Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Cachorro roncando: descubra como acabar de vez com esse problema!

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 4 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:

Muitos tutores ficam em dúvida se é normal um cachorro roncando ou se deveriam consultar um médico-veterinário para eliminar esse barulho.

Já que alguns cães roncam desde filhotes enquanto estão tirando um cochilo, outros começam depois de adultos. Mas será que é normal esse comportamento?

No artigo abaixo explicamos quais os motivos que podem levar seu cachorro a roncar e quais medidas os tutores devem tomar. Não perca e boa leitura!

Em quais situações o cachorro ronca?

Em algumas situações é normal o seu amiguinho roncar. Pode ser porque ele está deitado em uma posição que comprime o narizinho ou porque ele está gostando do carinho que está recebendo. 

Abaixo você confere algumas situações em que pode haver o ronco e o que fazer em cada uma delas.

Cachorro roncando enquanto dorme

Algumas posições adotadas pelos cachorros ao dormir podem fazer o nariz ficar comprimido, dificultando a passagem do ar e fazendo o bichinho roncar. 

Se ele mudar de posição e o ronco continuar, o tutor deve procurar um médico-veterinário para acompanhar a situação e descartar problemas na saúde do cão.

Cachorro roncando por causa da anatomia

Devido a formação óssea e características de algumas raças, alguns cães irão roncar mais do que outros. 

Essa é a principal causa em cachorros braquicefálicos, mais conhecidos como pets com focinhos achatados, como é o caso dos Pugs, Terriers e Bulldogs. 

Assim, nessas situações, consulte um médico-veterinário para ver se a anatomia está fazendo seu cão roncar e quais medidas tomar para solucionar esse problema. 

Cachorro roncando alto por alergia

Assim como seus tutores, alguns cães podem desenvolver alergias que irão fazer seu cachorro roncando acordado. 

As sensibilidades ao respirar podem ser de cheiros mais diversos, tais como:

  • Pólen de flores;
  • Poeira;
  • Perfumes;
  • E até mesmo de outros animais. 

Caso seu pet tenha desenvolvido alergia, você deverá procurar um médico-veterinário para lhe indicar o melhor tratamento. 

Cachorro roncando por excesso de peso

Se o seu cão estiver com sobrepeso, então provavelmente ele terá dificuldades para respirar que poderão fazer seu cachorro respirar roncando. 

Além de provocar o ronco, o excesso de peso poderá afetar a disposição do seu pet, além de prejudicar outras partes do corpo dele. 

Para resolver esse problema é indicado investir em exercícios físicos e em uma alimentação balanceada, mas lembre-se de consultar um especialista, para garantir que seu cão fique nutrido e saudável.

Cachorro roncando por rinite

Assim como a alergia, o seu cão pode desenvolver rinite. Essa doença acontece quando as mucosas nasais ficam irritadas com corpos estranhos, como fungos ou após traumas na região.

Por isso, o tratamento deverá ser feito com o acompanhamento de um médico-veterinário.

Ronco do cachorro por obstrução

Caso haja algum objeto, como cascas de frutas ou plástico, nas narinas ou gargantas do seu pet, ele poderá estar roncando mais do que o normal. 

Para ter certeza, cheque essas vias. Em caso de obstrução, procure a ajuda de um especialista.

Cachorro roncando pelo uso de medicamentos

Alguns remédios, como relaxantes musculares, tranquilizantes e analgésicos podem causar ronco no seu pet. Isso acontece pois esses medicamentos causam um relaxamento na musculatura do seu cão, causando o barulho.

Cuidados caso o seu cachorro esteja roncando muito

Alguns cuidados podem aliviar o ronco e os motivos que causam o ronco. Mas é importante lembrar da importância de se procurar um médico-veterinário, pois ele poderá analisar o caso do seu pet. 

Confira abaixo alguns cuidados básicos para diminuir os riscos do cachorro roncando alto:

Faça a limpeza diária do nariz

Para aliviar sintomas de gripes e alergias, a limpeza diária com soro fisiológico pode ajudar.

Use o peitoral

Para passeios ou caminhadas, prefira utilizar o peitoral no lugar da coleira, evitando assim machucar o pescoço do seu cão.

Tome cuidado na hora do passeio

Na hora de levar seu pet para dar um passeio, evite escolher horários de calor intenso e não esqueça de levar água para hidratá-lo.

Se atente na hora de dar ração

É importante ficar atento na hora que seu pet for comer e beber, evitando assim possíveis asfixias. 

Para evitar isso, escolha rações menores e deixe os potes mais elevados. Além disso, fique atento na alimentação do seu cão, escolhendo rações mais saudáveis e controlando a quantidade.

Querendo saber mais sobre cuidados com seu cachorro? Nosso blog possui diversos conteúdos sobre, confira agora:

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário