Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Será que a calopsita pode comer batata doce?

Por Cobasi   Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Será que a calopsita pode comer batata doce?

Se você quer saber se calopsita pode comer batata doce, a resposta curta é sim. Mas, calma! Existem vários fatores que você deve levar em consideração antes de oferecer esse alimento para o seu pássaro.

Nesse artigo vamos falar sobre a alimentação da calopsita, que frutas, verduras e legumes você pode incluir no cardápio e muito mais.

Fique com a gente até o final da leitura para descobrir.Vamos lá!

De que maneiras calopsita pode comer batata doce

De que maneiras calopsita pode comer batata doce

A batata doce é praticamente um sinônimo de alimento saudável quando o que se deseja é controlar os índices glicêmicos do organismo. Especialmente no caso das pessoas com diabetes, esse cuidado é fundamental! Mas como será que o alimento se comporta no corpinho de uma calopsita?

A batata doce é muito rica em carboidratos, e possui excelentes minerais em sua composição, como cálcio, potássio, magnésio e até fósforo. Também possui vitaminas A, C, E e K, que ajudam a preservar a saúde dos olhos, cuidam da circulação e agem como antioxidantes naturais.

No entanto, a grande concentração de carboidratos pode se tornar um obstáculo para a manutenção do peso ideal da calopsita, especialmente quando o pet consome esse alimento com regularidade.

Se você quiser muito que a sua calopsita experimente batata doce, dê apenas um pedacinho pequeno. Calopsita pode comer batata doce cozida apenas na água, então não adicione sal e nenhum outro tempero.

Ofereça a batata doce depois que já estiver totalmente fria e não torne esse um alimento fixo na dieta do seu pássaro, combinado?

Qual fruta a calopsita mais gosta?

Qual fruta a calopsita mais gosta?

Se você quer incluir alimentos mais açucarados na oferta alimentar da sua calopsita, não precisa apelar para a batata doce. Além da ração e do chamado mix de sementes, sua ave pode comer várias frutas, como:

  • mamão;
  • maçã;
  • banana;
  • pera;
  • melão;
  • morango;
  • melancia;
  • goiaba.

Ofereça de maneira equilibrada para garantir que o pássaro esteja ingerindo todos os nutrientes necessários, sem comprometer a consistência das fezes, por exemplo. Retire sempre as sementes antes de oferecer para o pet.

Por outro lado, se você quer saber quais frutas não pode dar para calopsita, fique de olho na seguinte lista:

  • abacate;
  • pêssego;
  • cereja;
  • ameixa.

As frutas cítricas, como laranja, limão e tangerina devem ser oferecidas com moderação para não afetar o equilíbrio delicado do estômago da ave. O mesmo vale para frutas muito gordurosas, como o coco e a manga.

Não esqueça de seguir as orientações do médico veterinário que faz acompanhamento regular da sua pequena calopsita, para garantir que a alimentação dela esteja balanceada e que o estado geral de saúde do pet seja bom.

Além de frutas, inclua também verduras e legumes na alimentação da ave, mas respeite sempre as quantidades diárias recomendadas. Assim você evita que o pet fique acima do peso e acabe desenvolvendo problemas de saúde, como doenças do coração, por exemplo.

Quer saber mais sobre os hábitos alimentares da calopsita e como você deve proceder caso a sua ave esteja com diarreia? Então confira esse artigo em nosso blog e fique por dentro do assunto.

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário