Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Cachorro pode comer ração de peixe? Saiba aqui!

Por Cobasi   Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
cachorro pode comer ração de peixe

Muitas vezes, as rações específicas de diferentes espécies se parecem muito no aspecto visual. Isso pode levar um tutor de mais de um tipo de animal a pensar que pode compartilhar esses alimentos entre eles. Mas será que, por exemplo, um cachorro pode comer ração de peixe?

A resposta dessa pergunta passa pelo entendimento do processo de produção de rações animais.

Isso porque grande parte desses alimentos são produzidos a partir de um processo chamado de extrusão. Nele, os ingredientes são desidratados e misturados na fórmula a fim de que cada partícula tenha a mesma quantidade de nutrientes.

Isso explica por que as rações se assemelham muito na aparência.

Em contrapartida, essa questão visual não diz nada sobre a efetividade do alimento para determinada espécie. Afinal, isso ficará a cargo dos ingredientes utilizados na mistura.

Agora que você já conhece o processo de fabricação das rações, é provável que já tenha uma ideia de como responder à pergunta se cachorro pode comer ração de peixe.

Se sua resposta foi não, você acertou em cheio! Mas que males essa prática pode trazer para os cães?

Pensava que cachorro pode comer ração de peixe e vinha colocando este alimento no seu comedouro? É hora de corrigir o erro!

A ração canina acabou, mas a do peixinho está aberta no armário. Está tarde, e o tutor, que acha que cachorro pode comer ração de peixe, opta por colocar duas mãos desse alimento no comedouro do seu amigo peludo…

Embora pareça um cenário bizarro, essa situação acontece em diversos lares brasileiros. Afinal, o fato de as rações animais carregarem muitas semelhanças visuais facilita essa confusão.

Como você viu neste artigo, porém, as diferenças de fórmula de um alimento para o outro são significativas. De modo que não se pode dar ração de peixe para cachorro sem que este segundo tenha sua saúde prejudicada.

O primeiro prejuízo causado por essa prática se refere às deficiências nutricionais. Isto é, a falta de elementos essenciais para a fisiologia do cachorro. Cenário que, no médio e longo prazo, pode prejudicar diversas funcionalidades de seu organismo.

Um outro ponto importante é a possibilidade do aparecimento de problemas digestivos causados pela possível presença de ingredientes impróprios para o consumo dos cães.

cachorro pode comer ração de peixe

As rações devem ser tratadas como pilares da alimentação das espécies para as quais foram produzidas

As rações atendem a cada uma das necessidades nutricionais básicas dos animais para os quais foram projetadas. Elas também levam em consideração as características do sistema digestivo dessas diferentes espécies, a fim de facilitar a absorção de nutrientes.

Nesse contexto, acreditar que um cachorro pode comer ração de peixe é como assumir que ambos possuem características fisiológicas idênticas. O que, claro, não é verdade.

Sendo assim, os especialistas recomendam que os tutores utilizem rações específicas para cada espécie de maneira separada e façam delas os principais pilares da rotina alimentar de seus pets.

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário