Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Cegonha-bico-de-sapato: a ave que sobreviveu à 2ª Guerra e é parente dos dinossauros

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 4 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
cegonha-bico-de-sapato

Mesmo que não seja uma ave conhecida do grande público, a cegonha-bico-de-sapato é uma espécie com características peculiares, cheia de histórias e muitas curiosidades, que você precisa conhecer. 

Saiba tudo sobre a cegonha-bico-de-sapato

A cegonha-bico-de-sapato, provavelmente, está na lista de muitas pessoas como um dos animais que elas não sabiam que existiam. Com uma aparência rústica e bastante curiosa, a ave até parece uma criação cinematográfica. Mas, acredite, elas são reais e você vai adorar conhecê-la. 

Cegonha-bico-de-sapato: características únicas

Com parentesco próximo dos pelicanos e com aparência de cegonha, a Balaeniceps rex pode chegar a 140 centímetros e pesar até 7 quilos. A distância entre as pontas de suas asas pode atingir dois metros de comprimento, quando abertas. 

A cegonha-bico-de-sapato tem esse nome por causa do bico, que lembra um sapato de madeira e mede até 30 centímetros. Inclusive, essa é a origem do seu nome em inglês – shoebill.

Seu enorme e poderoso bico é uma das características mais marcantes da ave. O formato peculiar é o resultado evolutivo da espécie para ajudar a capturar peixes, anfíbios e pequenos répteis. 

A adaptação do bico também apresenta uma base larga e a ponta afiada, que apresenta uma característica poderosa para prender com força, permitindo que a cegonha-bico-de-sapato capture suas presas com precisão e rapidez.

Entretanto, apesar do nome, a cegonha-de-bico-de-sapato é mais próxima dos pelicanos, em relação às comparações anatômicas. 

Cegonha-de-bico-de-sapato: a ave parente dos dinossauros

pelicano bico de sapato
A cegonha-bico-de-sapato é considerada um parente vivo dos dinossauros, mas, hoje, a espécie está em risco de extinção.

O nome científico, Balaeniceps rex, já é um sinal da ligação entre a cegonha-de-bico-de-sapato e os dinossauros. A espécie é reconhecida popularmente como um “parente vivo” dos dinossauros.

Onde se encontra a cegonha-bico-de-sapato?

A cegonha-de-bico-de-sapato vive na região do Sudão e da Zâmbia, na África Oriental. A espécie habita as regiões pantanosas e úmidas, como também prefere áreas com densa vegetação aquática, onde encontra com mais facilidade alimento e abrigo.

A cegonha-bico-de-sapato corre risco de extinção?

Infelizmente, a cegonha-bico-de-sapato está classificada como “vulnerável” à extinção pela IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza). As principais ameaças à espécie são:

  • as regiões pantanosas onde as cegonhas-bico-de-sapato vivem estão sendo convertidas em áreas agropecuárias;
  • o habitat das aves está sendo drenado ou até mesmo afetado pelo despejo exacerbado de agrotóxicos.
  • a caça ilegal é um dos principais fatores para extinção da espécie. No comércio ilegal, podem pagar até 37 mil reais pela ave. 

Estima-se que existam apenas cerca de 5.000 a 8.000 indivíduos na natureza.

O que a cegonha-bico-de-sapato come?

Basicamente, a dieta da espécie é composta por peixes, roedores, anfíbios, pequenos crocodilos, tartarugas e serpentes aquáticas.

A cegonha-bico-de-sapato é uma ótima caçadora. A ave utiliza uma técnica de caça paciente, aguardando em silêncio pela presa em águas rasas antes de capturá-la com seu bico poderoso. A espécie tem a capacidade de permanecer imóvel por muito tempo.

4 curiosidades sobre a cegonha-de-bico-de-sapato

cegonha do bico de sapato
Cegonhas-bico-de-sapato (Balaeniceps rex)

Ainda existem mais algumas curiosidades que vão surpreender você!

Cegonha-bico-de-sapato consegue reproduzir som de metralhadora

A cegonha-bico-de-sapato emite uma variedade de sons, desde grunhidos baixos até vocalizações mais complexas que lembram o som de uma metralhadora. As vocalizações são utilizadas para comunicação entre indivíduos da mesma espécie, principalmente durante a época de reprodução.

Cegonha-bico-de-sapato é uma sobrevivente da 2ª Guerra Mundial

Em um momento sombrio da história, a cegonha-bico-de-sapato se tornou um símbolo de esperança para os soldados aliados durante a Segunda Guerra Mundial. 

A Balaeniceps rex era um dos animais que viviam no Zoológico de Berlim, região que foi constantemente bombardeada durante a guerra. 

Quando Berlim foi invadida, o zoológico foi completamente destruído, mas entre os sobreviventes estava uma cegonha-bico-de-sapato. O animal foi salvo por uma cuidadora, que o levou para casa e manteve o animal vivo.

São aves um tanto preguiçosas

As cegonhas-bico-de-sapato são animais muito sedentários. Geralmente, eles se movimentam apenas quando precisam buscar um habitat e melhores recursos. Outro exemplo é que a espécie voa muito raramente. 

A ave mais lenta da atualidade

Quando voa, o que é raro, o Balaeniceps rex só chega a bater as asas cerca de 150 vezes por minuto, se colocando entre uma das aves mais lentas da atualidade. 

cegonha-bico-de-sapato Balaeniceps rex

Gostou de conhecer esse fascinante animal? Continue a visita no Blog da Cobasi para se manter por dentro do reino animal. Aqui, tem conteúdo exclusivo com curiosidades e muita informação.

Se você é tutor de aves domésticas, no pet shop online da Cobasi, você encontra tudo o que é essencial para pássaros. Aproveite nossas promoções. Até a próxima!

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário