Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Como plantar orégano e fazer o cultivo em casa

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Como plantar orégano

Natural da região do Mediterrâneo, o orégano já conquistou seu lugar nas cozinhas. Sendo utilizado na preparação de receitas, essa erva oferece um sabor e aroma a mais em pratos culinários. Então, que tal aprender como plantar orégano em sua casa?

Assim, você terá esse tempero natural sempre fresquinho à sua disposição.

Como cultivar orégano

Para quem está iniciando na jardinagem, o orégano é uma ótima planta para começar. Afinal, ele é fácil de ser plantado e não necessita de um grande espaço para ser cultivado. No entanto, para que a sua hortinha se desenvolva bem, é necessário preparar um bom ambiente de cultivo.

O clima para se plantar o orégano deve ser ameno, com uma temperatura de 21 a 25 ºC. Se a sua região é muito quente ou fria, prefira deixar o vaso dentro de casa.

A luz do sol também é necessária para o desenvolvimento da planta. Afinal, a luminosidade que a planta recebe influencia no aroma que as folhas do orégano terão. 

Quando a planta alcançar os 20 cm de altura, faça a colheita das folhas e ramos que deseja utilizar.

Além disso, é possível optar por três formas de cultivar o orégano: por semente, por moita ou por estacas. No caso do plantio por sementes, saiba que levará mais tempo para a planta se desenvolver.

Cultivo de orégano por semente

O primeiro passo é fazer a preparação do solo. Ofereça nutrientes e se possível, insira um pouco de areia à terra. Após esse processo, coloque as sementes um pouco abaixo do solo, de formas que elas não fiquem muito enterradas.

No momento de inserir as sementes de orégano, saiba que cada uma delas irá resultar em uma planta. Por isso, mantenha um certo espaço entre uma semente e outra.

É importante manter o solo úmido. Com o auxílio de um regador, umedeça o vaso uma vez ao dia, mas não o encharque. Também é essencial que as sementes recebam luz do sol por pelo menos 4 horas ao dia.

Após duas semanas, as sementes já começam a germinar e criar as mudas. Nesse momento, já é possível selecionar quais mudas estão melhores para serem cultivadas.

Como plantar orégano por moita

Como plantar orégano

O cultivo por moitas é feito a partir das sementes já germinadas. Por isso, o desenvolvimento do orégano se torna mais rápido.

Observe as mudas que se desenvolveram das sementes e escolha as melhores. Transplante as mudas para o lugar definitivo de plantio, de forma que as raízes do orégano fiquem soterradas abaixo do solo. Cuidado para não danificar as raízes! Retire uma grande quantidade de terra no entorno da muda para evitar cortes e lesões.

Depois que fizer o transporte da muda para o novo vaso, continue umedecendo a terra e reponha os nutrientes do solo. Ao perceber que o orégano alcança uma boa altura, de 20 a 60 cm, faça a poda das melhores folhas.

Também é possível retirar algumas estacas do orégano para criar novas mudas.

Como plantar orégano por estaca

Com o auxílio de uma tesoura de poda, selecione os melhores ramos da planta. Insira a estaca em um recipiente com água e espere até que as raízes se desenvolvam.

Após esse processo, basta transportar a planta para o lugar definitivo que será cultivado.

Como plantar orégano em vaso

No caso de orégano cultivado em vaso, observe o tamanho do recipiente. Caso seja um vaso pequeno, plante apenas uma semente nele. Se atente a manter o solo do vaso úmido, mas não encharcado e coloque o recipiente com a planta em algum lugar com luminosidade.

Outras dicas para uma horta saudável 

O orégano costuma se desenvolver bem por até 5 anos. Por isso, saber cuidar bem de sua planta ajuda ela a te oferecer ótimas folhas e ramos. Faça a reposição dos nutrientes do solo. A cada 30 dias, o adubo deve ser inserido na terra, conforme a necessidade da planta.

Não se esqueça de manter o solo úmido. Regue a planta diariamente, de forma que a terra não fique muito molhada. É importante que o pé de orégano receba luz solar diariamente. Além disso, não deixe que a planta fique em locais muito frios.

Dessa forma, você poderá aproveitar melhor o orégano e ter um tempero natural dentro de sua casa.

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

3 Comentários

  1. Amilton disse:

    Excelentes explicações. Parabéns.

  2. Silvio Romai do Amaral Souza disse:

    Me orientaram tirar a flor do manjericão e a flor do orégano o que faço

    • Cobasi disse:

      Olá, Silvio! Sim, retirar as flores do manjericão e do orégano pode ser uma boa prática, pois ajuda a planta a concentrar sua energia na produção de folhas mais saudáveis e aromáticas, ao invés de se dedicar à floração e formação de sementes.

Deixe o seu comentário