Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Calopsita comendo fezes: o que pode ser?

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
calopsita comendo fezes

Os animais de estimação podem ter atitudes que causam estranheza para os tutores. Muitas pessoas se perguntam o que significa uma calopsita comendo fezes, mas será que esse costume faz mal?

É preciso atentar para a calopsita comendo fezes, visto que o hábito pode indicar que ave está sofrendo com algum tipo de deficiência nutricional. Por isso, é importante levar o bichinho ao veterinário como precaução.

Para ajudar você, leitor, o Blog da Cobasi preparou um artigo sobre o que é possível fazer para evitar a calopsita comendo fezes. Confira abaixo e boa leitura!

O que significa a calopsita comendo fezes?

Em primeiro lugar, o tutor tem que saber que os olhos enganam e que nem sempre a calopsita está comendo fezes. Isso porque o animalzinho é curioso e pode brincar com o excremento para se distrair.

Caso você não consiga identificar se a ave está ingerindo ou apenas se divertindo com o cocô, é essencial procurar a ajuda de um especialista. A primeira opção sinaliza que algo está errado com sua penudinha, como, por exemplo, a deficiência nutricional.

O ato do animal de ingerir o excremento ainda pode indicar que o bichinho não recebe os estímulos necessários diariamente. Sendo assim, é superimportante levar seu amiguinho ao veterinário!

A ingestão das fezes pelo animal faz mal?

As aves têm um sistema diferente em relação aos seres humanos. Essas penudinhas fazem cocô e xixi ao mesmo tempo, uma vez que o excremento é armazenado em um órgão denominado cloaca.

Mas a calopsita comendo fezes faz mal? Sabemos que a excreção serve para eliminar os resíduos que não prestam, certo? Isso significa que o bichinho não deve comer as próprias fezes.

Outro ponto que vale ressaltar é que o excremento pode ser porta de entrada para doenças como a giardíase. Para evitar que seu amiguinho seja contaminado, é crucial buscar um profissional que recomende o melhor caminho para ajudar a penuda.

O que fazer para a ave não ingerir o excremento?

O tutor consegue evitar a calopsita comendo fezes seguindo alguns passos. É essencial oferecer alimentos nutritivos para a ave, a fim de prevenir a falta de vitaminas.

Outra dica valiosa é limpar a gaiola da penudinha constantemente. Com isso, o animalzinho não tem tempo de ingerir o próprio excremento. Você também pode apostar em ambientes separados por uma grade, pois assim o bichinho não tem acesso às fezes.

Mas vale salientar que, caso sua calopsita já esteja com esse mau hábito, é crucial levá-la ao veterinário, tá? Apenas o especialista pode avaliar o quadro individual da ave e apontar o melhor caminho para ajudá-la!

Gostou do artigo do Blog da Cobasi? Os assuntos abaixo também podem te interessar! Leia mais:

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário