Cachorro salsicha: conheça o Dachshund

22 de março de 2021

Cachorros
Cachorro salsicha com cobertor

Conhecido por cachorro salsicha ou Teckel, o Dachshund é muito inteligente, carinhoso, brincalhão e agitado. Eles são donos de um corpinho alongado e roliço, daí veio o apelido de linguicinha ou salsichinha.

O cachorro salsicha se dá muito bem com crianças e com outros animais, mas principalmente, ele é muito apegado aos seus tutores. No entanto, se você planeja adotar um Dachshund para chamar de seu, é importante conhecer alguns cuidados necessários com raça. 

Comportamento do cachorro salsicha

O famoso cachorro salsicha é muito curioso e gosta de estar sempre atento ao que está acontecendo a sua volta. Isso faz com que eles sejam muito protetores e fiéis aos seus tutores. 

Eles adoram estar sempre acompanhados e são muito apegados aos donos. Também são bem agitados, adoram uma baguncinha e uma boa brincadeira. Os cachorros desta raça podem ser bem temperamentais, por isso, é necessário treinamento para o cão não se tornar agressivo. 

Os Dachshunds possuem o instinto protetor mais aguçado do que a maioria dos cães deste porte, por isso, é latidos são comuns para desconhecidos. Contudo, logo eles se acostumam e fazem amizade. 

Embora eles tenham a fama de bagunceiros e destruidores, os cães salsichas são muito inteligentes e aprendem com facilidade, o que acaba facilitando a melhora no comportamento destes animais. 

Por serem agitados, é importante ensiná-los desde cedo quais os seus limites, dessa forma eles se adaptam a rotina e as regras da casa. Além disso, eles costumam latir para pessoas desconhecidas, mas este comportamento é facilmente melhorado com o adestramento. 

Cuidados com a raça

O dachshund é uma raça de cachorro muito propenso à obesidade, portanto, um dos principais cuidados com este animal se dá por conta da alimentação. O ideal é que ele seja alimentado de duas a três vezes ao dia, com uma ração Super Premium, rica em nutrientes e minerais. 

É importante tomar cuidado ao oferecer petiscos em excesso. Deixe isso para a hora do adestramento, dessa forma eles se sentem mais incentivados a aprender e não correm o risco de comer além do limite. 

O cachorro salsicha pode apresentar até três tipos de pelagem variando entre curto, duro e longo. Além disso, eles podem ter os pelos pretos ou marrons ou manchados. 

Cada pelagem necessita de um cuidado específico. A escovação vai depender do tamanho dos pelos do animal. Para os cachorros com pelos curtos, a escovação uma vez por semana já é suficiente. 

Já para os cachorros com pelo maior, é ideal escovar de duas a três vezes na semana. Eventualmente pode ser realizada uma tosa higiênica, que consiste nas patas e na região íntima dos animais. 

Curiosidades sobre o Salsichinha

cachorro dachshund

O Dachshund é um cachorro de origem alemã, como seu nome denuncia. Além disso, a raça foi a primeira mascote oficial das olimpíadas de Waldi, em 1972.

A raça também ficou muito famosa após ser utilizada para um comercial de amortecedor de carros, no final dos anos 80 pela Cofap. Foi a partir daí que ele ficou conhecido como o “cachorro da Cofap”.

Gostou de saber mais sobre essa raça de cachorro? Que tal ler mais sobre cachorros em nosso blog?