Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Você sabe qual é o cachorro mais rápido do mundo? Descubra agora!

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 5 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:

Os cães possuem características únicas que os fazem animais incríveis desde da anatomia ao comportamento, não é mesmo? Quando se trata de velocidade, alguns conseguem atingir até 72 km/h, ganhando o título de cachorro mais rápido do mundo!

Isso ocorre pelo fato que os cachorros aderem ao instinto selvagem, ainda que domesticados eles farejam, correm e capturam a presa. 

Não é por acaso que os cães fazem parte da mesma espécie do lobo, separados pelas subespécies através de cruzamentos seletivos ao longo do tempo. 

Algumas raças se formaram com redução dessas agilidades por conta dos genes. No entanto, alguns se sobressaíram como as raças de cachorro mais rápido do mundo. Quer saber quais são? Então, continue conosco e confira essa evolução canina!

Afinal, quais são as raças de cachorro mais rápido do mundo?

As raças de cachorro mais rápido do mundo são pertencentes à família Sighthounds, que consistem em cães treinados para corrida ou caça. O diferencial destes cachorros se aplica à capacidade de melhor visão e olfato.

Isso porque, estes cães possuem cabeças estreitas e alongadas (dolicocéfalos), diferentemente das outras raças caninas que, por sua vez, apresentam cabeças curtas e largas (braquicéfalos).

Sendo assim, apenas uma característica craniana classifica algumas raças como os cachorros mais rápidos do mundo. 

Veja, a seguir, cada raça relacionada a essa categoria.

Galgo Inglês

É considerado o cão mais rápido do mundo. O início dessa raça foi marcado pela agilidade à caça, muito utilizado entre a realeza.

Assim, com o passar dos anos esses animais foram submetidos a participarem de corridas envolvendo uma alta quantia em dinheiro.

Atualmente, os tutores adotam esses cães por conta de sua lealdade, gentileza, obediência e carinho. Felizmente, não são mais usados como meios de investimentos financeiros

Além de um avanço consciente é uma enorme vantagem para esses tutores, pois, os galgos ingleses, depois de serem considerados a raça de cachorro mais rápida do mundo, são ótimos animais de estimação. 

Galgo espanhol

É uma raça pura, original da Península Ibérica. São cachorros ancestrais, provenientes de cães de caça dos faraós do Antigo Egito. Nacionalmente, é possível que essa raça seja a mais conhecida. 

Infelizmente, ainda são vítimas de maus tratos entre as populações rurais da Espanha

Além disso, ainda são utilizados em modalidades esportivas. Contudo, as Associações Protetoras do Direito aos Animais, estão tomando medidas que influenciam famílias a adotarem e cuidarem do pet de forma correta

Saluki

Estes, por sua vez, são cães com bastante ancestralidade. Os faraós egípcios os utilizavam em grandes jornadas de caça. Estima-se que nos túmulos dos faraós, desde 2.000 a.C., foram encontradas inscrições falando desta raça. 

Segundo especialistas, os Salukis são descendentes dos lobos do deserto de Ara. Atualmente, é uma raça utilizada para caça de gazelas e também é um animal de estimação. 

Galgo afegão

Visualmente exótico, esse cão, além da velocidade, se destaca pela distinção visual em relação aos outros cachorros pela sua estrutura rótula. 

Pela capacidade assimétrica, esses cachorros podem ser ótimos perseguidores de cabras. É um verdadeiro cão de caça que possui grande valorização no Afeganistão. Ao redor do mundo chama atenção pela sua extraordinária beleza, considerado até como “senhor”. 

Em que velocidades chegam essas raças?

Como visto, as raças de cachorro mais rápido do mundo são recheadas de curiosidades, desde as suas origens, até a forma que são explorados. Mais abaixo, iremos conhecer a velocidade que essas raças podem atingir, confira:

  • Galgo inglês: apesar de uma origem inconclusiva, através de cruzamentos, essa raça ganha uma forma atlética que pode atingir 72 km/h. Assim, quando a pergunta for: “qual o cachorro mais rápido do mundo?”, a resposta é: galgo inglês.
  • Galgo espanhol: Neste caso, esses cães conseguem atingir 60 km/h. Por esse motivo é a principal atração das modalidades cinegéticas.
  • Saluki: Com 70 cm de altura, essa raça pode correr em média 2,5 km em menos de 4 min. Sua especialidade são corridas de longa distância.
  • Galgo afegão: em referência ao seu nome, o galgo afegão, possui potencial de corrida entre rochas, fendas e obstáculos de montanhas afegãs. Eles chegam a correr 65km/h. 

Os cachorros mais rápidos do mundo têm uma vida saudável?

Apesar de serem conhecidos mundialmente por uma característica digna de glória. A verdade é que, diante seu histórico, se não tiverem assistência das associações, esses cães podem viver em condições terríveis de exploração. 

Dificilmente encontram-se tutores que não estejam interessados em transformá-los em produtos de apostas e fortunas. Visto que, todo animal doméstico precisa de um lar, carinho, brinquedos e amor. 

Além disso, os tutores de um pet, têm a responsabilidade de oferecer uma vida saudável ao animal. Portanto, se você pensa em adotar um bichinho de quatro patas, seja o cachorro mais rápido do mundo ou não, procure distraí-los em atividades naturais, como farejar e correr atrás de objetos divertidos.

Mantenha uma alimentação saudável e adequada, leve-o ao veterinário quando precisar e por fim deposite muito amor em seu amiguinho!

Gostou desse artigo? Continue no nosso site para obter informações sobre os cachorros: 

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário