Calopsita pode comer amendoim? Descubra aqui

Compartilhar:


calopsita pode comer amendoim

Adotar uma ave como a calopsita às vezes pode ser um desafio, uma vez que é um animalzinho sensível que deve ter uma alimentação monitorada, como qualquer outro pet. As sementes em geral parecem ser uma boa opção para a ave, mas será que a calopsita pode comer amendoim?

Rico em gorduras boas, o amendoim é uma leguminosa que de fato possui diversos benefícios para os seres humanos. O alimento melhora o humor, ajuda a diminuir inflamações, protege o coração e ainda é capaz de prevenir doenças como a anemia.

A calopsita pode comer amendoim também, mas é necessário controlar esse consumo. O alimento não pode ser ingerido regularmente pela ave, apenas em situações pontuais e mesmo assim é necessário ter certos cuidados.

Como possui gordura excessiva, a semente colabora para a obesidade da sua penudinha. Isso resulta em outras complicações de saúde. Alguns sintomas em longo prazo são os problemas cardíacos ou dificuldade ao respirar.

Dessa forma, antes de fazer o cardápio da sua ave, é importante falar com um veterinário especializado e confirmar a melhor forma de alimentar o seu pet.

Calopsita pode comer amendoim de que maneira?

Há uma forma correta de fornecer o amendoim para a ave. A calopsita pode comer amendoim, mas apenas o torrado. Isso porque a versão crua tem substâncias responsáveis por indigestões.

Também é preciso estar atento à quantidade de sal, o sódio em excesso não é benéfico para o pet. Elimine as versões de amendoim que possuem ainda mais gordura, como o japonês e o ovinho.

A calopsita pode comer amendoim, porém há outro cuidado a se tomar no momento da compra. Ele está relacionado ao armazenamento do alimento.

Quando o amendoim ou qualquer outro tipo de grão não forem guardados de forma correta, há a possibilidade da formação de mofo.

O fungo libera a aflatoxina que é tóxica para animais e humanos. Se a sua ave for constantemente intoxicada por essa substância, ela pode apresentar problemas no fígado e até morrer. Dê preferências às marcas conhecidas e a granel.

Alimentos que a calopsita não pode comer

A atenção ao que sua calopsita come é essencial para a longevidade do bichinho. Tudo que for muito gorduroso deve ser evitado. Açúcar, sal, fermento e farinha, assim como os ultraprocessados, como pães, bolachas e bolossão alimentos que a calopsita não pode comer.

Opções saudáveis

Agora que você sabe que a calopsita pode comer amendoim eventualmente, descubra os alimentos que fazem bem para a dieta do seu animal de estimação de fato.

É necessário considerar a origem natural da ave para proporcionar um cardápio que atenda às necessidades nutritivas. As rações para calopsitas são as melhores opções, pois são elaboradas com intuito de fornecer todos os elementos exigidos pelo organismo do animal.

Além das rações, existem os petiscos naturais, conforme você confere abaixo:

  • Mix de sementes;
  • Brócolis;
  • Pimentão;
  • Banana;
  • Cenoura;
  • Maçã;
  • Pepino;
  • Banana;
  • Espinafre.

Mas lembre-se de consultar um especialista antes de oferecer qualquer alimento à penudinha, tá? Assim, você garante a saúde e o bem-estar da sua amiguinha!

Gostou do artigo do Blog da Cobasi? Você também pode se interessar pelos textos abaixo:

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário