Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Por que cachorro não gosta de gato?

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
cachorro não gosta de gato

Em filmes, desenhos e até ditado popular reforça a ideia de que cachorro não gosta de gato. Essa é uma rivalidade famosa, mas será que isso é realmente verdade ou é apenas um mito? 

Bom, essa é mesmo uma das questões mais comuns do mundo animal. Afinal, há muitos tutores que têm os dois bichinhos em casa, por isso, elaboramos este conteúdo com o bê-á-bá do assunto e tudo sobre o relacionamento entre cães e gatos. Confira!

Por que cachorros não gostam de gatos? 

Vamos começar pelo conceito, ok? Pode acontecer tá pergunta ser invertida: por que gato não gosta de cachorro?  Mesmo sendo espécies diferentes, cães e felinos não são inimigos naturais, apenas possuem características genéticas que podem ser o gatilho para  possíveis brigas. 

De fato, estamos acostumados a ver em desenhos essa dupla demonstrando algum tipo de rivalidade, criando uma falsa ilusão de que não podem conviver juntos. Porém, essa é uma condição contornável. Inclusive, uma pesquisa rápida na internet você pode até encontrar registros de cães e gatos que são melhores amigos. 

Para desmistificar esse tema, trouxemos algumas informações relevantes sobre os possíveis motivos do porque o cachorro não gosta de gato e como pode existir sim uma convivência pacífica entre as espécies. 

Cachorro não gosta de gato: características das espécies

cachorro não gosta de gato

Essa é uma questão que abrange os instintos selvagens desses bichinhos. Mesmo domesticados, os cães e gatos têm por natureza um comportamento predatório e de sobrevivência. Os cachorros são descendentes de lobos, ou seja, caça e captura de outros animais para alimentação.  

Já os gatos, carregam em seu DNA o senso de sobrevivência, com fortes habilidades para se proteger de qualquer perigo, como também um instinto caçador, porém com animais menores. Então, como os felinos costumam ser menores e mais fracos comparados aos cachorros, a melhor maneira de evitar conflitos é buscando um lugar seguro, normalmente mais altos onde não são alcançados. 

Então, caso você veja um cão perseguindo um gato, latindo ou com um comportamento mais agressivo, provavelmente o gatilho de caça foi ativado, pois ele acredita que seja uma presa. Em contrapartida, os felinos instintivamente ativam o modo sobrevivência, fugindo de possíveis riscos. Esse é um “ciclo de caça” e o que explica uma das possíveis razões de antagonismo.

cachorro não gosta de gato

Por que gato não gosta de cachorro? Sim, o cenário também pode ser outro. Provavelmente, você já deve ter visto gatos com um comportamento mais hostil contra cachorros, às vezes até dando algumas patadas. Nesse caso, é preciso identificar o que causa esse instinto felino. Por exemplo, pode ser por algum tipo de medo, incômodo ou até querendo brincar. 

Afinal, cães e gatos podem conviver juntos?

Em primeiro lugar, apesar da fama de rivais, a história de que cachorro e gatos juntos não dão certo é um mito. Então, qualquer situação de conflito entre os animais é totalmente contornável. 

A harmonia no relacionamento pode acontecer de diversas maneiras, com ajuda dos tutores o processo de aproximação pode ser mais eficaz. O desafio inicial é habituar um animal à presença do outro, ou seja, coibir condutas agressivas. 

Pelo contrário, incentivar a socialização é uma forma de mostrar que essa é uma ação positiva, dê petiscos como recompensa por tais atitudes. Quem sabe, assim, ajude a desconstruir qualquer tipo de inimizade entre os pets.

cachorro não gosta de gato

Caso você queira criar um gato e cachorro juntos em casa, criar laços, ofereça brinquedos que os dois possam se divertir juntos e fique atento às interações dos dois. Então, se antes você tinha dúvida sobre por que cachorro não gosta de gato, agora você sabe que é uma questão de adaptação. 

Para fazer com que os seus animais de estimação convivam juntos e com tranquilidade, na Cobasi você encontra tudo o que é necessário para vida de cães e gatos. Afinal, um ambiente saudável e adequado para pets faz toda diferença. 

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário