Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Como correr com cachorro?

| Atualizada em

Colaboração de Lysandra Barbieri | Médica-veterinária   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
como correr com cachorro

Um exercício como correr com cachorro pode ser bom para o dono e também para o animal, mas antes de dar início ao esporte, é importante procurar orientação veterinária. Então, a principal pergunta é: será que o meu pet tem disposição física e saúde para tal esforço?!

A médica veterinária Lysandra Barbieri, da Educação Corporativa Cobasi, compartilha dicas para praticar exercício com o cachorro e recomendações básicas. Saiba como pegar no ritmo ou sair para caminhar com o bichinho.

O que eu preciso saber para correr com cachorro na rua?

Um dos recados que a veterinária passa para os tutores é sobre as condições ideais para correr com um cachorro. São elas: temperatura adequada, idade do bichinho e também a consideração de um começo sem grandes esforços.

Muitas vezes o dono quer correr e levar o animal junto, porém o pet não está condicionado ao exercício físico intenso. Procure iniciar com caminhadas leves e curtas, até que você perceba que seu cachorro está em condições de aumentar gradativamente a intensidade da corrida”, explica Lysandra.

Como ensinar o cachorro a correr junto?

É fundamental respeitar o tempo do pet e até mesmo sua genética. Raças como Border Collie, Galgos, Whippet e Husky são cães que gostam de praticar exercícios e vão adorar correr, por exemplo.

Por outro lado, o Bulldog Francês, Bulldog Inglês, Boxer, Pug e Shih Tzu, são raças que não gostam de correr, visto que costumam ter dificuldade em respirar.

Antes de começar os treinos, a recomendação é conversar com o médico veterinário do bichinho para um check up do coração e demais exames físicos. “Opte pelas horas mais frescas do dia, como início da manhã e fim da tarde. Use coleiras apropriadas para corrida, evite enforcadores que podem machucar seu pet”, complementa a Dra. Barbieri.

As orientações vão de encontro com o bem-estar do pet. Aliás, em dias quentes, o melhor é evitar saídas e o treino, pois o sol forte pode causar insolação no animal e queimar suas patinhas.

Quantos quilômetros posso andar com meu cachorro?

dicas para correr com cachorro

Os nossos cães de estimação não são animais propensos a correr grandes distâncias, entretanto, depois que o pet se acostumar com a atividade, você consegue correr com o cachorro cerca de 3 quilômetros.

Durante o exercício, lembre-se da hidratação e de observar o comportamento do seu amigo. “Caso o animal apresente sintomas como fadiga, cansaço intenso, salivação excessiva, dentre outros sintomas respiratórios, ou já foi constatada alguma alteração em exames clínicos, devemos ter atenção redobrada”, orienta a veterinária.

A última dica é que correr com cachorro não é a saída para um bichinho que está acima do peso. A profissional da Cobasi ressalta que o exercício sem acompanhamento pode prejudicar e sobrecarregar as articulações do cão. Sendo assim, para uma recuperação saudável, é necessário olhar para a alimentação em primeiro lugar.

No fim, a corrida deve ser uma diversão, tanto para o dono como para o animal. E mais, a atividade física estimula a parte lúdica do cérebro do pet e não tem coisa melhor que ver o nosso melhor amigo se divertindo e aproveitando o tempo com a gente.

Quer ler mais sobre comportamento pet? Temos outros conteúdos para você no blog da Cobasi:

Lysandra Barbieri | Médica-veterinária

| Atualizada em

Colaboração de Lysandra Barbieri | Médica-veterinária

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário