Coelho pode comer rabanete? Descubra aqui!

Compartilhar:


coelho mordendo

Não tem como fugir quando o assunto é a alimentação dos nossos animais de estimação, não é mesmo? É sempre muito importante ficar atento sobre dieta, o que pode ou não pode, entre outras informações. Por isso, trouxemos mais uma pauta sobre comidas para roedores: afinal, coelho pode comer rabanete?

Alguns tutores gostam de adicionar alimentos frescos, como frutas e vegetais, na dieta dos coelhos, buscando oferecer uma rotina cheia de nutrientes naturais. Além de ração, quem tem um peludinho em casa sabe que eles são apreciadores de legumes, o que inclui o rabanete. Então, sim, coelho pode comer rabanete!

Os orelhudos são um tanto comilões, por isso existem algumas dúvidas sobre o que coelho pode ou não comer. Neste artigo, saiba mais sobre a razão de os rabanetes serem um bom alimento para o seu bichinho. 

Afinal, coelho pode comer rabanete?

Os coelhos são animais herbívoros, por isso, como já mencionamos, eles podem comer rabanete. Provavelmente, você está fazendo essa pesquisa pensando na dieta do seu bichinho, certo? Então, saiba que legumes são boas opções de alimentos para adicionar na lista do seu dentuço. Mas existem algumas recomendações. 

Quando nos perguntamos o que coelho doméstico come, já imaginamos cenoura, plantas e frutas, mas não é a isso que se resume a dieta desse roedor. 

Legumes para coelho: pode ou não pode?

coelho pode comer rabanete
Com moderação, os legumes são ótimas opções de alimentação saudável para coelhos.

No geral, pode, e os coelhos adoram legumes. Porém, mesmo entre os amantes de beterraba, abobrinha, entre outros vegetais, é preciso ter cuidados ao oferecer um alimento novo para o peludo.  

Por exemplo, para os coelhos, os legumes precisam ser oferecidos em pequenas porções, pois são mantimentos que têm como característica uma digestão mais complexa, ou seja, podem provocar gases e desestabilizar a flora intestinal do animal. 

Sendo assim, o recomendado é dar somente, no máximo, uma ou duas vezes por semana, com moderação.

O que coelho pode comer?

É importante saber como cuidar de coelhos, inclusive na rotina de alimentação. Estamos falando de animais que têm o sistema digestivo muito complexo e sensível, então qualquer alteração brusca na comida pode gerar um mau funcionamento do organismo e deixar o seu bichinho doente.

Algumas verduras liberadas para coelho são:

  • rúcula;
  • couve; 
  • acelga;
  • chicória;
  • manjericão;
  • talos e folhas de cenoura.

Entre as frutas para coelhos estão: 

  • melancia;
  • melão
  • amora; 
  • manga; 
  • banana;
  • mamão.

Não esqueça: sempre que for adicionar um novo alimento ou realizar alguma alteração na rotina do seu coelho, solicite uma consulta com um médico-veterinário para te auxiliar e acompanhar no processo de transição alimentar. 

Cuidar da alimentação do seu coelho é fundamental

coelho pode comer rabanete

Uma alimentação balanceada, regrada com nutrientes e vitaminas é a chave para que os coelhos tenham uma boa saúde, o que terá impacto na qualidade de vida.

Então, quando você procura saber o que coelho come, é indispensável contar com a colaboração de um veterinário. Já comentamos aqui que os coelhinhos têm um sistema digestivo complexo, por isso não podemos ter achismos ou trocas alimentares sem a orientação técnica de um profissional.

Frutas, verduras e legumes são, dentro das orientações corretas, ótimas fontes de nutrição para os peludos. Porém, também deve-se sempre priorizar que a base alimentar dos coelhos são a ração e o feno, alimentos fundamentais e que devem ficar disponíveis 24 horas por dia.

Agora já sabemos a importância de estar atento aos alimentos para coelhos. No entanto, busque variar na dieta de seu animal de estimação, sempre seguindo as orientações de um veterinário. A saúde do coelhinho agradece! 

Na Cobasi você encontra uma ampla variedade de rações, acessórios, cama e tudo que o seu coelho precisa. Visite o nosso site, app ou a loja mais próxima, nós estamos ansiosos pela sua visita!

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário