Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Celósia: é uma planta comestível?  Descubra agora!

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
jardim de flores coloridas
A Celósia é destaque pela beleza de suas cores

A Celósia é uma planta rara que faz parte da família das PANC (Planta Alimentícia Não Convencional), incrível, não é mesmo? Descubra tudo o que é preciso saber sobre essa planta e como cultivar em casa!

O que é a Celósia?

O nome científico é Celosia argentea, o que define muito bem as suas principais características. A primeira parte do seu nome tem origem no termo grego keleos e significa fogo, simbolizando a cor e o formato de suas flores.

Já argentea, vem do latim e quer dizer prateado, que remete à coloração das flores da planta quando ela é encontrada em seu estado natural, no meio ambiente. Originária da Índia, a planta também é conhecida por outros nomes, sendo os principais:

  • crista-plumosa;
  • amaranto africano;
  • suspiro;
  • crista-de-galo-plumosa;
  • espinafre-africano;
  • celósia-plumosa.

Celósia argentea: características

A Celósia argentea é uma espécie de planta que vive em temperaturas quentes e úmidas, de regiões com clima tropical, equatorial e mediterrâneo. Por isso, para crescer, ela precisa de exposição máxima à luz do sol.

Ela também é uma espécie perene de floração anual, que chama bastante atenção pelo formato e coloração das suas flores. É possível encontrar a Celósia nas cores vermelha, amarela, branca, rosa, creme, laranja e roxa que, combinadas, criam um visual alegre e marcante.

Além de belas, suas flores, quanto eretas podem medir entre 5 e 10cm de comprimento. O que contribui para que ela possa chegar a até um metro de altura, quando cultivada corretamente e nas condições ideais.

A Celósia é comestível?

flor de lilas
As flores, brotos e sementes da planta são comestíveis.

A Celósia é uma planta versátil, pois pode ser cultivada e usada na decoração de jardins e ambientes externos. E não só isso, a Celósia é uma planta comestível e ainda tem propriedades medicinais.

Em nosso país, a Celósia faz parte do grupo das PANC, as plantas alimentícias não convencionais. Dela, é possível aproveitar as folhas, brotos e sementes para a criação de pratos incríveis. Quando jovem, suas folhas e talos são usados no preparo de refogados e saladas, por exemplo.

A planta também é uma fonte natural de Cálcio e Iodo, essenciais para manter a boa saúde do organismo. Também é possível extrair de suas folhas a Sokotein, uma proteína poderosa usada na produção de suplementos alimentares.

Propriedades medicinais da planta

Além de ser uma ótima alternativa para a criação de saladas saborosas e coloridas, a Celósia argentea tem propriedades medicinais. Ela é um remédio natural que atua como:

  • antioxidante;
  • anti-inflamatório;
  • antidiabético;
  • antimicrobiano.

Saiba com cultivar a Celósia em casa

folhes vermelhas de celósia
flores de celosia no jardim
vaso com celosia rosa
folhes vermelhas de celósia
A Celósia precisa de sol pleno para se desenvolver.
flores de celosia no jardim
A combinação de fores cria um um visual único.
vaso com celosia rosa
A planta é versátil e pode ser cultivada em qualquer ambiente

Curtiu as propriedades da Celósia e deu vontade de cultivá-la em casa? É muito simples, separe as ferramentas de jardinagem e acompanhe os tópicos a seguir:

Luminosidade máxima

Por se tratar de uma planta de clima tropical com altas temperaturas, a Celósia argentea precisa ser cultivada sob sol pleno. Por isso, o recomendado é fazer o cultivo em áreas abertas da casa, como os jardins.

Escolha um solo com boa drenagem

Para um bom desenvolvimento desse tipo de planta é necessário escolher um substrato rico em matéria orgânica e um solo com boa drenagem. Pois, o excesso de água faz mal para as raízes da Celósia.

Atenção com a rega

No que diz respeito à rega, a ela é uma espécie que depende de um solo levemente úmido para poder absorver os nutrientes. Por causa disso, o indicado é fazer a rega frequente, porém com muito cuidado para não deixar a terra encharcada.

Adubo e fertilização

Um ponto importante no cuidado com a sua Celósia é a nutrição e adubação do solo. Durante o período de floração, entre a primavera e o verão, faça o enriquecimento mensal do solo com fertilizante líquido NPK 4-14-8. Ele contém todos os nutrientes que a planta precisa.

Agora que você já conhece tudo sobre a planta, diga pra gente: Está pronta para cultivá-la no seu jardim?

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário