Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Canto de Pássaro Preto: conheça esta ave carinhosa

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
canto do passaro preto

O canto de Pássaro Preto é um dos mais conhecidos no país. Seu assobio compassado encanta logo nas primeiras horas da manhã. Pode ter certeza de que, com eles, seus dias serão ainda mais vigorosos!

Conheça o Pássaro Preto, espécie nativa do Brasil. Saiba mais sobre suas principais características, canto, alimentação e cuidados.

Características do Pássaro Preto

O Pássaro Preto pode ser encontrado em todo o Brasil (menos na região Amazônica) e em países sul-americanos. Seu nome possui mais 11 variações, de acordo com o local onde vive e seu canto é a característica que mais chama a atenção!

Estes pássaros possuem porte avantajado, cabeça estreita e pontuda. Os machos são azul metálico, enquanto as fêmeas possuem penas foscas, em tons amarronzados. A coloração é tão escura que aproxima-se do preto, daí surgiu seu nome. As penas, o bico e os olhos são completamente escuros.

Quando criado em gaiolas, o animal se torna pacífico, sociável e carinhoso. Ele é tão inteligente que consegue empoleirar-se no dedo dos tutores e responder quando chamam seu nome.

Dócil, quando bem cuidado, o Pássaro Preto se torna amigo dos seus tutores, sobretudo daqueles que os alimentam. Eles adoram receber carinho na cabeça e pescoço! 

Canto de Pássaro Preto

canto do passaro preto

O canto de Pássaro Preto é melodioso. Esta espécie começa a cantar logo no início da manhã, numa sequência de assovios altos e agudos intercalados com notas mais baixas e graves compassadas.

Na natureza, estas aves têm o costume de responder a outros Pássaros Pretos, assim que escutam seu assovio. Durante todo o dia é comum que o animal continue cantando, inclusive nos períodos mais quentes.

O interessante é que, diferente de outras aves, as fêmeas desta espécie também cantam.

Alimentação do Pássaro Preto

Em casa, além de rações e farinhas, inclua frutas, como mamão e banana na dieta. A cada três dias, ofereça legumes e verduras, como chuchu, tomate e almeirão. Por ser onívoro, o Pássaro Preto come insetos e aranhas. Sua fruta favorita é o coco maduro, da palmeira Buriti.

Contudo, lembre-se de que a necessidade nutricional do animal varia durante o ano. Por isso, consulte um médico veterinário. Ele será responsável por indicar a melhor dieta para o seu animal de estimação.

A saúde e bem-estar do pet também estão relacionadas à limpeza do viveiro. Portanto, faça a higienização diária de bebedouros, comedouros e banheiras, fornecendo água e alimentos frescos.

Além disso, para garantir que o canto de Pássaro Preto inspire seus dias por um longo período, é importante contar com a gaiola certa.

Prefira viveiros grandes, com galhos, brinquedos divertidos e uma pequena banheira confortável, para que o bichinho se sinta confortável.

Pássaro Preto arrancando penas: o que fazer?

O Pássaro Preto arranca suas penas em duas situações: alimentação precária ou falta de parceiro.

No primeiro caso, consulte um médico veterinário para mudar a dieta do animal. Em relação ao segundo, coloque fios de estopa na gaiola. Assim, ele puxará os fiapos ao invés das próprias penas.

Gostou das dicas? Cuide bem e encante a todos com o canto de Pássaro Preto! Veja mais sobre aves:

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

2 Comentários

  1. Bilac David disse:

    Estou fascinado por esse pássaro

  2. francisco disse:

    apareceu um em meu quintal, ‘nego’ valeu pela informação, não sabia o que oferecer como alimento. valeu!

Deixe o seu comentário