Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Cachorro sozinho em casa: dicas para o pet ficar bem

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 4 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Cachorro sozinho com cercado

É só deixar o cachorro sozinho em casa que começam os latidos? Sempre que você volta encontra alguma coisa roída? Os vizinhos já reclamaram de barulho enquanto você não estava em casa?

Se você já se deparou com algum desses problemas, seu pet é um daqueles que não sabem ficar sozinhos em casa. Mas fique tranquilo!! Separamos algumas dicas para você resolver de vez a situação.

Cachorro sozinho em casa

Para deixar seu cachorro sozinho sem ter problemas, você precisa pensar no bem-estar dele. Se ele late, uiva, chora ou rói as coisas é porque algo não está certo. Esses comportamentos indesejados podem representar o sofrimento do pet. Sendo assim, o primeiro passo é identificar o que está errado.

Separamos os problemas mais comuns e, depois, daremos algumas dicas para melhorar a rotina do pet e fazer com que ele fique sozinho sem sofrimento.

  • Poucos passeios por dia
  • Passeios muito curtos e rápidos
  • Falta de brincadeiras dentro de casa
  • Muitas horas sozinho
  • Falta de tempo do tutor
  • Poucos brinquedos ou brinquedos desinteressantes
  • Pouca atividade física

Você identificou alguma das situações? Ajudaremos você a resolver!

Pouca atividade física

Não gastar energia é um dos principais motivos para que cachorros sozinhos em casa façam bagunça. Cães que passam o dia sozinho precisam passear mais vezes na rua. Procure colocar pelo menos dois passeios diários na sua rotina. Antes de sair para o trabalho faça um passeio longo em que o animal gaste energia caminhando e relaxe sentindo cheios, vendo gente e se distraindo com a sua companhia.

Além do passeio, você pode brincar com seu pet dentro de casa. Escolha o brinquedo favorito, separe um tempo antes de sair para trabalhar e se empenhe em cansar o cãozinho.

Se você não tem tempo para passear duas vezes ao dia ou brincar diariamente, contrate um passeador, o famoso dogwalker. Outra opção é deixar o cãozinho na creche ou em day care, locais que cuidam do pet e desenvolvem diversas atividades.

Gastar a energia do animal antes de um período longo sozinho é importante para deixa-lo relaxado, sem estresse e cansado para dormir algumas horas. Isso será muito valioso para ajudar a resolver os latidos e a bagunça do cachorro sozinho em casa.

Tédio e solidão

cachorro deitado na caminha

Além de muita energia, seu cãozinho pode se sentir sozinho e entediado. Avalie a sua rotina e veja se realmente ele não fica muito tempo sozinho.

Algumas atividades não conseguimos mudar, como o trabalho, por exemplo. Mas é possível substituir atividades como academia ou a prática de esportes por momentos com seu pet. Saia para correr com o cãozinho, por exemplo. Você também pode recorrer às creches e day care, que entretêm e cuidam dos cães enquanto os tutores estão no trabalho.

Para complementar a rotina do seu pet, adicione diversão! Faça o enriquecimento ambiental com brinquedos para ele se divertir enquanto você não chega. Aposte em brinquedos com dispenser, também chamados de brinquedos interativos. Eles usam ração ou petiscos para atrair a atenção do animal e estimular a brincadeira.

Dica! Antes de sair, esconda ração do seu pet pela casa. Essa “caça ao tesouro” vai entretê-lo, diverti-lo e gastar a energia enquanto você não está.

Treinamento para cachorro sozinho

Além de melhorar a rotina e o ambiente do pet, você também pode realizar treinamentos que ajudam seu cachorro sozinho em casa. Este treinamento pode ser feito com cães filhotes e adultos.

Acostume o pet a ficar sozinho aos poucos. Ofereça um brinquedo e deixe que ele se divirta. Aproveite o momento para ir até outro cômodo. Volte após alguns minutos, evite o contato visual e não faça festa ao reencontra-lo. Quando ele se acalmar, faça carinho e até recompense com um petisco.

Procure fazer esse treinamento durante vários dias. Quando perceber que o cachorro sozinho no cômodo fica mais calmo com seu retorno, saia de casa e fique 10 minutos fora. Repita a atividade por vários dias até o animal se acostumar. Sempre retornando sem fazer festa e recompensando o bom comportamento com petiscos. Aumente o período de ausência gradativamente.

Não se despeça e nem faça festa ao voltar

Muitas vezes o comportamento indesejado dos cães é ocasionado por nossas atitudes. Isso mesmo! No caso do cachorro sozinho que fica ansioso, um motivo muito comum é a festa que fazemos ao voltar para casa. Esse estímulo reforça nossa ausência.

Por isso, devemos tratar o momento de sair de casa e o nosso retorno com naturalidade. Não se despeça do pet ao sair. Simplesmente pegue seu casaco, as chaves e feche a porta.

O mesmo vale para o retorno. Não faça festa ao voltar. Mesmo que você esteja com saudades do pet, aguarde que ele se acalme para fazer carinho e dar atenção. No início, isso pode levar muitos minutos e ser um pouco estressante para você, mas não desista. Você perceberá melhoras em poucos dias.

Quer mais dicas para aumentar o bem-estar do seu cachorro sozinho em casa? Deixe um comentário!

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

26 Comentários

  1. thalita disse:

    Matéria maravilhosa.
    Foi muito útil para mim e para o meu filhote.
    obrigada!!!!

  2. thalita disse:

    Matéria maravilhosa.
    Foi muito útil para mim e para o meu filhote.
    obrigada!!!!

  3. Cleunice disse:

    Gostei muito das dicas super importante pra mim e para minha cadela de3 anos que não gosta de ficar sozinha

  4. Maria Cláudia disse:

    adotei um com 11 anos… já não é criança mas na outra casa onde vivia, ficava umas seis horas de segunda a sexta! Aí era muito tempo. E ele gania, latia e uivava. Vou experimentar mas saio bem menos e por menos tempo. Posso sair enquanto ele dorme? Não sofre mais se ele acordar e não me achar?

  5. Solange Maria Ribeiro disse:

    Sua matéria está sendo muito útil pra mim
    Meu pet está lambendo e coçando muito, isto está me preocupando muito. Não sei

    que fazer.

    • Cobasi disse:

      Oi Solange, como vai? A coceira é um hábito comum para cães e gatos. No entanto, ao notar o cachorro se coçando muito, é fundamental avaliar a presença de outros sinais clínicos. Deixarei aqui um conteúdo que pode te auxiliar neste processo 🙂

  6. Rita disse:

    Gostei muito das dicas principalmente que meu pet não sabe ficar sozinho. aguardo novas dicas elas nos ajudam muito. Obrigado

  7. Fernanda disse:

    Ooi, tudo bom? meu cachorro tem 3 meses (chegou em casa a 6 dias) e me segue pela casa toda. Quando coloco ele em um cômodo separado, ele fica latindo e chorando. Por mais que eu deixe ele com atividades que entretenham (cascos, orelhas, lambedores, etc), no momento que eu saio do quarto, ele corre para porta. Como devo proceder?

  8. Maria celia disse:

    A pet de minh filha tem 8 meses. Ela nao aceita ficar sem minha filha por um Segundo. Colocamos música, brinquedos, comida. Ela não aceita nada. Chora, uiva, fica parecendo maluca.O coração fica disparado. Tem algum calmante natural pra ela?

    • Cobasi disse:

      Oi, Maria. Como vai? A ansiedade por separação em cachorros é uma condição psicológica que afeta os animais de estimação. Para tornar mais compreensível para nós humanos, é algo que lembra a ansiedade e as crises de pânico. Deixaremos aqui um conteúdo que pode te ajudar neste momento 😊

  9. Severina Maria da Silva disse:

    Meu pet não deixar cortar as unhas dela e ela não quer tomar no pet shop e fica mordendo as patas, será que é pq as unhas estão grande?

  10. Maisa disse:

    Onde vou tenho que levar minha pet porte medio sem raça.
    Ela grita ,chora incomoda os vizinhos .já fui convidada pra deixar o predio onde morava. Agora onde vou tenho que levar .
    Não sei o que fazer . E se insisto em deixa-la qd retorno meus travesseiros e cama todos mijados por ela.

  11. Tamires Rodrigues disse:

    Minha cadelinha ainda é filhote, gostaria de saber se quando ela ficar sozinha em casa e eu chegar, se posso dar um petisco.. se ela vai entender isso como algo positivo em ficar sozinha

    • Cobasi disse:

      Olá Tamires,

      É uma ótima ideia recompensar sua cadelinha com um petisco quando você chegar em casa. Isso pode ajudá-la a associar o seu retorno com algo positivo. Certifique-se de escolher petiscos saudáveis e adequados para cães, evitando aqueles com ingredientes prejudiciais. Lembre-se também de não exagerar nos petiscos, para manter uma dieta balanceada para a sua filhote.

  12. Marina disse:

    Meu cachorro está com 6 meses, e teve que acostumar na marra a ficar sozinho morro de dó, mas eu saio de casa as 7 da manhã e retorno só as 18 horas, deixo bastante brinquedos espalhados pela casa. Aos finais de semana que estou em casa procuro dar bastante atenção pra ele.

  13. Ranielly Hadassa disse:

    Eu vou ganhar uma poodle fêmea da minha tia com outra raça diferente que eu não conheço ainda, e vou ter esses grandes cuidado com ela

  14. Solange Pereira disse:

    Estou passando por momentos terríveis com meu pet quando saio de casa. Mudei de residência a menos de um mês, ele já destruiu a pintura das duas portas do apartamento a ponto de morder os portais. E arranhou o sofá, entre outras coisas. Vou tentar fazer essas orientações informadas. Espero ter êxito, pois estou sem poder ir trabalhar.

    • Cobasi disse:

      Olá Solange! Seu pet parece estar enfrentando desafios com a mudança. Tente seguir as orientações para acostumar seu pet ao novo ambiente. Se os comportamentos destrutivos persistirem, considere buscar a ajuda de um profissional de comportamento animal.

  15. Priscila disse:

    Adorei as dicas !! Obrigada

  16. Rosana Gatschnigg disse:

    Estou desesperada,meu BB tem 9 meses e desde que nasceu sempre teve alguém por perto,agora eu e meu marido passamos o dia TD fora(trabalhando) e ontem ao retornar para casa vi que tinha sangue no chão da cozinha olhei p a patinha dele tinha sangue entre os dedinhos dele, 😭 ele se machucou de tanto raspar a porta e eu não sei oque fazer p isso não acontecer de novo…hj meu marido disse q quando eu saí pra ir trabalhar ele ficou tremendo…meu marido tentou acalma-lo antes de sair… alguma dica do que fazer nesse caso? Lembrando q saio às 05:30 de da manhã de casa e meu marido as 06:00 da manha

    • Cobasi disse:

      Olá! Lamentamos pelo seu cãozinho. É importante criar um ambiente seguro e confortável para ele. Considere brinquedos interativos, uma caminha aconchegante e, se possível, a contratação de um Pet Sitter para ajudar no cuidado. Para o comportamento de ansiedade, consultar um veterinário é crucial. Cuide bem dele!

Deixe o seu comentário