Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Canto de sabiá: o que significa?

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
canto de sabiá

Já parou alguns segundos para ouvir o canto de uma ave? A forma de comunicação entre elas se transforma em música para os nossos ouvidos. Entre as que se destacam, está o canto de sabiá, ave de origem brasileira. 

O sabiá é um verdadeiro ícone nacional. Ele é reconhecido como a ave símbolo do estado de São Paulo e do Brasil. Além de ser popular, ele costuma marcar presença justo na primavera, conhecida por ser a estação do amor. Venha conhecer mais sobre o canto de sabiá e a história desta famosa ave!

Qual o significado do canto de sabiá?

O canto de sabiá tem um propósito bem claro. É utilizado como forma de demarcar o território, na ideia de afirmar o local que está naquele momento. Para os machos, o canto também é usado para atrair a atenção das fêmeas. As fêmeas também cantam, mas com uma frequência menor se comparada aos machos. 

Há uma curiosidade no canto de sabiá. Se, desde pequena, a ave viver na mesma gaiola que outras espécies, existe a possibilidade de ocorrer alguma influência no tipo de canto que ela está aprendendo. Isto é, o canto passa a ser considerado como um canto “impuro”.

Por que o canto de sabiá chama a atenção?

canto de sabiá

O canto de sabiá é muito admirado por quem gosta de aves. O motivo? A melodia agradável do canto nos faz lembrar do som de uma flauta. Marcante, a canção é mais harmônica quando estão em época de reprodução, por conta dos machos procurarem as fêmeas. 

Geralmente eles cantam com maior intensidade na primavera e durante o dia, tanto ao amanhecer quanto ao fim de tarde. Não é estranho escutá-los no período noturno, sobretudo nas grandes cidades, onde a dificuldade de se comunicarem é maior dada a poluição sonora. 

Inclusive, os machos podem usar a noite ou madrugada para ensinarem a melodia correta aos filhotes. 

Existe também uma lenda indígena sobre o canto de sabiá. No começo da primavera, se uma criança escuta o canto dessa ave durante as madrugadas, isso significa que ela vai ser abençoada com amor, paz e felicidade.

Sabiá, uma ave símbolo do Brasil

canto de sabiá

Podemos encontrar diversas espécies de sabiá no Brasil. A mais conhecida é o sabiá-laranjeira, este considerado como um ícone nacional e com maior destaque pelo seu canto. Exemplo disso é que o dia 05 de outubro, data considerada como o Dia da Ave no país, tem o sabiá-laranjeira como símbolo

Além disso, o sabiá ganhou notabilidade pela presença no clássico poema “Canção do Exílio”, de Gonçalves Dias, e de ser figura carimbada em diversas músicas populares brasileiras, como “Sabiá”, de Luiz Gonzaga e Zé Dantas. Famosa pela sua melodia, tornou-se a ave que canta o amor e a primavera por vários poetas.  

O sabiá-laranjeira é uma ave de pequeno porte e que pode ser encontrada em quase todo o Brasil, à exceção da região amazônica. Ela é encontrada também em outros países da América do Sul, como Argentina, Bolívia, Paraguai e Uruguai.

Conheça mais dicas e informações sobre outros pássaros em nosso blog:

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

5 Comentários

  1. Neide Soares disse:

    Bom dia ! Gostaria de saber porque tem época que o sabiá para de cantar, não estou mais ouvindo ele cantar agora..só ouço no final do ano..obrigada 🥰

  2. Kamilly disse:

    eles começam a cantar em setembro e terminam em janeiro😊

    • Cobasi disse:

      Olá, Kamilly! tudo bem?
      Geralmente eles cantam com maior intensidade na primavera e durante o dia, tanto ao amanhecer quanto ao fim de tarde.🧡

  3. Enio disse:

    Na Alemanha existe um pássaro chamado Drossel, que canta igual ao sabiá e é muito parecido, só que é bem escuro.
    É da mesma família Turdus

    • Cobasi disse:

      Olá! Sim, o Drossel, conhecido como tordo na Alemanha, é da família Turdidae, assim como o sabiá. Eles compartilham semelhanças em seu canto melodioso e aparência, embora o Drossel tenda a ter uma coloração mais escura. Ambos são apreciados por seus belos cantos, que muitas vezes simbolizam a chegada da primavera. É fascinante como espécies diferentes podem ter características tão semelhantes!

Deixe o seu comentário