Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Cachorro vegano: saiba mais sobre esse estilo de vida

Colaboração de Pedro Giovannetti   Tempo de leitura: 4 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
cachorro vegano

A mudança na rotina alimentar tem sido a realidade para diversas pessoas que optaram por não comer alimentos de origem animal. Sendo assim, muitos tutores decidiram estender seus hábitos alimentares para os pets. Mas, será que é possível criar um cachorro vegano?

O assunto é muito interessante porque muitos tutores veganos não estão dispostos a comprar produtos derivados de animais. Porém, será que a dieta vegana é segura para cães? O organismo canino não vai ter déficit nutricional? Neste artigo, o médico-veterinário Pedro Giovannetti, da Educação Corporativa da Cobasi, vai compartilhar algumas informações importantes sobre o tema. Confira!

É possível um cachorro ser vegano?

Com o aumento do veganismo no mundo, cada vez mais os tutores buscam informações, como: “é possível alimentar meu cão como vegano?” Primeiramente, precisamos entender que os cães possuem necessidades fisiológicas que requerem o consumo de uma alimentação balanceada com nutrientes provenientes de ingredientes de origem animal e vegetal.

O especialista Pedro Giovannetti comenta: “Já existem cães que se alimentam de dieta vegana, mas requer um acompanhamento de um nutrólogo, que é um especialista em elaborar um protocolo nutricional buscando uma alimentação balanceada com nutrientes bem formulados, associados a uma suplementação estratégica.”

Quais as principais preocupações e desafios da dieta vegana em cães?

Como os cães são naturalmente onívoros, comem alimentos de origem animal e vegetal, é preciso elaborar uma dieta balanceada com aminoácidos, vitaminas, minerais e fontes protéicas.

cachorro vegano existe
Mudar a rotina alimentar de cães precisa passar por um processo com acompanhamento veterinário.

Sendo assim, um dos grandes desafios é a adaptação. Essa mudança precisa ser gradativa, ter um acompanhamento de especialistas e entender a possibilidade do cão não se habituar à nova dieta. Nesse caso, é importante o tutor respeitar como o organismo do pet responder.”

Dentre as preocupações, está a chance de ocorrer uma carência nutricional. Esse tipo de déficit pode causar consequências negativas na saúde em todas as etapas de vida do cão: fase de crescimento, manutenção e senil. Com isso, o pet pode ser acometido por: 

  • distúrbios ósseos, dermatológicos e metabólicos;
  • deficiência de ácidos graxos essenciais; 
  • deficiência de vitamina B12;
  • diarreia;
  • constipação devido ao excesso de fibras na dieta;
  • estresse;
  • entre outros.

Então, se o cachorro for vegano, ele pode sofrer com déficit de nutrientes essenciais?

“Sim! Os nutrientes essenciais são aqueles que não são produzidos pelo próprio corpo, ou seja, precisam ser consumidos de uma forma externa. Portanto, pensando em um cachorro vegano, com uma dieta restrita a alguns alimentos, existe a possibilidade de ocorrer uma deficiência de aminoácidos, vitaminas, minerais e fontes proteicas que se enquadram nessa classificação,” respondeu.

A dispensa de produtos derivados de animal afeta a saúde do cachorro?

cachorro vegano comendo
Os cães que se alimentam de dieta vegana, precisam contar com um acompanhamento de um nutrólogo.

Existem duas linhas de raciocínio: uma diz que os cães necessitam de nutrientes e não de ingredientes específicos. Nesse caso, o que importa para o organismo do animal é o fornecimento de nutrientes em quantidades adequadas, sejam eles de origem vegetal ou animal.

Já a segunda linha de raciocínio é que alguns nutrientes específicos como aminoácidos e vitaminas só são encontrados em ingredientes de origem animal. Então, além da digestibilidade (o quanto o organismo irá aproveitar) esses ingredientes serão maiores quando consumidos por um cão.

Como adaptar o cachorro à nova dieta?

Cada vez mais surgem novas possibilidades de rações e alimentos para cães que trazem maior qualidade de vida e saúde no dia a dia, e uma tendência que tem ganhado força é a comida vegana para cães,” destacou.

Além disso, as marcas perceberam essa tendência e já há uma variedade de rações e petisco vegano para cachorro, sendo opções naturais que podem ser adicionadas na rotina alimentar de um pet vegan.

Mesmo que a dieta seja possível, é preciso ter consciência que o metabolismo e as necessidades alimentares dos animais são diferentes de nós, humanos. Ou seja, qualquer mudança, seja ela adição de um simples petisco ou a dispensa de produtos derivados integral ou parcialmente de animal, precisam ser realizados com responsabilidade.

pet comendo pepino
Durante a transição para alimentos veganos, o tutor precisa ter a consciência e entender a possibilidade do cão não se habituar à nova dieta.

O veganismo é uma causa em ascensão e suporte mundial, inclusive por celebridades como o piloto da Fórmula 1, Lewis Hamilton, que tem um cachorro vegano.

No entanto, o tutor não deve se esquecer da saúde do seu bichinho. Caso o animalzinho não se adapte à nova dieta, ele pode ficar estressado. Por isso é essencial que você cuide do bem-estar do pet, tá? Não force seu amigo de quatro patas a nada!

Pedro Giovannetti

Colaboração de Pedro Giovannetti

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário