Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Como saber se cachorro tem dor de cabeça?

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:

Um dos mistérios na medicina veterinária é saber se o cachorro tem dor de cabeça. Na verdade, saber se qualquer outro animal tem essas dores. Isso porque quando tentamos identificar a origem de uma dor física nós ou perguntamos ao paciente ou apalpamos o corpo procurando onde dói.

Será que é dor de cabeça?

Está claro que este é um duplo problema. Primeiro porque os cães não podem responder onde dói, segundo porque dores de cabeça são impalpáveis. Apertar a cabeça não necessariamente afeta a dor, o que dificulta o diagnóstico.

Pense em um bebê humano, um animal que ainda não desenvolveu o domínio da linguagem: como saber se um bebê está com dor de cabeça? Não espere que a criança responda qualquer coisa e não, apertar a testa dela não vai adiantar de nada. Pois bem, é razoável supor que o mesmo acontece com os outros animais. 

Apesar da incerteza, existem inúmeros indícios mostrando que, sim, o cachorro tem dor de cabeça. Entre eles está a diminuição da frequência cardíaca e melhora na disposição de cães com tumores cerebrais depois de tomarem analgésicos.

Como os batimentos cardíacos acelerados são um dos sinais clínicos de dor aguda, a sua diminuição por tratamento medicamentoso indica que a dor estava ali e já não está mais. Mas existe algum sinal mais objetivo que ajude a identificar quando o cachorro tem dor de cabeça?

Quando o cachorro tem dor de cabeça

Apesar de ser um diagnóstico difícil, fique atento ao comportamento do seu pet. A dor de cabeça varia de intensidade e até de localização, podendo se manifestar como pontadas atrás dos olhos ou como ondas de dor por todo o cérebro, por exemplo.

Quando alguém está com dor de cabeça geralmente quer ficar recolhido longe dos estímulos. Por isso observe seu bichinho. Ele está apático, querendo ficar isolado, não demonstra interesse pela comida ou brincadeiras?

Esses são sinais de que há algo errado. Se notar algo fora do normal, faça também uma avaliação geral conferindo a temperatura do animal e as fezes para checar se está tudo normal. 

Agora, para este e qualquer outro caso, vale sempre a recomendação: se suspeitar que o seu pet está doente agende uma consulta com o médico veterinário o quanto antes. Ele vai saber fazer o diagnóstico e eventualmente passar uma medicação que alivie a aflição do animal.

O que fazer para ajudar?

Por fim, se você notar os sintomas acima e suspeitar que o seu cachorro tem dor de cabeça tente manter o ambiente o mais calmo e confortável possível. Arrume um cantinho sossegado para o cachorro descansar e diminua os estímulos de som e luz.

Com uma primeira avaliação do quadro de saúde do animal, entre em contato com o médico veterinário. É ele quem vai dizer, afinal, se é o caso de um atendimento emergencial e um possível tratamento com remédios. 

Gostou de saber um pouco mais sobre cachorro com dor de cabeça? Confira outros posts sobre saúde animal em nosso blog:

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário