Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Colírio antialérgico para cachorro: como utilizar

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
colirio cachorro

Cães e gatos são verdadeiros desbravadores. Ainda que vivam em locais pequenos, farejam tudo, se embrenham entre os móveis, objetos, plantas. Então, não é impossível aparecer uma alergia ou irritação na região dos olhos. Para tratar esse problema, talvez seja necessário o uso de um colírio antialérgico para cachorro.

Elas podem ser tanto ocasionadas por questões imprevisíveis, do dia a dia, quanto por problemas mais crônicos ou conjuntivites alérgicas. Para estes casos, o tratamento com medicamento antialérgico pode ajudar muito no alívio dos sintomas. Continue lendo para aprender tudo que você precisa saber sobre os colírios para tratar alergias em pets. 

Principais sintomas e causa da alergia nos olhos

Na maioria dos casos, a alergia ocular em pets apresenta como sintomas inchaço, coceira, vermelhidão e olhos lacrimejantes, com secreção aquosa e clara, dependendo da origem da alergia.

As causas mais comuns são alergias alimentares, reação à picada de insetos  como abelhas, pulgas, formigas ou a substâncias como pólen e produtos tóxicos, como alvejantes e produtos de limpeza.

Lembrando que o tipo de colírio a utilizar depende do problema que se pretende tratar.  Para descobrir qual o mais adequado no caso do seu pet, você vai precisar procurar um médico veterinário. Só ele poderá fechar um diagnóstico e determinar um tratamento seguro para o seu animal de estimação.

Alívio para os sintomas

O colírio antialérgico para cachorro, assim como os de uso em humanos, são medicamentos usados para hidratar e diminuir a sensação de secura e irritação ocular nos animais.

Eles ajudam ainda na remoção de secreções oculares, que são estimuladas por diversos fatores, como clima seco, poluição, pólen, poeira ou pelo nos olhos. Para todos estes casos, os colírios ajudam na produção de lágrimas, que limpam e lubrificam os olhos, além de contribuírem na diminuição dos sintomas.

Como utilizar o colírio antialérgico para cachorro

O colírio para pets deve ser aplicado no olho dos animais, sempre com as mãos limpas e secas. Com um pano ou gaze com soro fisiológico, passe delicadamente em torno da parte externa do olho do pet, removendo qualquer sujeira ou secreção na região. Use gazes diferentes, caso a alergia seja nos dois olhos, para evitar a contaminação cruzada.

Em geral, uma gota do colírio antialérgico para cachorro no olho afetado costuma ser suficiente para boa absorção do medicamento. Contudo, a indicação do médico veterinário muda de acordo com a condição de saúde e espécie do animal. Por isso, é importante que você pegue todas as indicações específicas para o caso do seu pet. 

Se preferir, na hora de administrar o remédio use uma guia para conter o pet. Incline a cabeça dele um pouco para cima e pingue a quantidade de medicamento indicada pelo profissional. Como a região está irritada, o seu pet pode não reagir tão bem, por isso, se preciso, use uma focinheira ou peça ajuda a alguém para imobilizar o animal.

Raças mais propensas à alergia ocular

colírio para cachorro

Algumas raças têm mais chances de ter alergia na região dos olhos devido ao tamanho do pêlo, outras por serem braquicefálicas, quando o olho fica mais exposto. Dentre as espécies de  cachorros com mais problemas oculares estão o Maltês, o Poodle, o Buldog, o Pug e o Shitzu. Para eles, todo cuidado é pouco. Caso perceba algum sintoma, o médico veterinário pode te ajudar.

Saiba mais curiosidades sobre o mundo pet aqui no blog da Cobasi:

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

2 Comentários

  1. Raimundo Sales disse:

    Muito boa as dicas sobre os cãozinho gostei de ler e entender um pouco sobre os animais, afinal são seres vivos igual a nós que merece cuidado e atenção muito bom parabéns gostei muito..

  2. Helizaias disse:

    Gostei do texto, simples e explicativo sem falar em comprar remédio por conta própria.

Deixe o seu comentário