo assim, podemos constatar que os cachorros não possuem uma noção cronológica do que acontece ao redor deles. 

Quando falamos sobre isso, é inevitável não surgir a dúvida de como os cachorros aprendem as coisas, se eles não “se lembram” do que fizeram ontem. Mas, na realidade, isso acontece porque o aprendizado dos cachorros é adquirido no dia a dia

Quando o cachorro aprende truques ou informações, é porque ele consegue assimilar o novo conhecimento a uma forma de sobrevivência. Os cachorros ainda possuem muitos hábitos ancestrais, o aprendizado é um deles. 

Desta forma, quando um cachorro chega nas nossas casas, ele entende que a família humana é sua nova matilha, portanto, já espera que existam regras a serem seguidas para que esta “matilha” funcione. 

No entanto, quando não seguimos o aprendizado do cão e deixamos ele livre para fazer o que quiser, essa liderança começa a se quebrar e é justamente neste momento em que começa o estresse com o animal

Um xixi feito no lugar errado, um móvel roído, latidos em excesso e a perda de controle do pet, pode gerar mágoas e frustrações aos seus tutores. 

O cachorro fica magoado com uma repreensão?

É comum que alguns tutores tenham medo de tomar essa liderança da matilha ou de repreender o cachorro quando ele faz algo errado. Isso acontece porque muitas vezes o tutor acha que seu cachorro irá ficar magoado com sua postura. 

Por isso, é importante saber que os cães não ficam magoados. A natureza dos cachorros é seguir em frente. O mesmo acontece quando acidentalmente pisamos em uma pata do cachorro

Com certeza você já deve ter passado por isso, até mesmo durante as brincadeiras com o pet e cheio de peso na consciência foi pedir desculpas para seu cachorro e lá estava ele, feliz e abanando o rabo como se nada tivesse acontecido

E para ele, isso realmente é uma postura normal. Portanto, não tenha medo de repreender o animal quando ele faz alguma coisa errada. No entanto, lembre-se que a repreensão não é brigar ou maltratar o cão. 

5 dicas para praticar correções e moldar o comportamento

Educar um cachorro não é uma tarefa tão complicada, no entanto, é preciso compreender que ele não aprende de um dia para o outro e por isso, precisamos ter paciência e nos dedicar a este aprendizado. 

Mas separamos 5 dicas que podem te ajudar nesta tarefa:

  1. Mantenha uma linguagem firme com o cachorro. Não grite com o cão, apenas fale com ele em alto e bom tom que “NÃO”.
  2. Pratique exercícios físicos com ele, esta é uma ótima forma de conter a energia dos cães e deixá-los mais calmos. 
  3. Pratique os mesmos exercícios diariamente. Os animais funcionam por repetição. 
  4. Utiliza o chacoalho da disciplina, que pode ser uma lata com pedrinhas. Sempre que o cão fizer algo errado, faça barulho, mas não deixe que ele identifique de onde o som está vindo.
  5. Treine o cachorro desde o dia em que ele entrar na sua casa. Não importa se o cão é adulto, filhote ou idoso. 

Lembre-se que ensinar um cão idoso não é a mesma coisa que ensinar um filhote. Por isso, caso seu pet já seja mais velho, tenha ainda mais paciência na hora de aplicar as correções e ensinar coisas novas

Gostou de conhecer mais um comportamento canino? Acesse nosso blog e veja mais dicas sobre cachorros: