Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Cauda quebrada de cachorro: o que você precisa saber

Colaboração de Joyce Lima | Médica-veterinária   Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Cauda quebrada de cachorro: o que você precisa saber

Uma cauda de cachorro quebrada pode significar todo tipo de coisa. As fraturas podem ser pequenas e até mesmo cicatrizar sozinhas, ou mais graves e necessitar de uma intervenção mais séria.

Nesse artigo vamos falar mais sobre o rabo de cachorro quebrado, o que você pode fazer para evitar que isso aconteça e também como deve proceder caso perceba que há uma lesão.

Cauda quebrada de cachorro: quais são os sinais

Cauda quebrada de cachorro: quais são os sinais

A cauda do cachorro é a continuidade da sua coluna vertebral. Por isso, além da cobertura de pele e pelos, há também uma musculatura recobrindo os ossos e os nervos localizados ali.

Como é uma região bem sensível, se você percebeu que o rabinho do seu cachorro não está como antes, não tente mexer, apertar ou mesmo reposicionar a cauda. Leve seu amigo para uma consulta com o médico veterinário o quanto antes, para que ele passe por uma avaliação.

Alguns dos sinais de que o cachorro quebrou o rabo é uma mudança na estrutura da cauda, que pode passar a ficar caída em vez de ereta, por exemplo. 

O comportamento geral do pet também pode dar dicas. Se você tem um cãozinho bem ativo como companheiro, e de uma hora para outra ele passou a ficar muito tempo deitado, observe com atenção.

Um pet que de repente perde o interesse pelas brincadeiras e petiscos favoritos, e não dá muita bola nem mesmo para seu carinho e atenção deve estar sentindo algo errado.

Observe como ele se move e veja se o pet demonstra sinais de desconforto local. Seja gentil e paciente, pois dependendo da lesão ele pode estar sentindo bastante dor.

Tratamento para cachorro com rabo quebrado

Segundo Joyce Aparecida Santos Lima, médica veterinária da Educação Corporativa Cobasi, o tratamento é determinado por meio de uma avaliação do profissional de saúde que acompanha o pet, que pode ser auxiliada por exames de imagem como o raio-X.

Joyce explica que, apesar do que muita gente acredita, a amputação não é uma regra para todos os casos de cauda quebrada de cachorro.

“A amputação é realizada quando o caso é grave, como quando há necrose na região ou falta de irrigação sanguínea e oxigenação local. Normalmente, o tratamento envolve a imobilização da cauda com o uso de talas e até de gesso pelo médico veterinário, dependendo do quadro do animal”, afirma Joyce.

Como evitar que seu cachorro quebre o rabo

Como evitar que seu cachorro quebre o rabo

Uma cauda quebrada pode ter várias causas. Desde uma porta ou gaveta que se fechou com no rabinho do pet, passando por um pisão ou mesmo a queda de um objeto mais pesado pode provocar uma lesão no local.

Por isso, se você tem um ou mais cachorros em casa, procure fazer movimentos mais tranquilos quando ele estiver por perto. Isso vale para os peludos de porte mini e pequeno, mas também para os gigantes.

Além disso, não pense que apenas os cães com cauda longa podem se machucar no local. Mesmo aqueles com rabos mais curtinhos, enrolados sobre o corpo ou sobre si mesmos podem sofrer acidentes.

Quer continuar sua leitura? Então confira esse artigo sobre 10 mitos comuns envolvendo cachorros.

Joyce Lima | Médica-veterinária

Colaboração de Joyce Lima | Médica-veterinária

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

18 Comentários

  1. Claudia disse:

    Meu cachorro parece q está com o rabo quebrado pq só quando pega e levanta ele chora ,posso dar dipirona ou outro tipo de remédio pra dor

  2. NADIA disse:

    Meu spitz esta pulando, saltitando, muito elétrico e feliz como sempre foi. Porém, reparei q a calda dele nao esta pra cima. Tenho outrola cadelinha da mesma raça e as vezes os dois brigam…hoje de manhã eles brigaram e escutei um gritinho do meu macho

  3. Ítalo Jesus Pires disse:

    Minha cadela levanta a cauda normalmente mas não abana, mesmo estando alegre. O que poderia ser? Não encontrei nada parecido na internet.

  4. Thais disse:

    Olá,
    Meu cachorro sente dor para levantar a cauda, mas está andando e pulando normalmente. Ainda assim pode ser uma fratura na cauda?

    • Cobasi disse:

      Oi Thais, como vai? Pode ocorrer por vários motivos indicamos uma visita ao medico veterinário para avaliação da cauda 🙂

    • Cristina disse:

      Oi boa noite
      Eu pisei no rabo do heu cachorro com salto agora o rabo do meu Shitzu só fica para baixo quando tento levantar ele choro será que quebrou o rabo dele?

      • Cobasi disse:

        Olá, Cristina! como vai?
        Como é uma região bem sensível, não tente mexer, apertar ou mesmo reposicionar a cauda. Leve seu Shih-tzu para uma consulta com o médico veterinário o quanto antes, para que ele passe por uma avaliação.

  5. Rita de Cássia disse:

    Meu cachorro shih tzu está com o rabo caído, ele abana o rabo mesmo caído, levei ele ao veterinário deu uma injeção antinflamatorio e no outro dia o rabinho levantou continuei a dar o antinflamatorio oral por 4 dias depois disso o rabinho arreou novamente. A veterinária indicou Rx da bacia e do rabinho.

  6. Anny disse:

    Minha cachorinha pulou do carro em movimento,porem ela tava com o colete e acabou caindo mas agora ela sempre faz xixi do nada se mexer no rabo dela ela faz xixi, acho estranho pq a veterinária da praia fez raio x e não deu nada.as agora ela vive de fralda pois ta sempre se vazando de xixi

    • Cobasi disse:

      Olá, Anny! como vai?

      Recomendamos que você leve o pet a um veterinário de confiança, pois será necessário que o profissional avalie esse sintoma e realize exames mais específicos.

  7. Minha cachorra foi atropelada e pegou na pontinha do rabota só o nervo o que devo fazer que remedio eu dou disse:

    Ela foi atropelada e pegou seu rabo

  8. Josiele disse:

    Acho q a bebê da minha filha tbm quebrou a cauda ela e spistz alemão tem 3 meses,e estar só com a calda caída tem 2 dias e se mexer ela chora o q fazer?
    Será q volta o normal ?

    • Cobasi disse:

      Olá Josiele. Tudo bem? É importante que saiba que é essencial consultar um veterinário o mais rápido possível. Apenas um profissional pode avaliar corretamente a situação do seu animal de estimação. Recomendo agendar uma consulta para que o veterinário possa fornecer orientações adequadas. Desejamos melhoras para a sua filhote!

  9. Emanuelle Maggessi disse:

    minha cachorrinha é uma york mini, teve dois filhinhos e uma deles a pontinha do rabo veio torta pra baixo. Devo me preocupar ou não isso não vai gerar problemas futuros ??

    • Cobasi disse:

      Olá, Emanuelle! É importante saber se o filhote está sentindo desconforto. Por isso, é bom consultar um veterinário para uma avaliação e garantir que não afetará sua qualidade de vida.

Deixe o seu comentário