Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Cão de Crista Chinês: postura elegante e muito divertido

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
cão-de-crista

Fofo e elegante, o Cão de Crista Chinês parece ser de brinquedo devido ao seu porte físico pequeno e exótico. Na verdade, ele é um cachorro que transmite delicadeza e graciosidade, chegando a participar de vários filmes. Muito diferente de seus primórdios, onde era usado como um cão de guarda.

Continue a leitura e conheça mais sobre a raça do Cão de Crista Chinês! 

​Qual a origem do Cão de Crista Chinês?

Mesmo não sendo muito fácil descobrir a sua origem, acredita-se que o Cão de Crista Chinês era um animal de propriedade de famílias da dinastia Han, da China, que durou entre 206 a.C. até 220 d.C. Os cachorros eram criados para serem uma espécie de guardião das casas de tesouro. Na época, tinham uma estatura grande, além de serem mais pesados, assemelhando-se a cães de caça. 

Entre 1885 e 1926, chegaram a ser encontrados em exposições nas Américas. Porém, após esse período, esteve quase sumido por cerca de 50 anos, na qual dificilmente eram vistos. 

​Características do Cão de Crista Chinês

De tamanho pequeno, o Cão de Crista Chinês tem duas variações, o Pelado e “Powder Puff”. O Pelado tem uma pelagem na cabeça que chega alcançar o seu pescoço, e pelos nas patas (parecendo meias peludas) e cauda, enquanto o restante do corpo não tem pelos. Já o “Powder Puff” é totalmente coberto por um véu com pelos longos e macios. A curiosidade é que, embora apresentem diferenças, os cães nascem na mesma ninhada.  

Há, também, dois tipos físicos distintos nesta raça, o “Deer Type” e “Cobby Type”. O primeiro representa um animal atrevido e com ossatura fina. O segundo significa um cachorro mais pesado, tanto no corpo quanto nos ossos. 

É um cão com uma estrutura média à fina, uma cabeça lisa sem muitas rugas e aparenta uma expressão de estar em alerta, além de possuir orelhas eretas. Tem uma cauda longa e relativamente reta.

cão-de-crista-chinês

Comportamento do Cão de Crista Chinês

Divertido, o Cão de Crista Chinês é muito sociável, leal e feliz, o que ajuda a ser devotado à família. Gostam de pular no colo e receber um cafuné do tutor. A sua personalidade carinhosa e brincalhona contribui no bom relacionamento com outros pets e pessoas desconhecidas. Não é agressivo ou cruel. 

Na prática, é muito ativo, ágil e adora correr do lado de fora da casa e fazer exercícios. Brincadeiras, é com ele mesmo. Em resumo, ele é um ótimo companheiro para toda a família

Mesmo com uma aparência delicada e postura elegante, é um cão alerta e que visa proteger o ambiente. Tenha o cuidado, inclusive, ao deixá-lo muito tempo sozinho, gerando uma ansiedade no animal pela ausência do tutor. 

Como cuidar do cão?

Por conta de sua falta de pelo, não se adequa ao frio. Ou seja, separe uma roupinha ao seu amigo quando os dias estiverem frios e úmidos. 

O Cão de Crista Chinês Pelado requer um cuidado constante com a sua pele. Quer dizer, deve-se usar hidratante e protetor solar. Sem contar os banhos frequentes, no intuito de protegê-lo de cravos, alergias e insolação. 

Com relação ao Powder Puff, tenha atenção na escovação dos pelos. O ideal é escová-lo a cada dois dias. E não esquecer de manter o focinho raspado a cada duas semanas. 

Saiba mais sobre dicas e outras raças em nosso blog: 

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário