Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Coelho pode comer ração de gato? Descubra agora

Colaboração de Rayane dos Santos | Bióloga e especialista em aves e mamíferos   Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
coelho comendo ração com fundo branco
Coelho pode ou não pode começar ração de gato?

Coelho pode comer ração de gato? Essa é uma comum recorrente em tutores que estão adotando esse animal de estimação pela primeira vez. Por isso, nós vamos responder a essa pergunta e contar quais são os melhores alimentos para uma dieta saudável do pet. Confira tudo nesse post!

Coelho pode comer ração de gato?

A resposta é não. De acordo com Rayane dos Santos, bióloga da área de Educação Corporativa da Cobasi, alimentar coelhos com ração de gato não é indicado, “ a ração de gato possui altas taxas de proteína animal e os coelhos são animais estritamente herbívoros, o que significa que consomem somente alimentos à base de vegetais”, explica.

O que acontece quando coelho come ração de gato?

Caso o seu coelho tenha ingerido ração de gato indevidamente, poderá sofrer uma série de problemas de saúde. 

“Os coelhos não conseguem metabolizar e digerir proteína animal e podem ter diarreia, além de desenvolver doenças hepáticas e/ou, renais, alterações nas taxas metabólicas e até vir a óbito”, alerta a bióloga.

Posso dar ração de outros animais para o meu coelho?

Para garantir um desenvolvimento saudável do seu animal de estimação, o ideal é que ele se alimente exclusivamente de ração para coelho.  Pois, só ela contém as vitaminas e nutrientes necessários para suprir as necessidades do pet, evitando que ele desenvolva doenças como colesterol, acúmulo de gordura no fígado ou ganhe peso excessivo.

Saiba o que acontece se o coelho comer ração errada

Se você oferece algum tipo de alimento diferente ao seu coelho, é bom ficar atento a algumas reações do animal. Os sintomas mais comuns são: vômito, espasmos, diarreia, convulsões e apatia. Percebeu algum desses sinais? Procure urgente um médico-veterinário.

Conheça os alimentos mais indicados para coelhos

coelho comendo cenoura
Vegetais como a cenoura faz bem à saúde do coelho.

Para evitar problemas para o seu animal de estimação, o ideal é uma dieta com base em ração. Porém, para quem deseja variar a alimentação, Rayne dá algumas dicas: “feno de gramínea sempre à vontade, além de verduras de folhagens verde-escuras (agrião, couve, rúcula etc.), legumes (abobrinha, pepino, cenoura, pimentão etc.) e frutas”, disse.”

Atenção:  Verduras e legumes podem ser colocados à disposição do pet diariamente. Já as frutas, o recomendado é que façam parte da dieta apenas  de duas a três vezes por semana, sempre oferecidas em pequenos pedaços.

Agora que você já sabe que coelho não pode comer ração de gato, compartilhe com a gente o que o seu pet mais gosta de comer.

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário