
Uma cauda de cachorro quebrada pode significar todo tipo de coisa. As fraturas podem ser pequenas e até mesmo cicatrizar sozinhas, ou mais graves e necessitar de uma intervenção mais séria.
Nesse artigo vamos falar mais sobre o rabo de cachorro quebrado, o que você pode fazer para evitar que isso aconteça e também como deve proceder caso perceba que há uma lesão.
A cauda do cachorro é a continuidade da sua coluna vertebral. Por isso, além da cobertura de pele e pelos, há também uma musculatura recobrindo os ossos e os nervos localizados ali.
Como é uma região bem sensível, se você percebeu que o rabinho do seu cachorro não está como antes, não tente mexer, apertar ou mesmo reposicionar a cauda. Leve seu amigo para uma consulta com o médico veterinário o quanto antes, para que ele passe por uma avaliação.
Alguns dos sinais de que o cachorro quebrou o rabo é uma mudança na estrutura da cauda, que pode passar a ficar caída em vez de ereta, por exemplo.
O comportamento geral do pet também pode dar dicas. Se você tem um cãozinho bem ativo como companheiro, e de uma hora para outra ele passou a ficar muito tempo deitado, observe com atenção.
Um pet que de repente perde o interesse pelas brincadeiras e petiscos favoritos, e não dá muita bola nem mesmo para seu carinho e atenção deve estar sentindo algo errado.
Observe como ele se move e veja se o pet demonstra sinais de desconforto local. Seja gentil e paciente, pois dependendo da lesão ele pode estar sentindo bastante dor.
Segundo Joyce Aparecida Santos Lima, médica veterinária da Educação Corporativa Cobasi, o tratamento é determinado por meio de uma avaliação do profissional de saúde que acompanha o pet, que pode ser auxiliada por exames de imagem como o raio-X.
Joyce explica que, apesar do que muita gente acredita, a amputação não é uma regra para todos os casos de cauda quebrada de cachorro.
“A amputação é realizada quando o caso é grave, como quando há necrose na região ou falta de irrigação sanguínea e oxigenação local. Normalmente, o tratamento envolve a imobilização da cauda com o uso de talas e até de gesso pelo médico veterinário, dependendo do quadro do animal”, afirma Joyce.
Uma cauda quebrada pode ter várias causas. Desde uma porta ou gaveta que se fechou com no rabinho do pet, passando por um pisão ou mesmo a queda de um objeto mais pesado pode provocar uma lesão no local.
Por isso, se você tem um ou mais cachorros em casa, procure fazer movimentos mais tranquilos quando ele estiver por perto. Isso vale para os peludos de porte mini e pequeno, mas também para os gigantes.
Além disso, não pense que apenas os cães com cauda longa podem se machucar no local. Mesmo aqueles com rabos mais curtinhos, enrolados sobre o corpo ou sobre si mesmos podem sofrer acidentes.
Quer continuar sua leitura? Então confira esse artigo sobre 10 mitos comuns envolvendo cachorros.
Meu cachorro parece q está com o rabo quebrado pq só quando pega e levanta ele chora ,posso dar dipirona ou outro tipo de remédio pra dor
Claudia, como vai? Recomendamos que procure um veterinário com urgência. A fratura na cauda é bastante dolorosa para o animal.
Minha cadela levanta a cauda normalmente mas não abana, mesmo estando alegre. O que poderia ser? Não encontrei nada parecido na internet.
Oi Ítalo, como vai? Indicamos uma visita ao medico-veterinário, pode não ser nada porém sempre bom ver a saúde de nossos pet 🙂